Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente dos Presidentes (1937 - 2025)

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,850
17,861
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Teófilo Cubillas disse:
A realidade é que não dá para aceitar não termos modalidades que os outros grandes têm, sendo que em algumas (como o voleibol) temos grande tradição.
Eu aceitaria perfeitamente, ao contrário da maioria (até ver....) dos adeptos.

Somos o Futebol Clube do Porto, não o Sport Clube do Porto.

A propósito, sempre achei ridículo usar esse nome nas outras modalidades.

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
24,617
27,852
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Barrigana disse:
Eu aceitaria perfeitamente, ao contrário da maioria (até ver....) dos adeptos.

Somos o Futebol Clube do Porto, não o Sport Clube do Porto.

A propósito, sempre achei ridículo usar esse nome nas outras modalidades.
Nao te entendo...é o nome do clube, nao é a definição do clube, o ecletismo é uma expressao de dimensao.
A mesma logica do nome serviria para dizer que nao faz sentido apostar em ter adeptos fora da cidade do porto, "somos um clube do Porto".

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,850
17,861
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Miguel Alexandre disse:
Nao te entendo...é o nome do clube, nao é a definição do clube, o ecletismo é uma expressao de dimensao.
A mesma logica do nome serviria para dizer que nao faz sentido apostar em ter adeptos fora da cidade do porto, "somos um clube do Porto".
O nome da cidade remete para a localização da sua sede, que é no Porto, num sentido mais concreto. Num sentido mais emocional, remete para a ligação - assumida - com a cidade que viu nascer o clube.

Não faz sentido, desculpa, a tua comparação usando os adeptos.

Se um adepto do Porto no Algarve entende que gosta de um clube que faz da sua ligação à Cidade do Porto um porta estandarte, isso é com ele. O clube não é responsável por isso diretamente.

O que não faria sentido era ser o Futebol Clube do Porto e transferir o estádio e sede para, sei lá, Aveiro.

Quanto ao ecletismo: lamento, mas o futebol é que faz mover a roda em Portugal. Todo o respeito por quem gosta de outras modalidades, mas é-me indiferente se o Porto as tem ou não. Apenas sigo o Porto no futebol, o resto passa-me ao lado.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,514
27,604
Gaia
Se o FC do Porto sobreviveu a dezenas de anos sem ganhar nada no futebol foi porque alimentamos a alma com grandes vitórias no:
-Voleibol campeoes em (1968–69, 1969–70, 1970–71, 1972–73, 1974–75, 1976–77, 1978–79, 1985–86)
-Andebol de 11 (29 x campeoes (1938/39; 1939/40; 1940/41; 1941/42; 1942/43; 1943/44; 1944/45; 1946/47; 1948/49; 1949/50; 1950/51; 1951/52; 1952/53; 1953/54; 1954/55; 1955/56; 1956/57; 1957/58; 1958/59; 1959/60; 1966/67; 1967/68; 1968/69; 1969/70; 1970/71; 1971/72; 1972/73; 1973/74; 1974/75)
-Natação
-Hoquei campo
-Ciclismo ( Títulos de Campeão por equipas: 1948; 1949; 1950; 1952; 1955; 1958; 1959; 1962; 1964; 1969)

Outra vertente é a representatividade sociológica e regional, há centenas de miúdos e miúdas do Norte, do Porto e Portistas a representar clubes de lisboa simplesmente porque o FC do Porto não tem a iniciativa de abrir a modalidade.

Trata-se de vontade POLÍTICA do clube, senão vejam o exemplo do ciclismo de um  momento para o outro estamos na estrada e a ganhar.

O dominio desportivo do País também passa por isto, ainda me lembro de festejarmos titulos de Juniores como se uma Liga dos campeoes. O Gomes, o Rodolfo e outros que o digam.

PS: Não despertar para o Desporto no feminino é mais um erro da estratégica da sad e da sua falta de visão.

ASCD

Tribuna Presidencial
24 Agosto 2016
6,553
2,798
@grandeporto

O ciclismo regressou através de uma parceria.
Tenho sérias dúvidas quanto à vontade do clube em direccionar mais recursos financeiros para as modalidades.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,514
27,604
Gaia
ASCD disse:
@grandeporto

O ciclismo regressou através de uma parceria.
Tenho sérias dúvidas quanto à vontade do clube em direccionar mais recursos financeiros para as modalidades.
-------------------------

E eu concordo com essa opçao estratégica e politica porque é uma das melhores maneiras de divulgar a marca FC o Porto e chegar coma nossa bandeira e emblema a todo o país e quiçá internacionalmente.

15 Março 2012
4,696
3,964
Uma equipa sénior de futebol feminino do FC Porto já devia estar a competir e lutar por títulos no campeonato e na taça de Portugal.

Para mim esta devia ser a prioridade principal, junto com o centro de formação que o clube devia ter a curto prazo, mas que numa nunca demonstrou interesse, e na noutra desde que foi anunciado como projecto para o novo mandato que nunca mais se ouviu falar.

Quanto às modalidades, vamos supor que amanhã o clube deseja reabrir o voleibol e abrir o futsal. O pavilhão consegue suportar mais uma ou duas modalidades com condições de treino e logística de espaço para todas as modalidades ao mesmo tempo?
Tenho algumas dúvidas mas gostava de saber a opinião de alguém que conheça a esse respeito.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,184
97,500
Para além do centro de formação, foi também anunciado um hotel temático do clube nos aliados, num edifício propriedade do FC Porto. O processo arrastou-se e nunca mais se falou de nada.

