Julen Lopetegui

quintero

Tribuna Presidencial
4 Julho 2013
9,163
4,757
Conquistas
2
  • Sérgio Conceição
  • Hulk
ruipsousa8 disse:
O NES era e é fraquinho.

O JL não sendo nada de extraordinário, e um bom treinador que seria campeão facilmente. Para mim, é dos treinadores mais injusticados que vi no nosso clube.
dass
presisavamos de ganhar na luz e fomos lá passar o tempo...parecia que para nós é que o empate chegava...acho que suprendems o propio benfica coma  nossa passividade....

havia jogos que me dava vontade de cortar os pulsos....

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,513
11,194
quintero disse:
dass
presisavamos de ganhar na luz e fomos lá passar o tempo...parecia que para nós é que o empate chegava...acho que suprendems o propio benfica coma  nossa passividade....

Esse jogo da Luz foi inacreditável.

A equipa foi mal montada, atitude para o jogo lamentável e jogo mediocre- nem sequer tentamos ganhar.

Walter White

Tribuna
16 Junho 2015
2,778
1
Antes demais, e como já vi aqui escrito, um bom seleccionador não tem de ser propriamente um bom treinador. Embora ache que ele até consegue ser bom nas duas vertentes.

Os seus insucessos enquanto treinador do NGC vai muito para além do polvo.
O polvo já se instalou no futebol desde a época de 2004/2005. O ano do EstorilGate e dos sumaríssimos que só nos tinham como alvo. Quem se lembra dessa época sabe muito bem que o polvo esteve mais activo do que nunca.

Desde então já fomos tetra e tri campeões. Por isso, não nos desculpemos só com o polvo.
Nestes últimos anos tivemos muitas culpas no cartório ao baixarmos a guarda e deixarmos os corruptos instalarem-se a seu bel prazer.

Andamos mais preocupados com as negociatas e com quem fica com a melhor comissão do que tratar de manter um plantel competitivo e as finanças do clube no verde.
Quando demos por ela tínhamos Licá, Josué e Carlos Eduardo a titulares e sem dinheiro para mandar cantar um cego.
A partir daí foi uma bola de neve até chegarmos ao estado em que chegamos. Financeira e desportivamente.
A mística do clube estava à deriva. Ninguém sabia transmitir o que é "ser Porto" dentro do balneário. Completamente à deriva.

Dito isto, mais do que um bom treinador, precisávamos de alguém que soubesse incutir portismo ao balneário do clube.
Lopetegui não era esse homem. Nem ele, nem o Paulo Ferreira, nem o NES.
Não conseguiu transmitir ao balneário que jogar contra o benfica é sempre para vencer. Para dar tudo e para exterminá-los, se possível. E o jogo na luz foi exemplo prático disso.

Noutros anos, Lopetegui teria limpo o campeonato como quem limpa o cu a meninos. Mas noutros anos tínhamos uma estrutura que lhe proporcionaria isso. O homem veio para o sítio certo mas no tempo errado.

juliolopes

Tribuna
29 Julho 2015
3,547
389
Conquistas
3
Porto
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • José Maria Pedroto
Afinal ainda vamos a tempo de sermos campeões em 2015 e 2016, ou pelos menos vencer um titulo, nem que seja um dos pequeninos. Basta a Espanha ser campeã do Mundo.

Como a Espanha venceu a Argentina 6-1, o trabalho de Lopetegui no nosso clube passou a ser bom, foi um injustiçado. Se tivesse perdido 6-1, era a confirmação como Lopetegui não tem valor e por isso não teve um bom desempenho no nosso clube.

É isto o futebol. Hoje besta, amanha bestial. Revisionismos e amnésias selectivas.

O que infelizmente não dá para alterar é que em 2 temporadas não venceu nada e o Benfica foi 2 vezes campeão, tudo resto é livre de ser debatido.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
21,592
23,338
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Lopetegui nao é um grande treinador mas é um bom treinador para determinados contextos, e a selecção de Espanha com o modelo de jogo que traz adapta-se bem aos conceitos de Lopetegui.
Tudo isto nao é transponivel para o FCPorto com a mesma qualidade, lá trabalha um modelo de jogo consolidado e ca veio fazer de raiz.

Lopetegui teve no FCPorto a sua primeira experiencia como treinador de clube grande e devia ter sido acompanhado de muito perto pela direcção e presidente, controlando as contratações que ele exigia, nao deixando que ele fizesse a defesa do clube aos roubos sozinho, colocando a pressao nos erros de abordagem que ele volta e meia mostrava.
Nunca o fez...esta direcção está morta e enterrada e nao é de hoje. Ha anos que andama  fazer corpo presente e duma inutilidade completa.

