Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,165
3,919
Não concordo, mas por isso é que estamos aqui a debater civilizadamente.
Começou esses 10 anos indo buscar o Luigi del Neri, isto para uma equipa que acabara de se sagrar Campeã Europeia. Despediu-o ainda antes de começarem as competições para ir buscar o Victor Fernandez, que também acabou por despedir. Acabou a época com o José Couceiro. Cada um melhor do que o outro.
Nessa mesma época, apesar de ganhar mais de 100 milhões de euros em transferências, achou por bem meter o FC Porto em fundos de transferências, alienando passes de jogadores a torto e a direito sem qualquer necessidade, como muito bem mostra o Draconen no Tribunal do Dragão.
As negociatas, as comissões. Para mim, a raiz da situação financeira dos últimos 10 anos está aqui, no pós -Champions 2004.
É verdade que esses 10 anos acabaram bem, 1 Liga Europa numa época irrepetível de André Villas-Boas e 2 campeonatos seguidos do Vitor Pereira. Mas os sinais estavam lá todos, basta ver o golo da vitória em 12/13 com uma assistência de Liédson, um manco (literalmente) chegado em Janeiro, para o golo de um Kelvin que foi o que o treinador arranjou no banco. Já não havia dinheiro para mais.
Quando falo em bom/razoável, não olho só para os resultados desportivos. Senão, estes últimos 10 anos não teriam sido tão mais como foram
Esses 10 anos correspondem a 2002-2012 (sensivelmente isso); em que ganhamos 3 titulos europeus, 1 mundial e 8 campeonatos em 10 (e onde nos lançamos para o nono).

Se achas que o pós 2004 é o pior; eu acho exatamente o oposto.
Tetra campeonato e depois tri, domínio absoluto já com o benfica a subir um pouco de nível (comparativamente aos 90s), uma série de jogadores de top a entrarem e a darem rendimento desportivo e financeiro.
Para mim é de longe o melhor período de PdC e se formos objetivos nem sequer há muito para discutir (eu sei que podemos discutir pra lá da objetividade e falar da dificuldade inicial para levantar o clube, concordo).

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

• Like
Reações: Portista Azul

dragon55

Tribuna
30 Março 2019
4,062
5,510
O problema em 2004 foi contratar o hype italiano Del Neri não percebi bem porquê, haviam opções melhores em Portugal, estupidez total, remediou-se com o Fernandez mas não foi a tempo, quisemo-nos armar em Real Madrid e fomos contratar Diego, Luis Fabiano com altos salários e comissões.

Resultado perdemos o título e depois fartamos de contratar outros jogadores mediocres. O dinheiro ganho na Champions de 2004 foi co caralho, as vendas de R.Carvalho, Paulo Ferreira e outros foi tudo co caralho. Tudo mal gerido.

classic

Bancada central
12 Julho 2024
1,947
2,416
O grande historiador Donnie Walsh Trump, continua a bombar. Tenta as maiores acrobacias, qual Simone Biles, para tornar a melhor era de sempre do Fcp em razoável, mas agora já emendando para "boa".
Para ele, de certeza, a carreira do Pepe foi assim, digamos que pró mediana. E os 19 anos sem títulos foram maravilhosos. Ahahahahah

A argumentação é tão patética, que fala da perda de poder nas instâncias. O que seguramente só engrandece o feito: Champions, 2 ligas europa, mundial e 7 titulos em 10 anos, tudo isto sendo alegadamente, segundo Walsh, roubados. Só mais a favor da melhor era de sempre. Parece que o que o Donnie gostava era de títulos, segundo ele, à custa do poder. Gente séria, está visto.

Mas há mais, no post original o biográfo do Porto, fala em 20 (VINTE) anos excepcionais e 10 (DEZ) razoáveis/bons. Agora vem dizer que falou de 22 vs 9. Esta emenda com o objectivo de tirar a champions à década e assim poder insistir e reformular a sua teoria. Um autêntico fake maker. Ventura tens aqui um rival à altura.

Keep on!

Última edição:

Sky

Tribuna Presidencial
1 Julho 2013
8,901
7,481
Conquistas
4
Felgueira
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • João Pinto
  • Jorge Costa
O problema em 2004 foi contratar o hype italiano Del Neri não percebi bem porquê, haviam opções melhores em Portugal, estupidez total, remediou-se com o Fernandez mas não foi a tempo, quisemo-nos armar em Real Madrid e fomos contratar Diego, Luis Fabiano com altos salários e comissões.

Resultado perdemos o título e depois fartamos de contratar outros jogadores mediocres. O dinheiro ganho na Champions de 2004 foi co caralho, as vendas de R.Carvalho, Paulo Ferreira e outros foi tudo co caralho. Tudo mal gerido.
É este o ponto que considero ser o mais baixo de todos da gestão de JNPdC. Após dois êxitos internacionais e muito dinheiro encaixado não houve a ambição equilibrada de nos mantermos lá em cima. Nesta situação não se pode dizer que foi apanhado com as calças na mão, conforme aconteceu em 2011. Foi muito mau.

