Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

joaoveiga56

Arquibancada
12 Julho 2019
151
177
O lema do podcast é "na defesa do FCPorto". É pena não fazerem nada nesse sentido. Salvo raras exceções, passam as "lives" a denegrir a obra de AVB e a elogiarem o legado de PdC. Ainda por cima o LM passa a vida a dizer ou a dar a entender que os 80% de sócios que votaram AVB não sabiam bem o que estavam a fazer... Enfim, a chamar-nos de estúpidos! O ano passado ainda tinham a que se agarrar devido à péssima época que fizemos. Este ano, como não têm essa motivação, têm que procurar outros motivos para atacar a atual direção. Eis algumas pérolas: "estou à espera de ver quando AVB vende um jogador comprado por si", "os 8.000 € em caixa são uma mentira e vou provar isso", "Farioli foi a 3ª escolha para treinador; sei isso de fonte limpa", "O cheque sem cobertura para pagamento de uma fatura da melhor academia do mundo é pura mentira", "sempre que falo no nome de PdC tenho que me levantar", e tantas mais que nem vale a pena recordar. E continuam a dizer que querem a união do clube...! É uma pena que, como disse "tout court" o neto de PdC, tão poucos continuem a fazer tanto barulho...! Também estou de acordo que já aqui lhes foi dada demasiada atenção (também mea culpa)...!
Viva o FCPORTO
Seguimos juntos!

• Like
Reações: Master

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
91,996
102,705
Faz me confusão o estado de decadência e irracionalidade a que PdC chegou nos ultimos 10 anos, está bem traduzida na perda de alguns amigos e a ascensão de pessoas sem nível nenhum que à custa de bajulação e favores fizeram do clube pasto para as suas vidinhas ridiculas.

O FC do Porto nos últimos foi tiranizado por alguma desta gente que fez dele a sua casa e a sua quintarola.
Resumo perfeito da última década de PdC.

Ricky Silva

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
2,862
6,488
Faz me confusão o estado de decadência e irracionalidade a que PdC chegou nos ultimos 10 anos, está bem traduzida na perda de alguns amigos e a ascensão de pessoas sem nível nenhum que à custa de bajulação e favores fizeram do clube pasto para as suas vidinhas ridiculas.

O FC do Porto nos últimos foi tiranizado por alguma desta gente que fez dele a sua casa e a sua quintarola.
Só não me faz mais confusão porque o que não falta na história é exemplos de grandes homens que perto do fim das suas vidas foram vencidos pela bebedeira do poder e acabaram a manchar legados que tinham tudo para ser pefeitos.

Sempre pensei que o PdC ia resistir a isso porque continua a ser a pessoa mais inteligente que vi no futebol, mas houve um momento em que a fragilidade natural do ser humano superou a inteligência ímpar do presidente e é aí que começa a queda. Eu acho que o Pinto da Costa dos anos 70-2010 se tivesse visto o PdC de 2010-2025 ficaria também ele em choque. É a natureza humana.

Ivganovich

Tribuna Presidencial
29 Junho 2017
5,691
4,256
Conquistas
2
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
Só não me faz mais confusão porque o que não falta na história é exemplos de grandes homens que perto do fim das suas vidas foram vencidos pela bebedeira do poder e acabaram a manchar legados que tinham tudo para ser pefeitos.

Sempre pensei que o PdC ia resistir a isso porque continua a ser a pessoa mais inteligente que vi no futebol, mas houve um momento em que a fragilidade natural do ser humano superou a inteligência ímpar do presidente e é aí que começa a queda. Eu acho que o Pinto da Costa dos anos 70-2010 se tivesse visto o PdC de 2010-2025 ficaria também ele em choque. É a natureza humana.
Há questões que são mesmo de carácter, nada mais.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
34,106
29,100
Gaia

------------------

O momento de mudança penso que foi o estado de saúde, a sua cirurgia, a saúde do filho e a reconciliação com o filho chupista.
No entanto como diz @Ivganovich o carater é essencial, julgo que o flanco aberto a alguns empresarios e aos SD vulgo macaco foram precedentes graves.

SafariNasCuecas

Tribuna Presidencial
9 Setembro 2022
10,068
13,764
Acontece que o madureira e seu gangue entraram antes de 2010. Aquela bancada começou a ser deles praticamente desde o inicio do estádio.
Se eles já não estavam mamar aí, lá pra 2005 estariam certamente. Assim como já vigoravam certamente os serviços de escolta e os "apertões".
Não era preciso a pessoa "mais inteligente do futebol" para ver que dar carta branca aqueles grunhos e labregos iria redundar em merda. Que a dita pessoa "mais inteligente do futebol" não tenha previsto algo tão óbvio, isso sim é algo chocante.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
24,068
32,294
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Acontece que o madureira e seu gangue entraram antes de 2010. Aquela bancada começou a ser deles praticamente desde o inicio do estádio.
Se eles já não estavam mamar aí, lá pra 2005 estariam certamente. Assim como já vigoravam certamente os serviços de escolta e os "apertões".
Não era preciso a pessoa "mais inteligente do futebol" para ver que dar carta branca aqueles grunhos e labregos iria redundar em merda. Que a dita pessoa "mais inteligente do futebol" não tenha previsto algo tão óbvio, isso sim é algo chocante.
Não tenho a mesma visão do que vocês. Acho que o Pdc foi sempre consciente do que estava a acontecer e bem inteligente na gestão contextual do momento.