Lopetegui foi um misto de inexperiencia, teimosia, falta de qualidade em alguns aspectos e abandono total por parte da direcção...e sejamos sinceros...Paulo Fonseca nao sofreu o mesmo? Até o Nuno...

Lopetegui, Paulo Fonseca, Nuno...sao na minha opiniao tres treinadores jovens que crescerão, nao sei se algum crescerá a grande nivel mas arriscava que qualquer um deles com o Presidente de 80's, 90's, 00's tinha ganho titulos...estas coisas nao estao desligadas.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
85,871
85,550
40
Era um pé frio. Tal como o NES, perdeu devido ao polvo, mas falhou sempre nos momentos chave.

Não esquecer o ZERO que foi em ambas as taças e o ter sido esmagado pelo Bayern na segunda mão. E uma segunda época inenarrável.

E teve um grande plantel na primeira época, quem o dera a muitos.

Desculpar este indivíduo...pronto, cada um sabe o que quer.

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
9,817
9,262
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
quintero disse:
dass

A mim o que deu vontade de cortar os pulsos foi o colinho inacreditável que o slm teve e os nossos adeptos de baterias apontadas ao próprio treinador... Não fossem os árbitros e iamos à Luz tranquilos.

Também nao esquecer liderança presenteada com uma assobiadela caseira porque não entrou o menino bonito.

O tratamento que teve o Lope comparado com o monga do NES devia de ser alvo de estudo.

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,132
136
42
Porto, 1982
ruipsousa8 disse:
A mim o que deu vontade de cortar os pulsos foi o colinho inacreditável que o slm teve e os nossos adeptos de baterias apontadas ao próprio treinador... Não fossem os árbitros e iamos à Luz tranquilos.

Também nao esquecer liderança presenteada com uma assobiadela caseira porque não entrou o menino bonito.

O tratamento que teve o Lope comparado com o monga do NES devia de ser alvo de estudo.
Mas há duvidas que o tratamento dado ao Lope foi promovido sobremaneira pelo Polvo?

...já na altura era demasiado evidente...

Sangue Azul

Tribuna Presidencial
24 Agosto 2012
9,478
2,036
Porto
kal-el disse:
Mas há duvidas que o tratamento dado ao Lope foi promovido sobremaneira pelo Polvo?

E muitos portistas embalaram nessa cantiga quando no fundo ele era o único a fazer a nossa defesa em público

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
10,789
11,898
Sangue Azul disse:
E muitos portistas embalaram nessa cantiga quando no fundo ele era o único a fazer a nossa defesa em público
Na verdade a defesa pública do clube por parte do nosso presidente já era praticamente inexistente.

Por isso confere. Nessa altura o FJM ainda não tinha atingido a notoriedade pública que tem neste momento.

gor!s

Tribuna
6 Maio 2017
2,999
46
kal-el disse:

Sem dúvida. Não me lembro de uma perseguição tão grande e evidente por parte dos opinion makers deste país a um treinador.

ASCD

Tribuna Presidencial
24 Agosto 2016
6,472
2,709
b10nic disse:
Na verdade a defesa pública do clube por parte do nosso presidente já era praticamente inexistente.

Por isso confere. Nessa altura o FJM ainda não tinha atingido a notoriedade pública que tem neste momento.
O FJM só foi promovido em outubro de 2016, já depois da saída do Antero.

Lope não foi um treinador perfeito, mas fez o suficiente para ser campeão. Mas do outro lado já havia imenso colo que os impediam de perder pontos.

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
10,789
11,898
ASCD disse:
O FJM só foi promovido em outubro de 2016, já depois da saída do Antero.

Lope não foi um treinador perfeito, mas fez o suficiente para ser campeão. Mas do outro lado já havia imenso colo que os impediam de perder pontos.
Sim, eu estava a corroborar de que tinha sido o único a fazer a defesa publica do clube. Até porque essa defesa feita por por parte da estrutura era inexistente.

quintero

Tribuna Presidencial
4 Julho 2013
9,163
4,757
Conquistas
2
  • Sérgio Conceição
  • Hulk
Sangue Azul disse:
independente de tudo... nós para fazermos um ataque fodasse tinhamos que fazer um requerimento a camera....voces tenhem memoria curta...

até podiamos ter sido campeoes ...é verdade...mas...

gnh

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2016
7,397
1,108
Conquistas
5
  • Deco
  • Hulk
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
Este treinador não era o melhor do mundo, mas fez MAIS DO QUE SUFICIENTE para vencer o campeonato no 1º ano em que cá esteve. Goste-se ou não, a equipa jogava como ele queria e tinha resultados. Não fosse a TRAFULHICE que houve nessa época, o FC Porto era campeão com 10 pontos de avanço. Foi um verdadeiro escândalo o colo que foi dado ao regime.

