Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente Honorário

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
9,332
5,386
Draconem disse:
«Lopetegui travou o scouting».

Já não há vergonha. Afinal a culpa de ignorarem quase por completo o departamento de scouting, e de contratarem jogadores sobretudo à base de catálogos e parcerias com fundos, é do Lopetegui, segundo O Jogo.

Curioso que o Pietrus, que é quem mais informações tem e partilha da SAD, diz que Lopetegui só teve um pedido que era prioridade sua: Tello (podemos claramente acrescentar o Óliver, diria).

E depois acontece o genial n'O Jogo: dizem que o departamento de scouting está a funcionar muito bem, pois trouxe Gudino, Ismael Díaz, Govea, Leonardo Ruiz e Gleison.

Cinco jogadores, os empresários do costume, todos eles emprestados e todos eles à espera de serem comprados por valores inflacionados (o Gudiño já foi, faltam os outros 4).

Isto não é «Crise ao Raio X», é atribuição de culpas ao Raio X. E a culpa é uma vez mais dos treinadores, está visto.
Obviamente que Lopetegui vai ser um dos principais focos da critica. Agora gostava é que a SAD explicasse que após ter conquistado o tri com Vitor Pereira, tri esse conquistado já com muita sorte a mistura, no ano seguinte tivesse apresentado um plantel com tão pouca qualidade. Certamente que ai Lopetegui não teve culpa.

O problema é que o Porto nos ultimos anos a nivel das contratações funciona muito mal. Ou contrata jogadores que não tem o minimo de talento para jogar numa equipa grande, casos de Licá, Marega entre outros ou então compra jogadores por exemplo como Quintero que embora tenha talento, tem um perfil que já não tem sucesso no futebol actual, isto porque falta-lhe intensidade e velocidade de execução.

Mas claro que logo a noite PdC vai atribuir responsabilidades a tudo e mais alguma coisa menos a própria SAD

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,581
6,843
45
Lisboa
Não tenho expectativa nenhuma em relação à entrevista.
PdC só faz o que faz porque: NÃO HÁ ALTERNATIVA!!
PdC só mudará quando: HOUVER ALTERNATIVA!!

Para além disso começa-me a enervar este unanimismo bacoco de cuspir para tudo o que mexe, e tudo a choramingar por causa das comissões, como se fossemos diferentes do resto resto do mundo. Se calhar se fosse para outros em vez destes muitas vozes se calariam, e outras levantariam obviamente.

Preocupem-se mas é com a qualidade do material e com o valor global da compra porque esses dois factores é que nos têm lixado. O primeiro rebentou-nos com as equipas e o segundo com as finanças. Agora se o dinheiro vai para o pai o filho ou espírito santo é-me absolutamente igual.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,581
6,843
45
Lisboa
Branco disse:
O problema não é os comprar, mas sim os negócios que os envolvem, não faz sentido valorizar o jogador dentro de portas para depois pagar um preço inflacionado.
Obviamente, mas dizer agora que não devemos ficar com estes só porque são dos "empresários do costume" quando a qualidade deles é mais do que óbvia seria uma tremenda estupidez.

Nelson C

Tribuna
23 Maio 2013
2,631
349
Filipe01 disse:
E no entanto vemos um clube a lutar na LC, com 4 jogadores que vieram da equipa B.

Com Jardeis e Eliseus..

O problema atual do FCP é pensar que o dinheiro resolve tudo..
Não sei quanto mas penso que Gaitan, Mitroglu, Jonas, Samaris e até o Eliseu não devem ser nada baratos. O Gaitan renovou á pouco tempo com direito a muitas e grandes comissões mas ninguém fala disso, assim como ninguém fala do Taarbat e do seu salário de milhões. Mas eles que se fodam!

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,449
5,430
Conquistas
1
  • Junho/18
Vlk disse:
Obviamente, mas dizer agora que não devemos ficar com estes só porque são dos "empresários do costume" quando a qualidade deles é mais do que óbvia seria uma tremenda estupidez.
Mas não podemos aceitar quaisquer condições para os termos, a mais valia de os termos ido buscar para a formação para virem mais baratos perde-se completamente se assim não for, se estivermos a falar de pagarmos 3 ou 4 milhões por metade ou pouco mais que isso do passe de atleta, porque é que não pegamos nesse dinheiro e vamos buscar um jogador com já experiência de competições profissionais ?