Para além do centro de formação, o futebol feminino e o voleibol deviam ser prioridades do clube para o curto, médio prazo.

socrates

Tribuna
11 Setembro 2017
2,834
1,735
o futebol feminino creio que ninguem liga. O futebol de salão mais competitivo com mais público era o ideal

juliolopes

Tribuna
29 Julho 2015
3,550
394
Conquistas
5
Porto
  • André Villas-Boas
  • Artur Jorge
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
Adorava que o nosso clube tivesse enumeras modalidades, mas também defendo que é melhor ter 3 ou 4 dotadas de meios e recursos para terem sucesso reiterado, do que ter 10 com apoio e recursos medianos que não nos permitem lutar para vencer. 

De todo modo, e caso se cumprisse a premissa que escrevi antes, adorava ter futebol feminino e futsal no nosso clube, e que fossemos uma potencia nacional nesses desportos, algo que faz falta ao Norte do pais.

Nós temos um papel muito mais importante para a nossa região do que os 2 clubes de Lisboa, representamos uma região com menos protagonismo mediático e politico. Temos de ser a baluarte desportivo do Norte do pais e o ecletismo é uma forma importante de o sermos.

Não me acredito que com actual cúpula algo seja feito, mas nunca se sabe.

BestDragon

#AVB2024
22 Maio 2011
17,424
15,482
socrates disse:
o futebol feminino creio que ninguem liga. O futebol de salão mais competitivo com mais público era o ideal
Pode-se não ligar, mas não entender que não ter cada vez mais as mulheres ao lado do FCP é um tiro nos pés!

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
58
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
BestDragon disse:
Pode-se não ligar, mas não entender que não ter cada vez mais as mulheres ao lado do FCP é um tiro nos pés!
Claramente que temos de ter uma equipa feminina seja lá a modalidade coletiva que for.É completamente inadmissível.Pode até ser hóquei em campo onde nosso clube tem um historial vastissimo,para mim tanto faz.

Blashyrkh

Tribuna Presidencial
11 Julho 2016
8,140
1,982
Conquistas
1
  • Novembro/17
apocalypto disse:
Para além do centro de formação, foi também anunciado um hotel temático do clube nos aliados, num edifício propriedade do FC Porto. O processo arrastou-se e nunca mais se falou de nada.

Para além do centro de formação, o futebol feminino e o voleibol deviam ser prioridades do clube para o curto, médio prazo.
não sei se deva ser o futebol ou não, mas que o FC Porto precisa de modalidades femininas.. precisa! e urgentemente! é impressionante a quantidade de mulheres adeptas que o FC Porto possui e apaixonadas pelo dia a dia do Clube!!!

e não é apenas na pratica desportiva, na administração e dirigismo também.

Mary Antas

Tribuna
20 Abril 2018
3,020
4,896
No feminino, além da Natação, que modalidades têm secção feminina?

Logicamente que não é sustentável ter a versão feminina em todas as modalidades, mas praticamente não ter também é triste.
Gostava de saber quantos apoiantes masculinos teria uma equipa de voleibol feminino lol
Dei o exemplo do volei na brincadeira, mas é uma modalidade com um campeonato competitivo e que leva muita gente aos pavilhões.

Relativamente ao futebol feminino, tem cada vez mais praticantes, mas infelizmente o Sporting "estragou" o campeonato. Jogam sozinhas nem dá pica. O Braga bem tenta mas só arranha.

De que clube eram as enormes Fernanda Ribeiro, Rosa Mota e Aurora Cunha?
Gostava muito que o clube pudesse ter pelo menos uma secção sénior feminina.

BestDragon

#AVB2024
22 Maio 2011
17,424
15,482
Mary Antas disse:
No feminino, além da Natação, que modalidades têm secção feminina?

Logicamente que não é sustentável ter a versão feminina em todas as modalidades, mas praticamente não ter também é triste.
Gostava de saber quantos apoiantes masculinos teria uma equipa de voleibol feminino lol
Dei o exemplo do volei na brincadeira, mas é uma modalidade com um campeonato competitivo e que leva muita gente aos pavilhões.

Relativamente ao futebol feminino, tem cada vez mais praticantes, mas infelizmente o Sporting "estragou" o campeonato. Jogam sozinhas nem dá pica. O Braga bem tenta mas só arranha.

De que clube eram as enormes Fernanda Ribeiro, Rosa Mota e Aurora Cunha?
Gostava muito que o clube pudesse ter pelo menos uma secção sénior feminina.
Eu adoro ver o volei feminino, sempre que posso vejo no PFC a selecção Brasileira e mesmo os jogos do campeonato, era muito bem vindo.

Zeus

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2015
10,956
5,428
Olimpo
Claramente o futebol feminino tem de ser uma das prioridades do clube, alias acho que o nosso clube já trabalha o futebol feminino na formação com a dragon force. Há cada vez mais miúdas a jogar à bola, potencial que Portugal tem no futebol feminino é imenso, só há pouco tempo é que se começou a tratar o futebol feminino de forma mais profissionalizada e os resultados têm saltado à vista como por exemplo a excelente campanha da seleção A no ultimo Europeu.

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
Por acaso o futebol feminino está cada vez a ter maior expressão a nível mundial. Eu vi o ultimo europeu e foi muito interessante assistir à parte táctica do jogo. Sabendo-se que as mulheres não têm as capacidades físicas e motoras dos homens isso acaba por dar uma maior importância à estratégia do jogo e às questões técnico-tácticas.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,514
27,604
Gaia
Num forum onde até há tópico para apreciar belas mulheres é estranho haver quem não apoie o futebol feminino.