Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente Honorário

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
24,299
14,905
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Bela foto:
- O Presidente está com um ar de quem não sabe o que está ali a fazer
- O Loader esteve a malhar ferro no gym, para ficar com grande braço na foto
- O Marcano é aquela felicidade habitual
- O Véron e o Evanilson têm bom posicionamento em campo, mas péssimo nas fotos
E de reparar nos dentes do Galeno que parecem os do Cavaco ou os meus quando ando com eles (só os uso para um encontro especial, de resto há muito que deixei de cagar no meu aspeto pessoal).
Sobre o Presidente creio que é um jeito especial dele e não da idade. Na altura da Taça dos Campeões em Bilhar eu fervia em frente à tv e aquando da última jogada do turco (que falhou) os presentes levantaram-se de repente num impulso de alegria e só segundos depois ele se levantou digamos espantado.
Mas já tinha reparado nisso muitos anos atrás num jantar das Delegações e Filiais do FCP, há mais de 15 anos e não vamos dizer que tinha problemas nessa altura, é uma pessoal especial e complicada de entender, nunca sabemos o que esperar dele.
Com as novas tecnologias deve ter-se tornado um viciado do tlm, no último FCP B Covilhã observei 2x via tv ele com Vítor Baía - o 1º atento ao jogo e ele de cabeça baixa a mexer no tlm (a fazer o quê? só ele saberá).
Quem vir nesta observação uma crítica ou é burro ou mal intencionado. Nunca disse nem direi que PdC é burro (antes o oposto) mas que é uma personagem estranha isso creio que é. Talvez seja isso um dos seus segredos de longevidade no Clube.
 
Última edição:

Dom Pedri

Bancada central
26 Junho 2022
2,313
2,517
E de reparar nos dentes do Galeno que parecem os do Cavaco ou os meus quando ando com eles (só os uso para um encontro especial, de resto há muito que deixei de cagar no meu aspeto pessoal).
Sobre o Presidente creio que é um jeito especial dele e não da idade. Na altura da Taça dos Campeões em Bilhar eu fervia em frente à tv e aquando da última jogada do turco (que falhou) os presentes levantaram-se de repente num impulso de alegria e só segundos depois ele se levantou digamos espantado.
Mas já tinha reparado nisso muitos anos atrás num jantar das Delegações e Filiais do FCP, há mais de 15 anos e não vamos dizer que tinha problemas nessa altura, é uma pessoal especial e complicada de entender, nunca sabemos o que esperar dele.
Com as novas tecnologias deve ter-se tornado um viciado do tlm, no último FCP B Covilhã observei 2x via tv ele com Vítor Baía - o 1º atento ao jogo e ele de cabeça baixa a mexer no tlm (a fazer o quê? só ele saberá).
Quem vir nesta observação uma crítica ou é burro ou mal intencionado. Nunca disse nem direi que PdC é burro (antes o oposto) mas que é uma personagem estranha isso creio que é. Talvez seja isso um dos seus segredos de longevidade no Clube.
Nunca vi ninguém tão obcecado com o presidente. Nada contra, até pode ser pertinente.

Como todos os génios, difícil de compreender.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
24,299
14,905
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Nunca vi ninguém tão obcecado com o presidente. Nada contra, até pode ser pertinente.

Como todos os génios, difícil de compreender.
Vou-te responder;
Pode ser uma obcecação aceito. Mas tem uma razão de ser; Conheço-o do FCP há mais de 50 anos ainda não era Presidente como o conheço de outros locais, tertúlias que eu frequentava e ele frequentava - nem um nem outro as frequentam há dezenas de anos tudo tem um tempo que acaba, falei várias vezes com ele nessas tertúlias e a pessoa que ele parecia ser era muita diversa, digamos antagónica, daquela que era e é como Presidente. Natural isso porque a pessoa que eu sou , agora reformado mas estou a falar antes dela, é extremamente diferente fora da profissão que exercia (muito diferente da dele, ele tem holofotes eu não tinha nem podia ter porque quando a tivesse morria logo o que fazia). Mas o problema (que não é problema nenhum é apenas a perceção que tenho da personagem) é um mistério para mim, mistério que não existiria se eu investigasse mas PdC não tem que ser investigado por mim porque eu investigava criminosos terroristas e PdC não é desse tipo de personagens é sim um cidadão "limpo" (até no apito dourado ficou com cadastro limpo).
Apenas me interesso pela personagem em si porque é Presidente do meu Clube, tem sempre um dilema esta questão do clubismo! Posso não gostar de algumas coisas que ele faz ou diz mas como quero que o Clube ganhe sempre nunca posso desejar o "seu abismo" porque isso significaria que ao fim e ao cabo não era portista. Por isso enquanto estiver em funções desejo que tenha sucesso que é o meu também, as suas derrotas são as minhas como as suas vitórias são as minhas.
E nunca encontraste nada meu tipo #2024 sobre qualquer putativo sucessor. Não apoio nenhum até ser candidato e até posso não apoiar nenhum se não me agradar. A título de exemplo nas últimas eleições nem fui votar e como eu mais de 80% dos sócios em situação de o fazer.
Esclarecido? Sempre que me apetecer no entanto falarei dele tenho esse direito ou não? Desde que não seja deselegante acho que posso.
E agora falei dele, isso é importante, porque alguém antes de mim disse que "ele nem parecia estar ali" - daí veio-me a "veia" para escrever sobre alguns digamos "esgares dele" que me fazem ter interesse para compreender.
 