Também existem desses por esses valores, em clubes holandeses, belgas e franceses de menor dimensão, jovens com valor, que dão mais garantias no imediato.

T

Topo Norte

Guest
Branco disse:
O problema não é os comprar, mas sim os negócios que os envolvem, não faz sentido valorizar o jogador dentro de portas para depois pagar um preço inflacionado.
O preço do passe do jogador tem de ficar definido no momento em que fica acordado o empréstimo.

Com isso ficam dissipadas todas as dúvidas relacionadas com os empréstimos.

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
33
Porto
Corre o rumor de que também foi o Lopetegui que convidou o Serpa para os Dragões D'Ouro sem o Presidente saber. Maldito basco.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,449
5,430
Conquistas
1
  • Junho/18
Topo Norte disse:
O preço do passe do jogador tem de ficar definido no momento em que fica acordado o empréstimo.

Com isso ficam dissipadas todas as dúvidas relacionadas com os empréstimos.
Ás vezes fica definido, ou pelo menos uma percentagem do mesmo fica, mas depois além de ser demasiado caro para um jogador que ainda tem que passar pela formação, por vezes ainda lhe metem clausulas que torna o contrato ainda mais absurdo como de resto temos visto nos tais leaks.

Eu acho que nenhum jogador pode vir para o clube ainda precisando de pelo menos 1 ano na B, com o passe valorizado em mais de 3 M (e isto já é um limite para casos excepcionais), temos também que ter pelo menos 80% do passe sobre opção pelos 2,4 M (máximo) respectivos, e depois não podem haver mais clausulas para depois sacar mais uns milhões para não se sabe bem quem.

Sem virem nestas condições, não faz sentido trazer ninguém emprestado para a equipa B ou formação.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
21,275
22,761
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Caros Portistas, epa, é um bocado demais! O Presidente ainda nao falou!!! Eu também não gostei das últimas entrevistas mas o Presidente é um Homem inteligente e experiente e grande Portista, aguardemos, vamos ouvir quais são as ideias, vamos ver o q nos quer transmitir. Depois avaliaremos, agora ainda nao falou e já foi criticado violentamente...não faz sentido.
Na minha oiniao o clube está doente e parado no tempo em muitas áreas, tenho esperança q o Presidente o veja e perceba q tem q mudar o modelo já!
Quanto à equipa principal de futebol, sem entrar a fundo nos detalhes, precisamos acima de tudo dum GRANDE treinador, esse factor é imprescindível!!! Na minha opinião é Marco Silva, tactica-tecnicamente muito bom, com visao moderna, com ambiçao e fome de sucesso e com eles no sítio, se for possível traze-lo seria o meu palpite mas acima de tudo precisamos disso, dum GRANDE treinador.
O plantel tem q manter a maioria,14 ou 15 teem q ficar, com o regresso dum ou dois emprestados mais um dois jogadores da B e 4 ou 5 reforços de categoria, temos FCPorto! Mas!!! começar pelo treinador q tem de ser de grande categoria, doutra forma nao. Claro q depois a famosa e caríssima estrutura tambem tem q justificar a fortuna q cobra ao clube, q arranje as parcerias necessárias, saiba vender a marca e q construa um departamento de futebol q agilizado com uma política de comunicação assertiva defenda constantemente a equipa...epa ha muita coisa é verdade, estamos estagnados e pateticos em muitas areas, o modelo transversal tem q mudar. AGUARDEM pela entrevista por favor depois falamos.
Nota: É duma tremenda cobardia e desrespeito quem vai manifestar-se para a casa do Presidente, façam-no no estádio.

DeepBlue

Tribuna Presidencial
27 Maio 2015
14,451
33,876
Conquistas
16
  • Novembro/16
  • Março/17
  • Julho/17
  • Maio/18
Branco disse:
Ás vezes fica definido, ou pelo menos uma percentagem do mesmo fica, mas depois além de ser demasiado caro para um jogador que ainda tem que passar pela formação, por vezes ainda lhe metem clausulas que torna o contrato ainda mais absurdo como de resto temos visto nos tais leaks.

