Jorge Costa - #E2erno Capitão (1971 - 2025)

Trivelas

Arquibancada
4 Agosto 2016
441
247
Já outros sugeriram aqui e eu concordo: esta época a camisola 2 fica vaga, e na próxima passa para o Rúben Neves.
Mas se eu estivesse no lugar do presidente ia ainda mais longe e reforçaria o lado "sagrado" da camisola 2 decretando que a partir de agora ela só pode ser vestida por um portista formado no clube. Essa associação do nº2 à mística do clube poderia ser apenas uma coisa simbólica, mas são este tipo de simbologias que reforçam a identidade e a memória de um clube.
Não tem que ser necessariamente um jogador da formação, mas sim alguém que tenha conquistado a pulso essa honra.
A camisola 2 não se escolhe. É conquistada como quem sobe numa hierarquia.
Não me chocava, por exemplo, um Lucho ser (EDIT: nº2) capitão de equipa.

Mas não é, obviamente, a camisola de alguém que chega agora ao clube, seja português ou estrangeiro, seja barato ou caro, da formação ou não.
Camisola 2 é para quem está no clube há várias épocas e provou dentro de portas o mérito para a usar.

Última edição:

Eclipsisboy

UM PASSADO ÍMPAR E UM FUTURO RISONHO! 💙🤍
25 Maio 2014
32,926
49,664
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Ainda não acredito que isto é verdade. O nosso Jorge que nos deixou tão cedo! 😓

Faz-nos pensar em mil e uma coisas. Em como a vida é um sopro e que não vale a pena andarmos com guerrinhas estupidas e com mesquinhez no nosso dia a dia.

Capitão, meu capitão. És agora uma estrela no céu a brilhar e a olhar por nós. Estás no Olimpo, à beira de figuras como Pavão, Rui Filipe, Gomes, Reinaldo, Pinto da Costa, entre muitos outros. Obrigado por tudo e por tanto! 🥹😓🙏🏽

Até sempre, Bicho, o Implacável! 🖤🤍

Dagerman

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
5,990
6,684
Não tem que ser necessariamente um jogador da formação, mas sim alguém que tenha conquistado a pulso essa honra.
A camisola 2 não se escolhe. É conquistada como quem sobe numa hierarquia.
Não me chocava, por exemplo, um Lucho ser capitão de equipa.

Mas não é, obviamente, a camisola de alguém que chega agora ao clube, seja português ou estrangeiro, seja barato ou caro, da formação ou não.
Camisola 2 é para quem está no clube há várias épocas e provou dentro de portas o mérito para a usar.
Eu gosto da ideia de que a camisola 2 simbolizasse a mística do clube, e nesse caso ela só poderia ser usada por um portista (independentemente de ter saído da formação ou não), porque diga-se o que se disser, nenhum jogador sente o clube como um portista de nascença.

Tive pena que depois do Bruno Alves tenha deixado de se dar importância à simbologia da camisola 2, ao ponto de ser entregue a qualquer um, incluindo um jogador esforçado e profissional, mas que era do trafica, como o F. Cardoso. Então acho que devíamos recuperar essa importância simbólica da camisola 2.

Mas isso não significa que o nº 2 tivesse de ser o capitão, porque o capitão tem de ser acima de tudo um líder, e nem todos os jogadores nasceram para isso, por muito portistas que possam ser.

• Love
Reações: SD_1995

Dezzanove

Arquibancada
23 Fevereiro 2019
299
858
enquanto trabalho tenho HJ a companhia do Porto Canal e mesmo vendo as homenagens no Dragão continuo a recusar acreditar que o nosso Bicho, o nosso Capitão, a nossa extensão de adeptos no relvado nos tenha deixado de forma tão súbita e trágica.

As lágrimas caem... Desculpa capitão não puder fazer estes 400km que nos separam para prestar a homenagem que o nosso portismo exigia.

Desculpa Capitão.

Não me despeço porque tu és FCP e o FCP é ETERNO!!

Obrigado por tudo

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
17,346
22,492
Apesar de muito prematura a morte de Jorge Costa, não quero que a camisola número 2 seja retirada, e digo isto por respeito ao outro grande número 2 que também tivemos. Não sei. No mínimo dos mínimos, tenho mixed feelings em relação a isto.

Já que o presidente da assembleia geral falou dessa possibilidade.
Sou da mesma opinião... até porque o Jorge Costa não faleceu ao serviço do clube enquanto jogador. Aí seria um caso diferente! Mas o facto é que ele já não vestia a camisola 2 há quase 20 anos!