Dom Pedri

Bancada central
26 Junho 2022
2,313
2,517
Vou-te responder;
Pode ser uma obcecação aceito. Mas tem uma razão de ser; Conheço-o do FCP há mais de 50 anos ainda não era Presidente como o conheço de outros locais, tertúlias que eu frequentava e ele frequentava - nem um nem outro as frequentam há dezenas de anos tudo tem um tempo que acaba, falei várias vezes com ele nessas tertúlias e a pessoa que ele parecia ser era muita diversa, digamos antagónica, daquela que era e é como Presidente. Natural isso porque a pessoa que eu sou , agora reformado mas estou a falar antes dela, é extremamente diferente fora da profissão que exercia (muito diferente da dele, ele tem holofotes eu não tinha nem podia ter porque quando a tivesse morria logo o que fazia). Mas o problema (que não é problema nenhum é apenas a perceção que tenho da personagem) é um mistério para mim, mistério que não existiria se eu investigasse mas PdC não tem que ser investigado por mim porque eu investigava criminosos terroristas e PdC não é desse tipo de personagens é sim um cidadão "limpo" (até no apito dourado ficou com cadastro limpo).
Apenas me interesso pela personagem em si porque é Presidente do meu Clube, tem sempre um dilema esta questão do clubismo! Posso não gostar de algumas coisas que ele faz ou diz mas como quero que o Clube ganhe sempre nunca posso desejar o "seu abismo" porque isso significaria que ao fim e ao cabo não era portista. Por isso enquanto estiver em funções desejo que tenha sucesso que é o meu também, as suas derrotas são as minhas como as suas vitórias são as minhas.
E nunca encontraste nada meu tipo #2024 sobre qualquer putativo sucessor. Não apoio nenhum até ser candidato e até posso não apoiar nenhum se não me agradar. A título de exemplo nas últimas eleições nem fui votar e como eu mais de 80% dos sócios em situação de o fazer.
Esclarecido? Sempre que me apetecer no entanto falarei dele tenho esse direito ou não? Desde que não seja deselegante acho que posso.
E agora falei dele, isso é importante, porque alguém antes de mim disse que "ele nem parecia estar ali" - daí veio-me a "veia" para escrever sobre alguns digamos "esgares dele" que me fazem ter interesse para compreender.
Certamente conheces melhor do que eu porque nunca participei nessas tertúlias nem tive(ainda) oportunidade de conhecê-lo pessoalmente. O que conheço é tudo da minha "investigação" sobre ele, que é basicamente reportagens, relatos como esse e principalmente pelo que vejo. Resumidamente parece-me uma figura que nasceu no seio de uma família privilegiada, tanto ele como os irmãos tiveram acesso a uma educação privilegiada em bons colégios e isso naquele tempo é ainda mais significativo do que hoje. Talvez nessas tertúlias, conhecimentos e a sua paixão pelo futebol(pouco apoiada pela mãe no início) se tenha metido nisto e nunca mais conseguiu sair nem me parece que tenha querido sair porque no fundo é isso que significa não conseguir sair. Momentos e pensamentos e "se..." todos temos.

Parece-me um homem tímido na sua génese, bem educado, gentil, inteligente e culto. Como muitas vezes acontece, o seu alter ego é o soltar daquilo que não solta no dia-a-dia, seja por convenções ou porque, escudado pela personagem, se sente mais solto. Com a idade as coisas mudam e a perspectiva das coisas também, o seu registo também mudou desde que era aquele jovem irreverente, não necessariamente para pior. É fascinante a força que consegue passar e a resistência da sua imagem ao longo destes anos.

Mas isto é a minha percepção em traços largos, terei interesse em ouvir a tua versão quando te apetecer fazê-lo.

Já agora, se isso tiver interesse para alguém, também não fui votar nas últimas eleições. O meu voto iria para ele caso o fizesse. Qualquer putativo sucessor terá de apresentar um projecto e será impossível não comparar com o PdC de 82.
 