Verdade seja dita que também tinha uma excelente equipa, mas fez o seu trabalho.

Isto para não falar que enquanto cá esteve, sempre defendeu o clube nas CIs intoxicadas pelos jornaleiros vermelhos.

A maneira como saiu, não sei como foi. Não sei se foi ele que errou, se foram os dirigentes... Portanto não vou opinar.

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,132
136
42
Porto, 1982
Sangue Azul disse:
Alguma da nossa cúpula não só permitia como ainda instigava que tal acontecesse, receio bem...

... aquela assobiadela monumental no Dragão quando Lopetegui não colocou o André Silva já não sei contra quem (Académica?), mas foi num jogo em que recuperamos a liderança no campeonato ao final de não sei quantos anos, devia ser caso de estudo...

... o Lopetegui não defendia os interesses do Clube somente na praça pública, mesmo internamente acusava os dirigentes de se preocuparem demasiado com as comissões*

..."Ah e tal, falar agora é fácil...!!"...

... é só consultar o que se dizia na altura dele!

Compreendo que tenha saído, a situação ficou insuportável, mas os fios condutores a essa situação insuportáveis foram inaceitáveis e já aí deveríamos ter despertado para o problema...

*não consigo provar isto que digo mas aguardo que desmintam...

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,462
924
Porto, 1977
apocalypto disse:
Era um pé frio. Tal como o NES, perdeu devido ao polvo, mas falhou sempre nos momentos chave.

Não esquecer o ZERO que foi em ambas as taças e o ter sido esmagado pelo Bayern na segunda mão. E uma segunda época inenarrável.

O Porto chegar às meias finais da Champions era uma obrigação?

Conquistamos a nossa vitória mais dificil da última década no memorável jogo contra o Bayern, o que nos permitiu sonhar com algo que parece inalcançavel: eliminar uma equipa do TOP-3/4 do Mundo.

Picamos o monstro e levamos um banho de bola porque o Bayern jogou contra nós como se estivesse a jogar contra o Barça.

Estou convencido que com qualquer treinador, qualquer GR ou qualquer tactica perderíamos 8 /10 aquela eliminatória.

A eliminatória contra o Bayern serve para atestar a incompetência do Lopetegui?

Que se prepare o SC. Um penalti gamado, um fora de jogo mal assinalado na Luz e daqui a uns meses lerei por aqui:

"Era um pé frio. Perdeu devido às toupeiras mas falhou nos momentos chave."

"Não esquecer que só ganhamos uma Taça contra o AVES e a vergonha da humilhação europeia."

"Só este novo portismo que não prima pela exigência é que desculpa este individuo."

kal-el

Tribuna Presidencial
12 Agosto 2006
8,132
136
42
Porto, 1982
apocalypto disse:

Ya, até porque nas taças não fomos roubados nem nada, como escandalosamente aconteceu em Braga com o Cosme Machado*...

Já há muito tempo somos roubados, cuspidos e escarrados nos nossos jogos, mas no primeiro ano do Lopetegui passaram-se vários limites...

*anos depois:

https://www.jn.pt/desporto/interior/sporting-de-braga-contrata-ex-arbitro-cosme-machado-5529925.html

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
33
Porto
apocalypto disse:
Quando é que vão entender que ser bom seleccionador não é sinónimo de ser bom treinador?
O caso Lopetegui é uma questão complexa. Tirando Sérgio Conceição, nestes últimos anos foi para mim o melhor treinador que o FC Porto teve.
O Lopetegui teve logo à partida imensos anti-corpos por ser espanhol e então quando se viu no meio de todo o caos que é o futebol português e foi obrigado a dar o peito às balas e a defender o FC Porto dos roubos sucessivos, semana após semana e dos atropelos do Regime à verdade desportiva com benefícios constantes, levou com toda a comunicação social em cima. Se há coisa que não me vou esquecer foi do Lopetegui a ser bombardeado todas as semanas pelos cartilheiros deste país e a debater-se jogo após jogo contra as arbitragens, mesmo sendo ridicularizado por toda a imprensa.

