Há gente que não mede as palavras! Dizer que "o FC Porto era um clube regional..." é de uma ignorância atroz. Quando Pinto da Costa chegou a Presidente do FC Porto, já tínhamos conquistado Campeonatos Nacionais e Taças de Portugal. O que mais me dói, é serem portistas que como eu viveram o FC Porto na era antes Pinto da Costa. Que houve um FC Porto antes e outro depois de Pinto da Costa, ninguém o pode negar, os troféus falam por si. Agora vir dizer que "o FC Porto era um clube regional", é inqualificável. O que PInto da Costa e Pedroto fizeram, foi não permitirem que tratassem o FC Porto como um "ser inferior" pelo poder mafioso da Capita do Império.
É a realidade. O FC Porto tinha uma base regional, isto é, centrada essencialmente na cidade do Porto. Mesmo o distrito, até certo ponto, diria que tinha tantos ou até mais benfiquistas.
E o Norte do País, de um modo geral, tinha muitos mais benfiquistas. Mais para sul, o FCP não existia.
Recordo-me sempre da história que um familiar meu contou: estava ele a ver a final de Viena num café, em Lisboa (trabalhava lá temporariamente), e quando o Juary marcou, festejou efusivamente. Ora, o café estava cheio de benfiquistas, tendo de sair para não ser agredido. Sim, só por festejar.
No mesmo dia, voltou para o Porto.
De facto, o FCP, com Pedroto e PDC, deixou de ser um clube da cidade do Porto - tornou-se no clube por excelência de todo o Norte do País, alastrando a sua base de apoio para um nível nacional.
Éramos já um grande, mas tal não significava que tivéssemos uma base de apoio sonante espalhada por todo o país.
Nota: penso que o próprio PDC já o afirmou antes.