Eu acho que nenhum jogador pode vir para o clube ainda precisando de pelo menos 1 ano na B, com o passe valorizado em mais de 3 M (e isto já é um limite para casos excepcionais), temos também que ter pelo menos 80% do passe sobre opção pelos 2,4 M (máximo) respectivos, e depois não podem haver mais clausulas para depois sacar mais uns milhões para não se sabe bem quem.

Sem virem nestas condições, não faz sentido trazer ninguém emprestado para a equipa B ou formação.
Não pode/deve voltar a acontecer mais nenhum caso como o do Victor García. No 1º ano de empréstimo podia ser nosso por 200 ou 300 mil €, salvo erro, e depois foi o que se viu. Estendemos a passadeira a "amigos do peito" e acabamos por pagar uns incríveis 1,8 M€ por 50% do passe!!!!

Crime lesa FCP!

Dos jovens valores que temos emprestados na B, acho que só é conhecida a opção de compra do Ismael que é de 3 M€, as restantes, de Palmer-Brown, Govea, Gleison e Leonardo Ruíz são uma incógnita. A do Leo chegou a ser de 1,5 M€ no ano passado, mas com as famigeradas negociações de prolongamento do empréstimo por mais uma temporada duvido muito que não tenha subido.

Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém como diria a minha avó.

elnino_diogo

Tribuna Presidencial
19 Junho 2012
6,885
0
DeepBlue disse:
Não pode/deve voltar a acontecer mais nenhum caso como o do Victor García. No 1º ano de empréstimo podia ser nosso por 200 ou 300 mil €, salvo erro, e depois foi o que se viu. Estendemos a passadeira a "amigos do peito" e acabamos por pagar uns incríveis 1,8 M€ por 50% do passe!!!!

Crime lesa FCP!

Dos jovens valores que temos emprestados na B, acho que só é conhecida a opção de compra do Ismael que é de 3 M€, as restantes, de Palmer-Brown, Govea, Gleison e Leonardo Ruíz são uma incógnita. A do Leo chegou a ser de 1,5 M€ no ano passado, mas com as famigeradas negociações de prolongamento do empréstimo por mais uma temporada duvido muito que não tenha subido.

Cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém como diria a minha avó.
Mas a do Palmer-Brown não deve ser nada de especial, é um jogador de 18 anos, ainda júnior, e ainda por cima é norte-americano, não deve ser nada por aí além.

Mas temos de segurar este miúdo, vai impor-se na 1º equipa mais rápido que o Chidozie

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,449
5,430
Conquistas
1
  • Junho/18
elnino_diogo disse:
Mas a do Palmer-Brown não deve ser nada de especial, é um jogador de 18 anos, ainda júnior, e ainda por cima é norte-americano, não deve ser nada por aí além.

Mas temos de segurar este miúdo, vai impor-se na 1º equipa mais rápido que o Chidozie
Se a dos outros todos costuma ser inflacionada, não vejo porque esse miúdo seja a excepção, aquilo que nós achamos demais nada tem a ver com a forma como são feitos esses contratos de opção.

DeepBlue

Tribuna Presidencial
27 Maio 2015
14,451
33,876
Conquistas
16
  • Novembro/16
  • Março/17
  • Julho/17
  • Maio/18
elnino_diogo disse:

Completamente de acordo, o Palmer-Brown e o Ismael são dois casos em que ao fim de 3/4 jogos só não vê que não quer. São dois potencias jogadores de nível mundial. O potencial técnico e físico está todo lá. É pagar e calar!

elnino_diogo

Tribuna Presidencial
19 Junho 2012
6,885
0
Branco disse:
Se a dos outros todos costuma ser inflacionada, não vejo porque esse miúdo seja a excepção, aquilo que nós achamos demais nada tem a ver com a forma como são feitos esses contratos de opção.
Pois claro, tens razão. Eu estava a tentar ver isto de um ponto de vista "inocente". Mas sei perfeitamente que vai haver muita gente a querer receber a sua parte

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,505
11,164
Nelson C disse:
Não sei quanto mas penso que Gaitan, Mitroglu, Jonas, Samaris e até o Eliseu não devem ser nada baratos. O Gaitan renovou á pouco tempo com direito a muitas e grandes comissões mas ninguém fala disso, assim como ninguém fala do Taarbat e do seu salário de milhões. Mas eles que se fodam!
Com o que eles estouram estou eu bem..

mas olha para o outro meio copo..

