Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente Honorário

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,228
8,807
Sinceramente não percebo a surpresa.

A tática é e tem sido sempre a mesma.

Fazer-se "desinteressado", não agarrado ao poder, ser dúbio... com o objetivo de invalidar o avanço de outros candidatos que possam ser ameaça... e na hora certa candidatar-se...

De seguida, criar a ilusão de um futuro novo no clube, com uma ou outra peça nova incluída usada para tal narrativa...

O Museu foram 2 ou 3 mandatos... O Centro de Estágio foram outros 2 ou 3... Baía... etc...

Quando se sabe que está a acontecer um acréscimo premeditado e nada inocente de novos sócios provenientes dos SD... qual é mesmo o espanto?

PC só deixará de ser presidente do FC Porto quando a saúde não lhe permitir e mesmo assim haverá sempre uma tentativa de "prolongar" as coisas de alguma maneira...
Na mouche.
E o AVB já percebeu isso, para qualquer efeito, nunca foi oficialmente candidato.

• Like
Reações: mega_dragon

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
Está no direito dele de recandidatar-se....
Cabe aos outros candidatos mostrarem o seu verdadeiro amor ao clube.
Devia ter o direito a ter noção. O FCPorto irá perdurar, mesmo que pense que não existe uma figura do FCPorto, que nesta altura seja mais competente, assertiva dos interesses do clube, mais enérgica e com maior dinamismo e ambição. Olhar apenas para o umbigo e para os interesses pessoais quando se está à frente de uma instituição que antes de ser sua, é dos adeptos e simpatizantes do FCPorto, é feio e revela comportamentos déspotas, narcisistas e de completo desrespeito pela renovação de métodos e pelas gerações mais jovens.

julgar-se acima de todos os outros é incorreto, ainda para mais quando o legado que deixa em termos de sustentabilidade e viabilidade da instituição é desastroso e preocupante.

antas

Bancada central
3 Agosto 2006
1,199
1,307
Aproveito para dizer que quem não tiver a coragem e personalidade para se candidatar contra PdC, também não tem o perfil e personalidade para ser presidente do FCP.

Estamos a um ano das eleições, espero que alguns hipotéticos candidatos os tenham no sítio.
O próprio Pinto da Costa candidatou-se pela primeira vez contra a grande figura do Clube na altura - Afonso Pinto de Magalhães - que
acabou por desistir uns dias antes.

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,540
10,031
Vou dizer aqui uma coisa porque agora tenho a certeza que é mentira. Há coisa de 1 ano disseram - me que PdC tinha uma doença terminal, a pessoa que me disse é amiga de infância e está ligada ao desporto pelo que acreditei totalmente. Depois os discursos emocionados fizerem _ me consolidar essa informação.
Passado 1 ano tenho a certeza que não tem essa doença, e até gozei com o meu amigo, do género para quem estava a morrer está muito bem.

Obviamente nunca desejei que isso fosse verdade, porque nem aos inimigos se deseja a morte, e PdC, apesar de não concordar com a gestão atual dele, é uma lenda para mim e todos os Portistas. Depois sempre preferi que a substituição fosse feita em vida do PdC, principalmente com ele a não se recandidatar.

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Só se os adeptos quiserem. Ninguem aponta uma pistola há cabeça dos socios na hora de votar.
Eu vejo aqui um fatalismo: pdc vai morrer agarrado ao poder, vai levar o clube para a cova com ele, os outros de nao avancam nao servem...

A PdC vai morrer agarrado ao poder? Pois provavelmente sim. E julgo que nao sera surpresa para ninguem...

Vai levar o clube para a cova com ele? Parte do clube morrera con ele sim, mas num sentido figurado. Vai deixar o clube MUITO melhor do aue quando entrou, aconteca o que acontecer.

Os outros nao avancam por isso nao servem para presidente? Nao me parece, antes pelo contrario, mostra apenas que nao sao parvos...

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
Está é na altura dos verdadeiros candidatos se chegarem à frente e não terem medo de ir a votos com o presidente. Se tiverem medo então também não servem para estar ao leme do nosso clube.

E o presidente não passa nada a ninguém. Quem manda são os sócios. E esses é que tem de passar o clube a alguém que lhes dê mais garantias.
Concordo mas há que assumir que não é fácil.