FCP1000

Bancada central
21 Junho 2021
1,591
1,240
Vou-te responder;
Pode ser uma obcecação aceito. Mas tem uma razão de ser; Conheço-o do FCP há mais de 50 anos ainda não era Presidente como o conheço de outros locais, tertúlias que eu frequentava e ele frequentava - nem um nem outro as frequentam há dezenas de anos tudo tem um tempo que acaba, falei várias vezes com ele nessas tertúlias e a pessoa que ele parecia ser era muita diversa, digamos antagónica, daquela que era e é como Presidente. Natural isso porque a pessoa que eu sou , agora reformado mas estou a falar antes dela, é extremamente diferente fora da profissão que exercia (muito diferente da dele, ele tem holofotes eu não tinha nem podia ter porque quando a tivesse morria logo o que fazia). Mas o problema (que não é problema nenhum é apenas a perceção que tenho da personagem) é um mistério para mim, mistério que não existiria se eu investigasse mas PdC não tem que ser investigado por mim porque eu investigava criminosos terroristas e PdC não é desse tipo de personagens é sim um cidadão "limpo" (até no apito dourado ficou com cadastro limpo).
Apenas me interesso pela personagem em si porque é Presidente do meu Clube, tem sempre um dilema esta questão do clubismo! Posso não gostar de algumas coisas que ele faz ou diz mas como quero que o Clube ganhe sempre nunca posso desejar o "seu abismo" porque isso significaria que ao fim e ao cabo não era portista. Por isso enquanto estiver em funções desejo que tenha sucesso que é o meu também, as suas derrotas são as minhas como as suas vitórias são as minhas.
E nunca encontraste nada meu tipo #2024 sobre qualquer putativo sucessor. Não apoio nenhum até ser candidato e até posso não apoiar nenhum se não me agradar. A título de exemplo nas últimas eleições nem fui votar e como eu mais de 80% dos sócios em situação de o fazer.
Esclarecido? Sempre que me apetecer no entanto falarei dele tenho esse direito ou não? Desde que não seja deselegante acho que posso.
E agora falei dele, isso é importante, porque alguém antes de mim disse que "ele nem parecia estar ali" - daí veio-me a "veia" para escrever sobre alguns digamos "esgares dele" que me fazem ter interesse para compreender.
Discurso arredondado....
 

grandeFCP

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
6,303
6,673
Não estou preocupado com esse tal 8.
Se vier, é sempre melhor que não vir, mas…

Acho que o próprio Sérgio este ano já montou a equipa para não se sentir a falta do Vitinha. É nisso que o Sérgio é grande, joga consoante os jogadores que tem.

No próximo sábado já vamos tirar as dúvidas, mas acho que este 442 losango, veio para ficar.

Com Pêpe e Otávio à frente de Uribe, não precisamos de nenhum 8. E depois ainda temos o puto que veio do Estoril que a partir da posição 10, pode juntar ao Pêpe/Otávio e dar mais posse e circulação de bola.

Ainda não vimos muito do Eustaquio, mas não o descarto, e ainda há Gruijc sempre cumpridor quando joga. E o Namaso já garantiu o lugar na A, a 10 ou na frente, terá sempre lugar, o moço tem presença, aparece sempre no sítio certo para finalizar, assim que a primeira entrar vai ganhar ainda mais confiança.

Por isso não percebo essa cena de andar para aqui a sonhar com o 8.

Para ser sincero, preferia um defesa direito, pois o Manafa nunca mais está bom.
Em teoria o plantel está mais fraco em comparação com o do ano passado, mas de facto esta alteração de sistema produzido pelo NGT pode demonstrar, que temos plantel para os objectivos definidos. No entanto, SC continua a reclamar reforços em especial um médio que supostamente ocupará os terrenos do Vítinha.
 
Última edição:

Mirif

Tribuna
9 Outubro 2006
4,702
1,596
Em teoria o plantel está mais fraco em comparação com o do ano passado, mas de facto está alteração de sistema produzido pelo NGT pode demonstrar, que temos plantel para os objectivos definidos. No entanto, SC continua a reclamar reforços em especial um médio que supostamente ocupará os terrenos do Vítinha.
Acho engraçado. Andámos anos sem um um Vitinha e até nos demos ao luxo de o emprestar. Agora parece a última água do deserto... Vamos aguardar o fecho do mercado. Comprámos um central caro com o aval do treinador que terá dado preferência a essa posição e assim sendo poderemos ter ficado sem orçamento para um médio de qualidade.
Não acredito que o treinador não tenha conhecimento do orçamento existente para contratações e não faça as suas escolhas de acordo com o mesmo.
 