Ele percebeu que estava nos eu canto do cisne, que o corpo estava a fraquejar e moveu todas as suas forças para pilhar tudo o que podia continuando a ganhar para não levantar ondas. Ele tinha perfeita noção que o clube não seria uma monarquia e que não teria o seu sangue a liderar o clube.

Com essa percepção entrou em modo pilhagem para salvaguardar a sua família, que a meu ver ele valorizou mais que a família azul e branca.

O que criou as maiores ondas, foi um aumento da qualidade da concorrência por estes estarem mais organizados que outrora contando como sempre contaram com os media e os poderes instalados do seu lado. Com essa dificuldade a conseguir resultados consistentes e com as pilhagens que fazia o clube começou uma derrocada financeira que em última análise colocou a sobrevivência do clube em cima da mesa.

OS SD foram um braço armado, uma guarda pretoriana a que ele dava migalhas e asseguravam músculo, controlo do pensamento colectivo e repressão aos sócios.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
24,072
32,891
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
a que ele dava migalhas
Migalhas era o que os Madureira passavam aos outros... Para eles não eram migalhas... Férias 5/6 vezes ao ano em qualquer lugar, dinheiro dos bilhetes, dinheiro do merchandising dos SD, carros de alta cilindrada e casas de milhões à beira mar... Já para não falar do dinheiro espalhado pela casa toda que no final de contas eram dezenas de milhares de euros avulsos...

Entre isto tudo, o Madureira conseguia tirar um salário se calhar acima de um administrador do FCP.

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
2,862
6,488
Eu acho que previu mas tal como aqueles donos de cães de grande porte que acham que vão ser sempre capazes de ter força para puxar a trela ao bicho só porque o conseguem fazer enquanto os cães são novinhos, ele também achou que ia ser sempre capaz de controlar os SD. Aí desvalorizou o poder da grunhice e dos meios onde o banditismo costuma florescer ou então sobrevalorizou a sua própria capacidade de contenção.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
24,068
32,294
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Migalhas era o que os Madureira passavam aos outros... Para eles não eram migalhas... Férias 5/6 vezes ao ano em qualquer lugar, dinheiro dos bilhetes, dinheiro do merchandising dos SD, carros de alta cilindrada e casas de milhões à beira mar... Já para não falar do dinheiro espalhado pela casa toda que no final de contas eram dezenas de milhares de euros avulsos...

Entre isto tudo, o Madureira conseguia tirar um salário se calhar acima de um administrador do FCP.
Migalhas tendo em conta o tamanho do roubo que foi às dezenas de milhões/ano.

Obviamente que essas migalhas fez com que o Madureira tivesse um rendimento de administrador.

O sentimento de impunidade e a burrice fez com que ao invés de ser recatado ostentasse todos esses sinais de riqueza

• Like
Reações: Raba

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,874
9,015
A única coisa que o ex. presidente (eventualmente) não previu foi que a coação, intimidação e as ameaças tivessem resvalado para a agressão.

E mesmo assim, nada fez para as evitar, pois durante aqueles segundos/minutos ainda teve a secreta esperança (já em desespero) que a situação podia-lhe ser favorável em relação às votações nessa AG.

Também não previu que o seu opositor nas eleições tivesse tido a coragem de avançar já e com tanta força e impacto.

Tudo o que aconteceu ao longo dos últimos largos anos foi feito conscientemente, a seu favor, com o objetivo de se perpetuar na presidência:

O conluio com a principal claque;

A criação de testas de ferro;

Contratações e vendas dúbias;

A campanha miserável baseada em mentiras, falsidades, ilusões, rasteirices e ordinarices e paga pelo próprio Clube.

A doença grave escondida, num homem já de si com 86 anos, mas que, perdendo as eleições, tinha muito a esconder dos associados.

brunovale1893

Arquibancada
18 Setembro 2025
160
133
A única coisa que o ex. presidente (eventualmente) não previu foi que a coação, intimidação e as ameaças tivessem resvalado para a agressão.

E mesmo assim, nada fez para as evitar, pois durante aqueles segundos/minutos ainda teve a secreta esperança (já em desespero) que a situação podia-lhe ser favorável em relação às votações nessa AG.

Também não previu que o seu opositor nas eleições tivesse tido a coragem de avançar já e com tanta força e impacto.

Tudo o que aconteceu ao longo dos últimos largos anos foi feito conscientemente, a seu favor, com o objetivo de se perpetuar na presidência:

O conluio com a principal claque;

A criação de testas de ferro;

Contratações e vendas dúbias;

A campanha miserável baseada em mentiras, falsidades, ilusões, rasteirices e ordinarices e paga pelo próprio Clube.

A doença grave escondida, num homem já de si com 86 anos, mas que, perdendo as eleições, tinha muito a esconder dos associados.
Nessa Assembleia Geral, o principal culpado foi o Lourenço Pinto, que assistiu a tudo impávido e sereno. Não fez nada. Ele era o presidente da Assembleia Geral. Devia ter sido o primeiro a ser expulso de sócio.

Ricky Silva

Lugar Anual
18 Julho 2025
2,862
6,488
Nessa Assembleia Geral, o principal culpado foi o Lourenço Pinto, que assistiu a tudo impávido e sereno. Não fez nada. Ele era o presidente da Assembleia Geral. Devia ter sido o primeiro a ser expulso de sócio.
O dr Lourenço Pinto não estranhou o ambiente pois recordou-se de que quando esteve na assinatura do tratado de Tordesilhas a coisa também aqueceu mas não passou disso.