Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente Honorário

Bobby Robson

Bancada lateral
17 Dezembro 2014
687
0
Caros colegas,

esta entrevista é bem reveladora da actual bandalheira que grassa na SAD. Em primeiro lugar, devo dizer que apesar de ter tido muitas dúvidas acerca do sucesso desportivo do Lopetegui logo 3/4 meses após a sua chegada, tenho que reafirmar que o considero uma pessoa séria e frontal, independentemente das restantes considerações que para o caso já não são muito relevantes.

O primeiro ponto relevante da entrevista é que o Lopetegui tinha identificado duas necessidades críticas para o plantel: um 9 e um 10. O 9 nunca chegou. O 10 também nunca chegou. E passados estes meses, o 9 terá finalmente chegado. O 10 é uma miragem mas entretanto contratamos mais um guarda-redes. Assim de repente, parecemos o Sporting ou o Benfica da década de 90. Já não dá para esconder. É a realidade, negue-se o que não se possa negar.

Segundo ponto: o Pinto da Costa está mal informado ou está mal aconselhado. Parece ser a mesma coisa mas não é. E revela a fragilidade enorme desta liderança. Porque se está mal informado, é porque está a falhar na análise de todos os problemas que importa resolver. Se está mal aconselhado, é porque o Lopetegui acredita que o Antero Henrique lhe minou o caminho. O que até não me admira muito atendendo à postura que este senhor manteve sempre no banco, sempre mais importado com o telemóvel do que com o decorrer dos eventos dentro de campo. Aliás, o Director Geral traíu o Vitor Pereira. O Lopetegui terá sido eventualmente a sequela seguinte.

Última questão: o Lopetegui diz claramente que houve um decréscimo grande de qualidade do plantel. Eu reconheço que demorei algum tempo a perceber esta nova realidade. Só para ai a meio de Novembro é que percebi. Ele percebeu isso antes de toda a gente. E o que se tem passado e o que se vai passar até ao final da época dá-lhe toda a razão.

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
35,302
26,031
Conquistas
1
Sim... Eu concordaria se se dissesse que o ano passado tínhamos o melhor plantel do campeonato...

Mas de facto houve um divórcio entre estrutura de futebol e Lopetegui esta época... Sendo que PdC ficou com o treinador segundo se percebe na entrevista...

AH nunca terá gostado de Lopetegui, ou pelo menos não o acharia completamente competente para operacionalizar a matéria prima que tinha...

Agora, porque é que a estrutura não deu o organizador, o central e o 9 não sei... Não sei se Lopetegui não aceitava algumas sugestões, se só queria jogadores de topo, se a estrutura queria ganhar mais umas comissões... Se a estrutura queria meter alguém mais fácil de convencer no posto fazendo lhe a folha...

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
35,302
26,031
Conquistas
1
De uma forma simples eu tenho a ideia que...

Pinto da Costa quer o bem desportivo do clube acima de tudo e acredita piamente nos seus feelings

Antero Henrique quer ganhar dinheiro acima de tudo e percebe muito de futebol

E não existe mal nenhum nestas duas coisas a não ser num ponto...

Quando PdC acredita piamente num treinador que se vê que não é o treinador indicado para operacionalizar e rentabilizar activos... e acredita religiosamente nele até ao fim... E quando Antero Henrique percebendo que um treinador não está a valorizar as suas mercadorias tenta se ver livre dele mesmo que para isso tenha de não lhe dar o perfil de jogadores pretendidos,...

Isto é, quando ambos são teimosos nas suas convicções, prejudicando o clube...

ventura

Tribuna
1 Agosto 2015
4,186
5,945
Os últimos comentários são, na minha opinião, certeiros. O problema é que, mesmo com teimosias, se ganhava sempre e agora não. Mas o cerne da questão não está na idade. Está em duas coisas que são demasiado óbvias, mesmo sem que tenhamos provas para corroborar. 1- Existe uma clara batalha por dentro, visando poder à medida que a era do enorme e eterno PdC se aproxima do fim. 2- (talvez ainda mais preocupante) PdC não está mudo. Está claramente silenciado. E não sei até que ponto tem poder, se é apenas impeditivo de falar. Vou até mais longe e tenho muito medo que a recandidatura tenha sido forçada. São só teorias, mas olhando para o estado do futebol é a que me parece mais provável.

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,362
38,834
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
Villas disse:
Mas a gota de água deve ter sido Imbula...
O Lopetegui podia ter dito isto: «Eu queria o Darder, que custava metade do Imbula, mas a SAD do FC Porto está agarrada a uma gestão segundo a qual é mais fácil ir buscar o mais caro do que o mais barato».