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
6,634
9,506
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Bela foto:
- O Presidente está com um ar de quem não sabe o que está ali a fazer
- O Loader esteve a malhar ferro no gym, para ficar com grande braço na foto
- O Marcano é aquela felicidade habitual
- O Véron e o Evanilson têm bom posicionamento em campo, mas péssimo nas fotos
E o timing da foto veio claramente em má altura para a equipa técnica, especialmente do Runje que estava cheio de vontade para ir mudar a água às azeitonas.
Já o Dembelé parece eu quando vou ver a temperatura da água da piscina.
 

grandeFCP

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
6,303
6,673
Acho engraçado. Andámos anos sem um um Vitinha e até nos demos ao luxo de o emprestar. Agora parece a última água do deserto... Vamos aguardar o fecho do mercado. Comprámos um central caro com o aval do treinador que terá dado preferência a essa posição e assim sendo poderemos ter ficado sem orçamento para um médio de qualidade.
Não acredito que o treinador não tenha conhecimento do orçamento existente para contratações e não faça as suas escolhas de acordo com o mesmo.
Não percebo muito bem onde que queres chegar com o teu comentário, mas tás a querer dizer que o SC não quer esse tal médio, é isso ? que é tudo invenção ? e que pelo facto de se ter comprado um DC caro, a pedido dele, já não tem legitimidade de pedir mais nada e que as questões relacionadas com o plantel estão resolvidas, é isso?
 

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,808
9,392
Excelente texto desportivo e de consciência política e social do Nosso Presidente.
A questão do centralismo macrocéfalo de Portugal é juntamente com o colonialismo as verdadeiras razões para o atraso estrutural de Portugal.
E já começa a ser um problema estrutural estudado e analisado socio-economico no estrangeiro.
Letal e certeiro parece que o nosso Presidente está a voltar às capacidades notórias dos anos 80, 90 parece que está em forma. Gostei.
 
  • Love
Reações: FCP1000

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,182
9,731
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Matheus Nunes vendido pelo mesmo valor fixo do Luis Diaz e por um valor superior ao do Vitinha.

Que orgulho meu querido lider.
É suposto ficar chateado ? O NGP conseguiu despachar o melhor médio adversário em vésperas de clássico contra nós.

Isto é a arte da guerra. Para quê reforçar a nossa equipa quando podemos despachar os dos outros ? Aprendam.
 

Mirif

Tribuna
9 Outubro 2006
4,702
1,596
Não percebo muito bem onde que queres chegar com o teu comentário, mas tás a querer dizer que o SC não quer esse tal médio, é isso ? que é tudo invenção ? e que pelo facto de se ter comprado um DC caro, a pedido dele, já não tem legitimidade de pedir mais nada e que as questões relacionadas com o plantel estão resolvidas, é isso?
Quer o médio, mas preferiu ptimeiro o central.
Certamente que o presidente lhe disse quanto o FCPORTO podia gastar em contratações e as opções foram tomadas de acordo com o que se podia gastar.
Achas que o FCPORTO gasta 20 milhões num DC quando o treinador prefere um médio?
Só posso concluir que existirão várias opções para o lugar de médio, que o valor a gastar está identficado e que não será prioritário nesta fase, pois na melhor das hipoteses ainda está a ser negociado pelo melhor preço.
 

grandeFCP

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
6,303
6,673
Quer o médio, mas preferiu ptimeiro o central.
Certamente que o presidente lhe disse quanto o FCPORTO podia gastar em contratações e as opções foram tomadas de acordo com o que se podia gastar.
Achas que o FCPORTO gasta 20 milhões num DC quando o treinador prefere um médio?
Só posso concluir que existirão várias opções para o lugar de médio, que o valor a gastar está identficado e que não será prioritário nesta fase, pois na melhor das hipoteses ainda está a ser negociado pelo melhor preço.
No minha opinião, a equipa/plantel teem diversas carências, desde logo nas laterais, nos centrais e na linha média.
Nas laterais ficará, ao que parece tudo na mesma e com os mesmos problemas, nos centrais, foi adquirido um DC por 20M para estar ao banco, e andamos a jogar com o Pepe que tem 40 anos e com o Marcano que tem 35. Na linha média, estamos fraquissimos, sem qualidade para mexer com o jogo, imprimir dinâmicas....
Portanto, na minha opinião há diversas prioridades que passam por estas posições, então acredito que SC queria reforçar a zona central da defesa, como acabou por acontecer, como acredito que queira o tal médio para entrar de caras no 11.
A questão do dinheiro e outra situação e podemos questionar muita coisa, mas se temos os "trocos" contados, comprar um DC por 20M e ousado, ainda para mais quando há outra necessidades que carecem ser reforçadas e ponderadas para o 11 base
Assim, de uma forma geral, SC tem toda a legitimidade em querer um DC em querer um Médio, etc., se esse jogadores teem que custar 20M ou se teem que vir dos mesmos "sítios", bragas, Portimonense, etc., acho que não, mas isso resulta de outra "políticas" cada vez mais enraizadas no NGC.
 
Última edição: