apocalypto disse:
Quando é que vão entender que ser bom seleccionador não é sinónimo de ser bom treinador?
O caso Lopetegui é uma questão complexa. Tirando Sérgio Conceição, nestes últimos anos foi para mim o melhor treinador que o FC Porto teve.
O Lopetegui teve logo à partida imensos anti-corpos por ser espanhol e então quando se viu no meio de todo o caos que é o futebol português e foi obrigado a dar o peito às balas e a defender o FC Porto dos roubos sucessivos, semana após semana e dos atropelos do Regime à verdade desportiva com benefícios constantes, levou com toda a comunicação social em cima. Se há coisa que não me vou esquecer foi do Lopetegui a ser bombardeado todas as semanas pelos cartilheiros deste país e a debater-se jogo após jogo contra as arbitragens, mesmo sendo ridicularizado por toda a imprensa.
O que mais me incomoda nisto é como nos esquecemos do que se passou nessa época.
- Lopetegui esteve sempre sozinho, não havia um Francisco J. Marques, Antero queria boas relações com o Regime o Presidente andava calado.
- O Regime era beneficiado semana após semana, os jogos comprados como em Arouca, os penaltys inventados, os vermelhos perdoados ao Luisão, Enzo Perez e outros que tais, os golos ilegais, enfim, foi uma época vergonhosa.
- Os prejuízos ao FC Porto, em Alvalade, na Madeira, em casa, o FC Porto foi completamente espezinhado pela arbitragem.
- O Regime até sabia de antemão nos jogos contra nós o 11 com que íamos jogar, o que treinávamos e o que não treinávamos.
Esta foi uma época que devia ficar na memória de toda a gente, foi do mais escandaloso que vi enquanto adepto do FC Porto. E o que sobrou? Culpa dos árbitros e dos meninos queridos? Culpa do Frankc Vargas? Culpa das toupeiras? Culpa da corrupção e do tráfico de influências? Não, culpa do Lopetegui, uma ideia que o Presidente do FC Porto ajudou a perpetrar.
Muitos criticam o futebol do Lopetegui, é uma questão de gosto, mas o melhor futebol que eu vi desde Villas Boas foi em casa num jogo absolutamente fantástico contra o Bayern Munique de Guardiola em que o FC Porto abafou por completo os alemães mesmo a ser prejudicado.
É apenas uma opinião meramente pessoal, mas acho que há "pormenores" dessa época que não devem ser esquecidos pelos portistas. O FC Porto de Lopetegui se tivesse um Francisco J. Marques e uma carrada de e-mails comprometedores, teria ganho tranquilamente o campeonato.