Por outro lado, olhando à época que o Darder está a fazer em Lyon, também pode haver dúvidas quanto ao seu valor. Por outro lado, o Darder fez tudo para sair do Málaga e vir para o FC Porto; já o Imbula não faz nada para merecer sequer estar no FC Porto.

Uma coisa é os treinadores aceitarem o que a SAD propõe/traz. Outra é acharem que são as prioridades do treinador. Ou acham que a primeira coisa que o Peseiro fez quando pisou o Olival foi gritar «sr. Antero, trate já de ir buscar o Sá e o Marega ao Marítimo!»?

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,957
45,513
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Draconem disse:
Ou acham que a primeira coisa que o Peseiro fez quando pisou o Olival foi gritar «sr. Antero, trate já de ir buscar o Sá e o Marega ao Marítimo!»?
Ninguem pode acreditar nisso porque já é publico que a primeira coisa foi dizer que queria o Suk.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,549
3,748
Conquistas
1
  • José Mourinho
admin disse:
não estou a ver ninguém a concorrer enquanto isto nao estiver tudo a cair de podre.
ah pois é...:)

portanto, nao apareçes para votar? votas em branco?
Em principio vou votar em branco justamente por essa razão. Não deverá haver alternativa.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
31,768
24,091
Gaia
deco macau disse:
E o que o rui santos diz interessa para quê mesmo?
------------------------------------

Cada vez acredito mais nisso.
O sc tem um feitio dificil e explosivo, tecnico taticamente é sofrevel mas para blindar o balneario e ativar o grupo ele serviria. Além disso se lhe pisarem os calos é menino pra dar uma calcadela maior.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,505
11,164
Villas disse:
De uma forma simples eu tenho a ideia que...

Pinto da Costa quer o bem desportivo do clube acima de tudo e acredita piamente nos seus feelings

Antero Henrique quer ganhar dinheiro acima de tudo e percebe muito de futebol

E não existe mal nenhum nestas duas coisas a não ser num ponto...
AH quer ganhar muito dinheiro para quem???

É que o clube está cada vez mais pobre!!

Dragon Force

Tribuna
9 Março 2012
4,859
538
A desculpa de Lopetegui para não ter ganho nada ser a falta de jogadores que lhe foi dada é qualquer coisa de surreal.

Quase atinge o nível de não abordar o modelo falhado que tentou implementar durante 1 ano e meio. O único vislumbre de alterações tácticas relevantes foi o sistema "à cagão" que implementou quando fomos a Munique, a Londres e à Luz para tentar ser campeões. Com os resultados que todos sabemos.

Mika-Genebra

Tribuna
28 Novembro 2013
4,485
0
E uma das razoes que lhes permitiu atingir este "estatuto" sao os muitos telhados de vidro da direçao do Porto, com o Presidente à cabeça.
O silencio que se faz "ouvir" desde a época passada é demasiado "ruidoso" para nao se dar por ele.

Acredito/temo que a direçao do FC Porto esteja por um motivo ou outro refem dos vermelhos. Dai a inexistencia de queixas apos sermos assaltados à mao armada por uns arbitros gatunos.

A dominaçao dos vermelhos no futebol português é por demais evidente, nao é sequer preciso fazer desenhos, esta à vista de todos. Poder e titulos.

Com esta direçao cheia de telhados de vidro nao vamos la. Foram ultrapassados. Deixou-se ir para lugares chave gente posta pelos orcs. Agora ha que lidar.

Neste momento, e mesmo nao estando eu por dentro de nada e apenas analisando o que "vejo", diria que ha uma teia tao bem montada que seria "bom" que os adeptos do Porto se mentalizem para passarem anos de seca.

Neste momento acho que chegamos a um ponto em que para ser campeao o Porto precisa de 3 factores primordiais e que se ligam uns aos outros, a saber:

- Direçao muito (sublinho o muito) competente
- Treinador muito (sublinho o muito) competente
- Jogadores de grande qualidade

Basta que um desses factores nao esteja presente para a luta contra o poder vermelho ser perdida.

Temos que ter noçao que neste momento a nivel de arbitragens eles ja tem a teia montada e para muitos anos. Ja sao uns 5 ou 6 "arbitros prodigios" que entraram no futebol português e todos eles ja com uns sinais dados daquilo para que vieram.