O facto, que devia refletir as pessoas é que como com 4 putos da equipa B e 2 jogadores medianos fizeram uma equipa de futebol..

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,510
9,952
Quando estou mas desejoso/curioso para saber se algum dirigente da nossa SAD está nos Panamá pappers do que de adversários,  isto diz muito da revolta que sinto.
Há muito tempo que digo que a nossa política de compra e vendas, além de nos dar a instabilidade desportiva, nao nos é lucrativa. Agora percebe-se porquê em conjunto com a equipa B é um disfarce para o saque...

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,505
11,164
Vlk disse:
Agora se o dinheiro vai para o pai o filho ou espírito santo é-me absolutamente igual.
Para mim importa e MUITO.

É por pensamentos deste género que chegamos onde chegamos..

Quero quero que não sou o único a importar-me com estas situações. 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,449
5,430
Conquistas
1
  • Junho/18
DeepBlue disse:
É pagar e calar!
Isso nunca pode ser assim, mesmo que no futuro verifiquemos que por exemplo pagar os tais 3 M (ou mais se envolver no futuro clausulas) pelo passe do Ismael, foi um bom negócio, investir tanto milhões como regra em alguém que ainda precisa de passar pelo menos 1 ano na equipa B, é um exagero.

Talvez nesse caso venha a fazer sentido, mas vê bem quantos flops tivemos que acomodar antes disso, acabávamos por poupar dinheiro se prescindíssemos de trazer jogadores estrangeiros para a equipa B e formação e utilizássemos esse dinheiro para o reforço da equipa principal.

Não estou a dizer que defendo isso, porque bem gerido faz todo o sentido uma equipa e formação acomodarem jogadores vindos do estrangeiro, mas não pode ser nestes termos em que qualquer meco que nunca jogou 1 jogo numa equipa profissional, chega aqui e ainda custa vários milhões depois de nós termos tido o trabalho de o valorizar.

DeepBlue

Tribuna Presidencial
27 Maio 2015
14,451
33,876
Conquistas
16
  • Novembro/16
  • Março/17
  • Julho/17
  • Maio/18
Branco disse:
Isso nunca pode ser assim, mesmo que no futuro verifiquemos que por exemplo pagar os tais 3 M (ou mais se envolver no futuro clausulas) pelo passe do Ismael, foi um bom negócio, investir tanto milhões como regra em alguém que ainda precisa de passar pelo menos 1 ano na equipa B, é um exagero.

Talvez nesse caso venha a fazer sentido, mas vê bem quantos flops tivemos que acomodar antes disso, acabávamos por poupar dinheiro se prescindíssemos de trazer jogadores estrangeiros para a equipa B e formação e utilizássemos esse dinheiro para o reforço da equipa principal.

Não estou a dizer que defendo isso, porque bem gerido faz todo o sentido uma equipa e formação acomodarem jogadores vindos do estrangeiro, mas não pode ser nestes termos em que qualquer meco que nunca jogou 1 jogo numa equipa profissional, chega aqui e ainda custa vários milhões depois de nós termos tido o trabalho de o valorizar.
Numa questão de princípio concordo inteiramente contigo Branco, mas em relação as estes 2 casos específicos, em que já vimos o que conseguem fazer e o que podem vir a ser a médio prazo e que têm cláusulas de opção em vigor que negociamos sem ninguém nos apontar uma pistola à cabeça (digo eu), acho que o melhor que temos a fazer é pagar as opções em vez de andar a "renegociar".

Os clubes vendedores não são parvos. Se os jogadores estão a ter sucesso, e há muitos mais interessados a segui-los com muita atenção, como é o caso destes dois, o resultado final de qualquer tentativa de renegociação é tendencialmente a subida do custo final para o NGC. Eles é que ficam com a faca e o queijo na mão.