O meu pai e a minha mãe estavam dementes quando morreram. Faziam coisas que não quero contar, mas os filhos tentavam sempre protegê-los.
O pior aqui é mesmo isso. Parece que não há ninguém à volta dele que tente protegê-lo destas figuras que está a fazer, desta imagem que está a deixar como herança.
Vou-te contar, a minha avó entrou na última década da sua vida num longo processo de demência, na mesma fez guerras com toda a gente, de vizinhos a familiares, foi expulsa dos estabelecimentos que frequentava por falar mal de toda a gente, acusou este que aqui está, que lhe pagava as contas médicas e até eletricidade água e gás que ela se esquecia, com o meu dinheiro, acusou-me de lhe roubar dinheiro da conta, de depositar cheques seus nas minhas contas quando ocorreu o fantástico oposto ao longo de anos, ou seja eu a depositar-lhe dinheiro e cheques na dela para nenhum cuidado lhe faltar.
Acabou a acusar os familiares que dela cuidavam com carinho de todas as atrocidades imagináveis, desde lhe baterem (partiu duas vezes o mesmo braço por ter caído por já ter falta de equilíbrio sozinha em casa e andou a acusar familiares de o terem feito) entre outras coisas.
O estado de degradação mental pode levar uma pessoa a perder completamente a personalidade e pior, parece que só fica com os traços maus e todos os outros se eliminam.
Infelizmente faleceu de repente sem que eu pudesse fazer as pazes com ela, mesmo que ela estivesse já inconsciente da realidade.
Mas hoje posso dizer que tudo lhe perdoei.