Portanto para combater os roubos constantes que se adivinham, ou melhor dizendo, o colinho constante aos vermelhos que se adivinha, so um Porto de uma extrema competencia é que se podera safar.
Caso contrario vai ser ganhar uma taça aqui e um campeonatozinho ali mas tudo de forma esporadica.

Nao podemos andar a brincar aos lopeteguis, aos maregas e aos licas.
Vamos sim precisar de Hulk's, Moutinhos e outros que tais.

E tambem vai ser preciso muito portismo e garra (a tal mistica) no plantel para existir a força de vontade de lutar  contra tudo e todos.

Tendo em conta que nao estou a ver estas coisas todas reunidas nos proximos tempos convem que os adeptos do Porto tenham noçao da seca que isto vai ser. Eu pessoalmente ja estou "pronto" psicologicamente. A forma de actuar da SAD, este silencio, a ausencia de uma voz defensora do nosso clube, a juntar à teia de interesses montada pela vermelhada deixou-me enquanto adepto do FC Porto impotente e resignado. Triste dizer isto mas é a verdade.

Teixeira1893

Bancada lateral
26 Maio 2014
535
0
Como é que ainda se perde tempo com Lopetegui??

Aquilo que ele vale como treinador já deu para perceber. Zero. Como pessoa, igual.

Estamos a falar de alguém que nunca assumiu as culpas e os seus erros. Alguém que dizia ao papá que estava desgostoso com os jogadores que tinha. Alguém que volta a queixar-se do plantel...

E não esquecer o seu empresário. Que disse que estava tudo acordado para a rescisão e que o Porto não anunciava porque ainda não tinha treinador. Quando na verdade passado poucos dias o Porto anunciou a rescisão unilateral.

Mas numa coisa eu dou razão ao Espanhol..... É preciso estar muito mal aconselhado para ter contratado o destreinador Espanhol. Ai razão total a Lopetegui.

24 Novembro 2015
3,147
0
Villas disse:
Mas aquela questão do Rui Santos sobre o AH...

Se for verdade que ele apresentava a demissão se se contratasse o Sérgio...

É porque AH já não confia no poder de decisão de Pinto da Costa...

E se Pinto da Costa voltou atrás após essa tomada de posição é porque AH é tido como muito competente por PdC...

Eu tenho a ideia que AH é um comissionista.... É... Mas que percebe muito de futebol... Isto é, acredito que não estava com Lopetegui... E foi isso que Lopetegui queria dizer na entrevista quando disse que PdC estava mal aconselhado... E que portanto a opção por Lopetegui tinha sido feito por PdC...

Outra questão que ninguém coloca, é se por AH não ter gostado da escolha de Lopetegui... lhe tenha feito a folha não lhe dando o Médio Ofensivo nem o PL...

Aí pode estar o segredo para a época fracassada...

Lopetegui podia não ser bom treinador, mas não dar ao Lopetegui contratações para posições prioritárias apenas por não gostar dele... É colocar época em risco
EU não acho que Antero perceba grande coisa de futebol.
Quem percebe de futebol é ( ou era) o Presidente.Ele é que dizia quem contratava e como.
Quando se afastou dessa pasta por motivos de saude(2011) tem sido a merda que se tem visto.
Até temos treinadores que exigem jogador de nome X...

24 Novembro 2015
3,147
0
Villas disse:
Percebe-se que na primeira época a estrutura de futebol fez tudo para ir buscar os meninos que Lopetegui pedia...

Mas que depois não deram em nada a maioria... E houve uma descrença da estrutura nas restantes sugestões de Lopetegui de reforços...

Mas a gota de água deve ter sido Imbula...

A partir daí... E com a gestão que foi feita com o Imbula... Deve ter havido um divórcio pleno entre estrutura e treinador... Só com PdC do lado de Lopetegui... Pelo que se percebe da entrevista
Um treinador pode ter uma palavra a dizer nas contratações(normalmente no perfil que o treinador entende necessario) mas não pode exigir jogador x ou Y!

Se exigir jogador x ou y não deve ser dado.

Repito: o pais basco tem petroleo, Portugal não tem

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
31,791
12,412
Cabe à SAD (incluido Presidente), realizar as suas transacções de compra e venda. O Porto sempre foi vendedor, mas tornou-se cada vez mais numa agência financeira.

Cabe aos treinadores, colocarem os jogadores a praticarem bom futebol.

Lopetegui, pode dizer o que quiser, mas o facto de perder titulares não é desculpa para o péssimo futebol que a equipa praticava.