Sr.Presidente, antes de mais quero-lhe agradecer a azia com que estou desde ontem de manhã.
Posto isto, e como sei que há um passarinho que lhe vai contando umas coisas do que se vai passando neste cantinho da internet, gostava que me explicasse umas coisas:
- Como é que o senhor dá aval à transferência do melhor jogador da equipa e, neste momento, um dos melhores da Europa por pouco mais de metade da cláusula e por míseros 45M€?
Já sei o que me vai responder…. ah temos contas para pagar, temos de cumprir o fair play financeiro, etc etc.
Então eu volto a perguntar:
- Como é que é possível um clube que nos últimos 20 anos só falhou a Champions League por 2 vezes, que na maioria das vezes passou aos oitavos de final e até aos quartos, se encontra nesta situação?
Como é que com vendas sistemáticas de jogadores por dezenas de milhões não há dinheiro?
Com um contrato televisivo milionário não há tesouraria para pagar aos nossos fornecedores e pessoal?
Como é que temos de aldrabar relatórios e contas com transferência fictícias com o Vitória SC?
Para onde é que foi o dinheiro??
É vergonhoso, VERGONHOSO, chegarmos ao ponto de todas as semanas virem notícias de clubes e/ou pessoas que se queixam de pagamentos em atraso do nosso clube. É vergonhoso ler que se não fosse a transferência do Diaz não havia dinheiro para pagar salários e que podíamos ficar de fora das competições europeias. E isto é o que passa cá para fora, imagino o resto!
Então para onde foi o dinheiro? Fugiu? Foi para debaixo de água?
Pois, nos últimos tempos tem vindo à tona aquilo que muitas já sabiam ou suspeitavam. Os chamados “encargos adicionais” nas rubricas das transferências têm vindo a alimentar muita boa gente. Filhos, enteados e macacos. Tudo mama forte e feio à custa do clube!
É nas transferências, é nos contratos televisivos, é em tudo! Até o desplante de distribuir prémios em anos de prejuízos. Chega-se ao ponto de dizer que é melhor não se ganhar o campeonato para não se pagar os prémios. Você e os seus abutres não têm vergonha na cara?
O que tem vindo a salvar os exercícios económicos? A sorte de ter nos últimos 5 anos uma fornada de jogadores de grande qualidade.
O Rúben Neves salvou o exercício de 2017 e o Fábio Silva o de 2020. O Vitinha não salvou o de 2021 porque o Wolves não estava para aí virado senão tinha ido "de borla" por 20M€.
Quem vai ser em 2022 e 2023? Fábio Vieira? Diogo Costa? João Mário? Se me puder dizer, agradeço.
Por falar em jogadores da formação, a cidade desportiva já saiu do papel? Não tinha sido uma promessa de 2016? É que já passaram 6 anos, não sei se sabe.
Sabe qual é a sua sorte? É que tem um treinador (que eu nem sou grande fã) que tem segurado as pontas e feito no geral um bom trabalho. E, felizmente, é dos poucos que tem os valores necessários para estar no FC Porto nesta altura. A tal mística lembra-se?
Por outro lado, colocou do seu lado a macacada da claque que está pronta a silenciar quem sai da toca e mais 2 ou 3 abutres que aparecem na televisão como o Baldaia ou o PML. Caso houvesse uma claque que não estivesse “comprada” a contestação seria muito maior. É isso que lhe salva a pele.
Por último, só lhe pergunto…. Porque é que ainda precisa disto? Já não amealhou €€€ que chegue ao fim de 40 anos? Ainda precisa de dar de comer aos filhos e netos? Não pensa para si próprio e chega à conclusão que tá na hora de vir para casa calçar as pantufas e aquecer-se junto à lareira? Que é hora de dar lugar aos mais novos, com uma visão mais atual e com uma energia que uma pessoa idosa não consegue ter? Não vê que os últimos 10 anos mergulhou o clube numa crise financeira e de títulos? A sério, para que ainda precisa do clube?
Se está a ler isto, a sério, pondere e chegue à conclusão que tá na hora.
Felizmente, na minha faixa etária, já muita gente abriu os olhos. Os mais velhos, boa parte deles, ainda olham para si como o homem que entrou em 1982 e ainda comem a sua palha. Infelizmente, esse homem, essa energia e essa competência já não existem.