Sonic

Tribuna
13 Fevereiro 2024
3,447
5,877
O grande historiador Donnie Walsh Trump, continua a bombar. Tenta as maiores acrobacias, qual Simone Biles, para tornar a melhor era de sempre do Fcp em razoável, mas agora já emendando para "boa".
Para ele, de certeza, a carreira do Pepe foi assim, digamos que pró mediana. E os 19 anos sem títulos foram maravilhosos. Ahahahahah

A argumentação é tão patética, que fala da perda de poder nas instâncias. O que seguramente só engrandece o feito: Champions, 2 ligas europa, mundial e 7 titulos em 10 anos, tudo isto sendo alegadamente, segundo Walsh, roubados. Só mais a favor da melhor era de sempre. Parece que o que o Donnie gostava era de títulos, segundo ele, à custa do poder. Gente séria, está visto.

Mas há mais, no post original o biográfo do Porto, fala em 20 (VINTE) anos excepcionais e 10 (DEZ) razoáveis/bons. Agora vem dizer que falou de 22 vs 9. Esta emenda com o objectivo de tirar a champions à década e assim poder insistir e reformular a sua teoria. Um autêntico fake maker. Ventura tens aqui um rival à altura.

Keep on!
Tu nao és o Kerouac. É patético andares a fazer-te passar por outro user (embora com gostos e pintismo similares e quiça até se conheçam).

Outrora o meu "nariz" detectava isso rapido. Depois perdi o fulgor, parecia que o covid o tinha estragado.

Mas o "nariz" apitou de novo, mostrando que os dotes ainda estao bem presentes.

Habemus Saul com n.

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
4,451
4,576
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson

Keep on!
O Porto teve 30 anos de PdC em que fomos muito melhores que os outros. Nos últimos destes 30 o SL Bosta já se movimentava para minar o futebol português voltando ao tempo e regime onde os títulos eram encomendados pelo estado novo no início da época.

O PdC foi um grande senhor e engrandeceu o clube, ninguém lhe tira esse feito, mas também ninguém lhe tira que destruiu quase tudo o que tinha criado sugando, junto com a corja o clube até ao tutano.

Se não saiu em ombros do clube só a si próprio o deve e podendo ter uma reforma sendo venerado pelos sócios, acaba tendo a maior parte deles contra si. Culpa dele.

Eu vou sempre lembrar-me de tudo de bem que fez ao clube e de ter trazido o clube de um clube regional para o maior clube português, mas que não tenha o displante de comentar seja o que for do novo Porto. perdeu esse direito com o que fez.

classic

Bancada central
12 Julho 2024
1,947
2,416
Tu nao és o Kerouac. É patético andares a fazer-te passar por outro user (embora com gostos e pintismo similares e quiça até se conheçam).

Outrora o meu "nariz" detectava isso rapido. Depois perdi o fulgor, parecia que o covid o tinha estragado.

Mas o "nariz" apitou de novo, mostrando que os dotes ainda estao bem presentes.

Habemus Saul com n.
Gosto muito de Sonic Youth, adoro mesmo. O meu álbum preferido é o Daydream Nation.

classic

Bancada central
12 Julho 2024
1,947
2,416
Sim, é good.

Bem vindo de volta, não me fodas é muito o juizo 😆
Depende. Se escreveres que a melhor década do Fcp, com champions, 2 liga europa, mundial e 7 títulos em 10, é razoável, ficas marcado. E se depois passares a década para 9 anos, aí então, foge, é o melhor que te posso dizer.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
85,753
152,072
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Depende. Se escreveres que a melhor década do Fcp, com champions, 2 liga europa, mundial e 7 títulos em 10, é razoável, ficas marcado. E se depois passares a década para 9 anos, aí então, foge, é o melhor que te posso dizer.
Eu já dei a minha opinião neste tópico na sequência do assunto. Sobre o comando de Pinto da Costa fizemos 30 (82/2012) anos de ouro, depois os 12 anos seguintes houve decadência progressiva.

• Like
Reações: RC_FCP e BestDragon

classic

Bancada central
12 Julho 2024
1,947
2,416
Eu já dei a minha opinião neste tópico na sequência do assunto. Sobre o comando de Pinto da Costa fizemos 30 (82/2012) anos de ouro, depois os 12 anos seguintes houve decadência progressiva.
Concordo em absoluto. Mas até gosto de ver a coisa por décadas, desde que sejam décadas de 10 anos.
Convém é recordar que a década 90, também de muitos títulos, também ficou marcada por dívidas à segurança social, fisco, salários em atraso...o Amorim, o Belmiro, o Violas, sobretudo este, foram dando uma ajuda.

Edgar Siska

Grande Capitão JC2#
9 Julho 2016
85,753
152,072
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Concordo em absoluto. Mas até gosto de ver a coisa por décadas, desde que sejam décadas de 10 anos.
Convém é recordar que a década 90, também de muitos títulos, também ficou marcada por dívidas à segurança social, fisco, salários em atraso...o Amorim, o Belmiro, o Violas, sobretudo este, foram dando uma ajuda.
O início dos anos 90 fez-se muito com pouco.
Os outros até jogadores pagos pela RTP tinham é verdade.
O Violas que nem portista era ajudou bastante o clube.