José Pedro Pereira da Costa - CFO

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,774
8,446
concordo, mas pequena clarificação: os EUR 12 milhões adquiridos em julho de 2025 só devem começar a ser amortizados a partir do exercício 2025/2026

Sim, claro.

Contabilisticamente os investimentos/amortizações pertencem e são divididos por cada uma das épocas do contrato celebrado com o jogador e não a totalidade a "este" ou "àquele" exercício.

Por isso é que em consequência, aquando da venda, existe a figura de mais/menos-valias.

• Like
Reações: Diogo Tomás

VitorPT

Tribuna
14 Abril 2012
3,989
5,006
Por ai
Agora e´que começa o verdadeiro trabalho chefe!
a folga que criamos foi para este mercado.
agora é que vai começar a verdadeira recuperação

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
24,613
40,790
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles

O merchandising tem aumentado todos ou quase todos as épocas.

Em 2022/23: 9M
2023/24: 12M

1º semestre 2024/25: 7,6M

No entanto, não é o merchandising que, por si só, definirá o patamar onde possamos estar... pois apenas paga 5/7% dos custos...
Numa época que tenhamos sucesso,como todos queremos acreditar seja o caso desta,não me admirava se o valor do Merchandising acabasse entre 20-25M€,o que pode ser outra rubrica a afetar muito consideravelmente o défice que temos ao dia de hoje em mais valias realizadas.
Uma venda do Namaso poderá ajudar consideravelmente, vamos ver os próximos meses.

• Like
Reações: fridolfresberg

Mário Jardel

Bancada central
11 Setembro 2024
2,286
5,920

Sim, ficaria largamente resolvido.

É difícil dizer ao certo quanto necessitamos.

Depende de muitas variáveis.

Depende de quanto faremos na LE.

Podemos fazer apenas 15M, mas também podemos fazer perto de 25M se formos a uma meia-final ou mesmo 30M a uma final.

Depende também do quanto vamos conseguir aumentar os proveitos (correntes) ao longo da época

Do quanto conseguirmos ainda reduzir alguns custos (correntes).

Nem eles próprios sabem ao certo o que será necessário.

Por outro lado as amortizações dos passes, essas vão aumentar significativamente... ~20M

E convém fazer mais do que o necessário para a recuperação continuar a prosseguir a bom ritmo, para também ficarmos cada vez mais a salvo de erros, menores acertos, azares que possam acontecer nos anos seguintes.

E também para a médio prazo mudarmos de patamar, para aquele em que já deveríamos estar no pós 2010/11.

Temos até agora ~45M feitos em mais-valias.

Se fizermos ~20M na LE...

Talvez sejam necessários mais uns 30/40M em mais-valias, mas é difícil estimar...

Após o 1º semestre será possível ter uma melhor noção...
Isso significa que se estivessemos na Champions e atingissemos os oitavos não precisaríamos de fazer nenhuma venda?

Panda Azul e Branco

Bancada central
14 Janeiro 2025
2,047
3,298
Isso significa que se estivessemos na Champions e atingissemos os oitavos não precisaríamos de fazer nenhuma venda?
Acho que precisaremos sempre de uma boa venda, a não ser que ganhemos a Champions ou coisa parecida.
Haverá sempre algum deficit nas contas por muito boa que seja a gestão.
Num clube português de topo que queira competir a alto nível europeu será sempre assim, temos um mercado muito pequeno.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
10,867
17,015
Concordamos.

De resto, sobraram 3 contratos até 2027.

Urge renovar com o Diogo Costa.

Não sei muito bem o que será feito com os outros 2. Provavelmente apontar à sua saída em janeiro.
Só 3 contratos 2027 ?

Diogo Costa, Cláudio Ramos, Samuel Portugal, Zaidu, André Franco, Eustáquio, Veron..assim de cabeça sem ter as minhas anotações à frente lembro-me destes, será que me estou a esquecer de algum ?

Mário Jardel

Bancada central
11 Setembro 2024
2,286
5,920
As contas andariam perto do nulo, nesse caso.
De notar que fizemos 45 M em mais valias. Isto é uma grande venda, no seu total.
Idealmente no próximo ano será:
  • vender uma das trutas até junho (Diogo, Varela, Froholdt, Mora, Samu)
  • vender outra depois de julho.
  • voltar à Champions.
Isto juntando possíveis vendas de Francisco Moura, Eustáquio e Pepê, dar-nos-á conforto financeiro, mantendo praticamente a base toda com a exceção de 2 titulares e permitindo investir nos seus substitutos.

