Ontem algures durante o cortejo funebre, aquele historiador do Porto Canal dizia que PdC tinha trazido muitas glorias a todos os portugueses.
Achei mesmo ridiculo, ainda para mais vindo de alguem supostamente estudioso.
PdC trouxe muitas alegrias AOS PORTISTAS. e muitas tristezas a todos os portugueses nao portistas, com uma ou outra excepcao.
Na minha perspetiva, estando eu mais na capital, eu creio e friso que Pinto da Costa UNIU O PAÍS - é esta a frase que deixei no seu livro de memórias preparado pela Casa do Porto de Lisboa, a delegação N.º1 do FC Porto (não será por acaso), acompanhado de um cachecol de PORTUGAL, que levei para Gelsenkirchen no ano passado para cumprir o sonho de ver presencialmente a seleção jogar num Europeu. São esses lugares, tal como o Estádio do Jamor, que muitos não querem que a final da Taça seja lá mais (espero eu apenas pela fraca logísitca), que Pinto da Costa tornou especial e nostálgico.
É com o cunho dele e Pedroto que, pela via do desporto, o Norte tornou-se mais relevante e preponderante na sociedade nacional. Ouvimos tanta gente anónima pela televisão disse que ele ajudou o Norte. Sabemos bem, apesar de num país pequeno, toda a região Norte impacta no PIB português; o recuperar de onde vem a grande produção e produtos portugueses; de onde as gentes de maior vontade e desejos (começando pelo meu pai e minha mãe) saem para fora com o objetivo de procurar uma vida melhor e regressar um dia às suas terras; por fim, a quem deu o nome a Portugal como diz o nosso hino.
Uniu o país porque não é só para o Algarve que se vai de férias, e entre outras tantas coisas que podia dizer.
E o historiador não teve nada mal na emissão do Porto Canal, é um entusiasta do passado social e cultural que deu alento ao Tiago Marques durante aquelas horas todas. Foi a única que vi e acredito sendo mais sóbria com tudo o que está espalhado pela internet, ou não se acreditem que o Porto Canal filmou muita coisa ao longe para não ver algum degredo já descrito por aqui.