O que mais me incomoda nisto é como nos esquecemos do que se passou nessa época.

- Lopetegui esteve sempre sozinho, não havia um Francisco J. Marques, Antero queria boas relações com o Regime o Presidente andava calado.
- O Regime era beneficiado semana após semana, os jogos comprados como em Arouca, os penaltys inventados, os vermelhos perdoados ao Luisão, Enzo Perez e outros que tais, os golos ilegais, enfim, foi uma época vergonhosa.
- Os prejuízos ao FC Porto, em Alvalade, na Madeira, em casa, o FC Porto foi completamente espezinhado pela arbitragem.
- O Regime até sabia de antemão nos jogos contra nós o 11 com que íamos jogar, o que treinávamos e o que não treinávamos.

Esta foi uma época que devia ficar na memória de toda a gente, foi do mais escandaloso que vi enquanto adepto do FC Porto. E o que sobrou? Culpa dos árbitros e dos meninos queridos? Culpa do Frankc Vargas? Culpa das toupeiras? Culpa da corrupção e do tráfico de influências? Não, culpa do Lopetegui, uma ideia que o Presidente do FC Porto ajudou a perpetrar.

Muitos criticam o futebol do Lopetegui, é uma questão de gosto, mas o melhor futebol que eu vi desde Villas Boas foi em casa num jogo absolutamente fantástico contra o Bayern Munique de Guardiola em que o FC Porto abafou por completo os alemães mesmo a ser prejudicado.

É apenas uma opinião meramente pessoal, mas acho que há "pormenores" dessa época que não devem ser esquecidos pelos portistas. O FC Porto de Lopetegui se tivesse um Francisco J. Marques e uma carrada de e-mails comprometedores, teria ganho tranquilamente o campeonato. 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
22,323
27,035
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
DrGero disse:
O Porto chegar às meias finais da Champions era uma obrigação?

Conquistamos a nossa vitória mais dificil da última década no memorável jogo contra o Bayern, o que nos permitiu sonhar com algo que parece inalcançavel: eliminar uma equipa do TOP-3/4 do Mundo.

Picamos o monstro e levamos um banho de bola porque o Bayern jogou contra nós como se estivesse a jogar contra o Barça.

Estou convencido que com qualquer treinador, qualquer GR ou qualquer tactica perderíamos 8 /10 aquela eliminatória.

A eliminatória contra o Bayern serve para atestar a incompetência do Lopetegui?

Que se prepare o SC. Um penalti gamado, um fora de jogo mal assinalado na Luz e daqui a uns meses lerei por aqui:

"Era um pé frio. Perdeu devido às toupeiras mas falhou nos momentos chave."

"Não esquecer que só ganhamos uma Taça contra o AVES e a vergonha da humilhação europeia."

"Só este novo portismo que não prima pela exigência é que desculpa este individuo."
Comparar o Lopetegui ao SC é puro argumento falaccioso. O Lopetegui exigiu mundos e fundos, alguns deles que se revelaram autênticos flops, como foi o caso do Adrian Lopez. SC começou a época com um plantel sem contratações. Um plantel que herdou e potenciou. Segundo, o Lopetegui nunca entendeu a Liga Portuguesa. Queria jogar em posse e sem causar desequílibrio ao adversário, perante oponentes que punham o autocarro atrás. A equipa tinha poucos jogadores à frente e muitos atrás. Lopetegui queimou Quaresma e Ricardo, foi à Baviera jogar com 4 centrais, deixando Ricardo de fora e nunca soubre compreender que Quaresma era mais solução que problema. Agora que temos um problema e défice de criatividade nas alas, somos dependentes totalmente do Brahimi e das suas oscilações de forma. Num jogo na Madeira em qe só podíamos ganhar revelou uma inoperância total na maneira como a equipa geriu o jogo (comparem esse jogo com o do Estoril). Na Luz em que também só podia ganhar e ganhar jogou para o empate.

Em suma o Lopetegui é bom na sa realidade, com um plantel de luxo moldado para o seu estilo de jogo unidimensional. É uma espécie de Rui Jorge do Tiki Taka. Tirem-no foram da sua zona de conforto e qual ilusionista lá se vai a "illusion".

Ps- Isto não isenta a SAD a primeira e de longe responsável pela nossa queda abrupta financeira e desportiva.