Apresentar-se contra Pinto da Costa não abona nada a favor do candidato.
Ao contrário do que possa parecer, as redes sociais é uma amostra muito pequena do universo associado. Aliás, muitos de nós nem sócios são!

Há uma grande fatia que nem está para discutir Pinto da Costa e vai votar nele sem pensar duas vezes. E os candidatos que se surgirem serão meros oportunistas a tentar chegar ao poleiro.

Falando concretamente de AVB, espero que este se apresente em 2024 mas não lhe soltarei os cães se não o fizer.
Ele quer ser presidente. Tem essa ambição. E para lá chegar tem de saber gerir muito bem a coisa.

Até porque, caso se apresente frente a Pinto da Costa e se não ganhar, pode queimar o seu futuro e deixar a via aberta para o Vítor Baía ou outro qualquer lambe botas.

A pressa às vezes é inimiga da perfeição. Há que saber gerir isto com pinças.

Maicon4

Tribuna
8 Março 2012
2,906
4,696

Ao contrário do que possa parecer, as redes sociais é uma amostra muito pequena do universo associado. Aliás, muitos de nós nem sócios são!

Há uma grande fatia que nem está para discutir Pinto da Costa e vai votar nele sem pensar duas vezes. E os candidatos que se surgirem serão meros oportunistas a tentar chegar ao poleiro.

Falando concretamente de AVB, espero que este se apresente em 2024 mas não lhe soltarei os cães se não o fizer.
Ele quer ser presidente. Tem essa ambição. E para lá chegar tem de saber gerir muito bem a coisa.

Até porque, caso se apresente frente a Pinto da Costa e se não ganhar, pode queimar o seu futuro e deixar a via aberta para o Vítor Baía ou outro qualquer lambe botas.

Espero sinceramente que não seja esse o processo de pensamento porque quero votar nele. Se assim fosse, isso deixava-te confortável? Eu percebia que candidatar-se contra o PC ha 10 anos não fazia sentido porque a derrota era evidente. Agora candidatar-se quando teve 60 e tal % dos votos contra o José Fernando Rio (com todo o respeito)? Se tiver borrado à espera que a presidência lhe caia nos braços vai ser um borrado para outras coisas.

Além disso o universo de votantes não deve ser o mesmo ("apenas" votaram 8000 sócios nas últimas eleições). Não acho que seja assim tao difícil mobilizar sócios se apresentar um bom projecto e uma boa equipa. Provavelmente mal acabe a época seria uma boa altura para começar a trabalhar o movimento.

A minha análise é diferente, acho que a recusa em assumir qualquer cargo no futebol, os cursos de gestão e as pistas que foi deixando significam que se vai candidatar.

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,540
10,031
Para mim qualquer bom candidato tem que ter a coragem de se candidatar contra PdC. Depois não posso aceitar que alguém que queira ser presidente do Porto, e se preocupe com 9 clube, esteja para ser candidato há 4 anos, esteja disposto a por mais 4 em cima, e assista ao longe ao clube afundar.

Depois não sei se é boa ideia não se candidatar já. Imaginemos PdC a ganhar, e a meio abdicar por alguma razão, Baía terá tempo para conquistar 9 apoio suficiente para ganhar as próximas eleições. E lá ficam os eternos candidatos à espera que o Baía saia.

Gatão1983

"Saiam daqui, esta não é a puta da vossa casa"
14 Março 2023
2,597
7,090
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana

Enquanto se for recandidatanto não acredito que exista um "nome forte" para concorrer contra ele.

Nem digo tanto pelo respeito, porque os interesses do Futebol Clube do Porto são muito maiores que os interesses pessoais de qualquer um, seja qual for o seu "cartão de visitas" ou o que deixou conquistado no Museu, mas mais por essa questão que falas de possivelmente ficar "queimado" no futuro. Seja ele AVB ou outro qualquer.

E Pinto da Costa tem noção disso. O que torna isto tudo ainda pior. O pessoal fala em "gratidão ao presidente mais titulado do mundo", mas bonito era se o reverso da medalha fosse o mesmo. Com este tipo de atitudes também demonstra que se está a cagar para o futuro do clube que também lhe deu tudo.