• Like
Reações: fridolfresberg

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
24,613
40,790
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
Bastava estares na Champions que este ano não precisavas de fazer uma venda e tinhas tudo controlado.(Isto a contabilizar os 45M€ em mais valias feitas neste mercado)

Diogo Tomás

Tribuna Presidencial
1 Julho 2018
24,613
40,790
Conquistas
6
  • Supertaça 19/20
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Reinaldo Teles
No próximo mercado de verão, ter uma venda de 100M€ do Samu, p.ex, com acesso direto à Champions, garantiam tranquilidade absoluta quanto ao próximo período contabilístico.
Seriam +-75M€ de mais valias no Samu + ~60\70M€ da Champions, ainda dava para irmos ao mercado fazer 2\3 contratações cirúrgicas sem problema algum.
Agora claro, para o ano dificilmente conseguimos vender só 1 titular porque teremos propostas irrecusáveis por 2\3 jogadores, parece-me.
E será assim um bom ano para o nosso CFO.

marcometro

Arquibancada
16 Março 2015
420
702
Este Senhor tem feito um trabalho incrível e merece que tudo lhe corra bem, tem demonstrado um grande Portismo.
E acho que a prenda dele, tal como a nossa é o Froholdt, para nós ver este craque jogar para o nosso Diretor Financeiro vê-lo jogar e no próximo ano se tudo correr bem, ter um venda dele entre os 75 e os 85 milhões.
É o meu feeling do jogador que irá ser mais procurado se tudo decorrer dentro da normalidade.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,901
31,924
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto

Sim, claro.

Contabilisticamente os investimentos/amortizações pertencem e são divididos por cada uma das épocas do contrato celebrado com o jogador e não a totalidade a "este" ou "àquele" exercício.

Por isso é que em consequência, aquando da venda, existe a figura de mais/menos-valias.
Caríssimo colega portista e financeiro,

com este mercado de transferências por onde estimas que ande o nosso RAI?

Qual é o limite de resultado negativo que poderemos ter para fugir a alçada do FPF?

É que sinto que estamos a fazer gestão do risco, ou seja, worst case scenario vejo-nos a falhar o acesso à Champions em 2026-2027 e sermos obrigados a vender duas trutas da formação. Best case scenario entramos na Champions, fazemos um trajecto até às decisões da Liga Europa, valorizamos e muito o valor de mercado do nosso plantel e suportamos o resultado negativo sabendo que no ano seguinte vamos ter um resultado positivo explosivo sem decrescer a qualidade do plantel

Achas que crescemos materialmente a nossa massa salarial?

Se é verdade que Luuk de Jong, Gabri Veiga e os jogadores vindos da PL e do Championship não são baratos, também é verdade que reduzimos em número o plantel, tendo saído alguns jogadores do topo salarial.

Abraço

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
77,599
54,040
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
No próximo mercado de verão, ter uma venda de 100M€ do Samu, p.ex, com acesso direto à Champions, garantiam tranquilidade absoluta quanto ao próximo período contabilístico.
Seriam +-75M€ de mais valias no Samu + ~60\70M€ da Champions, ainda dava para irmos ao mercado fazer 2\3 contratações cirúrgicas sem problema algum.
Agora claro, para o ano dificilmente conseguimos vender só 1 titular porque teremos propostas irrecusáveis por 2\3 jogadores, parece-me.
E será assim um bom ano para o nosso CFO.
É preciso ver o que aconteceu aos FSE e Custos com pessoal.

Depois as transferências estamos sempre dependentes das ofertas de outros clubes, num cenario ideal, fazemos uma grande temporada e aparecem propostas por PP, Nehun e Diogo Costa..

• Like
Reações: Diogo Tomás

Hendrix

Lugar Anual
31 Março 2025
1,460
3,318
Pergunta:
Se entrarmos na Champions, o prémio pela entrada entra no exercício 25/26 ou no 26/27?

Mihaly Siska

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
5,272
7,236
Então uma venda antes do fim de Junho ou em Janeiro é uma obrigatoriedade.
O 24/25 foi equilibrado pelo Mundial que substituiu financeiramente a Champions. Fica a faltar equilibrar o 25/26, exato. Mas entre Diogo, Samu, Mora ou Froholdt é perfeitamente possível.

Mihaly Siska

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
5,272
7,236
O 24/25 foi equilibrado pelo Mundial que substituiu financeiramente a Champions. Fica a faltar equilibrar o 25/26, exato. Mas entre Diogo, Samu, Mora ou Froholdt é perfeitamente possível.
E se o Martim explodisse, para mim era o ideal com Alberto e Lima já aqui.