Jorge Costa - #E2erno Capitão (1971 - 2025)

fcporto1893

Bancada lateral
1 Julho 2018
517
515
Hoje pela primeira vez dei um cachecol meu do nosso clube e a dar tinha que ser a alguém que amasse tanto o Porto como eu.
Nascido em 1994, começando a ver futebol por volta dos meus 8/9 anos a sério e tendo como exemplo de portismo o meu pai e o meu avô, ver o Bicho em campo era sentir que eu ou o meu pai ou o meu avô estávamos lá. O primeiro capitão que eu vi e a partir desse momento passou a ser o exemplo para qualquer um que viesse a seguir. Ter visto a fila para entrar no P1, a quantidade de pessoas que andavam à volta do estádio só me deixa orgulhoso ao perceber que muitos portistas viam no Jorge o mesmo que eu.
Ficam as memórias e os bons momentos e mais um a puxar por nós lá de cima. Até sempre, capitão!

Fabio D. Gama

Superior
11 Janeiro 2019
60
189
Antes de mais, ainda é difícil digerir esta notícia... A vida é efémera, preciosa e volátil e nestes momentos apreendemos que temos de valorizar cada porção dela e de desfrutar da companhia daqueles que nos amam. Menos guerras e mais amor.

Escrevo estas palavras porque sinto como se uma parte do coração fosse arrancada. Para quem é da geração de 80 e 90, torna-se perceptível que o desaparecimento do Nosso Eterno Capitão representa a perda de um Herói de Infância, do 1° Líder que me lembro a vestir a braçadeira do nosso clube do Coração, de ver aquele jogador que não era o mais rápido nem o mais mágico, mas o que metia mais respeito, o jogador que (na minha humilde opinião) melhor representou e personificou TUDO O QUE É SER PORTO:

Carácter, Espírito Combativo, Disciplina, Força de Vontade, Compromisso, Coragem, Crença, Humildade, Resiliência tudo representado numa pessoa só, todos estes valores que sempre definiram a identidade e alma do nosso Grande Futebol Clube do Porto...

... Porque ser do FC Porto é muito mais que nascer na cidade ou na região, muito mais que representar o clube profissionalmente, muito mais que ser sócio ou que ir ao estádio religiosamente... Ser do FC Porto é transportar e demonstrar todos os dias, seja no que for ou com quem quer que seja, todos os valores que o NGC representa...

E nisso meus caros companheiros Portistas, não houve até hoje alguém melhor que nosso Eterno #2, Jorge Costa, o Bicho.

Fui jogador de Futsal quando era mais novo (hoje sou treinador), e para além de ter começado tarde nunca me destaquei em nada, por isso cedo aprendi a ver e a dar mais importância a jogadores "como eu", que não brilhavam tanto como outros mas que competiam e guerreavam contra estes. Tive inspirações pouco comuns para alguém que cresceu nos anos 90 e inícios de 2000, talvez por isso tenha escolhido o número 2 quando joguei. Podem imaginar quem me inspirou nessa escolha... Um dia disseram-me que era um Bicho a jogar... Não era o mais rápido, o mais forte, nem tinha os melhores "pés", mas não parava de correr, lutava por todas as bolas e nunca dava um lance como perdido. Nesse dia, ouvir esse elogio, deixou-me se sorriso de orelha a orelha. Hoje choro, choro como se de alguém próximo a mim tivesse desaparecido, porque Hoje é que me apercebi que Jorge Costa teve mais influência em mim e na minha forma de ser do que alguma vez tinha julgado, por isso... Obrigado Jorge Costa!! Obrigado por me teres inspirado a ser quem sou e ser um orgulhoso adepto do FC Porto!!

Ontem desapareceu um Herói das nossas vidas... Ganhámos uma Lenda para a Eternidade!!

Nuno Oliveira

Bancada lateral
21 Fevereiro 2023
767
1,171
10 de Abril de 2003. O meu primeiro e único jogo no Estádio das Antas. Eu tinha 12 anos e na altura fui com a minha irmã e o meu cunhado. Noite de chuva, impermeável vestido e sentado nas escadas. Que noite! 4-1. E ele estava lá! Capitão! Não me lembro de muita coisa, só mesmo do balde de água fria com o golo do Cláudio Lopez e o resto, o resto é história. O meu primeiro e único jogo nas Antas e o Jorge estava lá. Vou sentir a tua falta, Jorge!

Desde á uns anos para cá que não lido tão bem com este “tipo de mortes.” Talvez pela experiência pessoal mas a verdade é que a morte começou a impactar mais a minha vida. Talvez agora perceba melhor o Mundo. Foi assim com o Pinto da Costa, foi assim com o Diogo Jota e tem sido assim nos últimos tempos. Eu sei que a vida é assim mas custa-me por vezes aceitar que a vida seja assim. Esta saudade. Uma saudade que de experiência pessoal sei que acalma mas não vai embora. Dias melhores e outros piores.

Ao Jorge, um obrigado por tudo que representou para o Futebol Clube do Porto e também por tudo que fez nos últimos meses para reerguer esse mesmo Futebol Clube do Porto que esteve tão mas tão perto de ser destruído. O respeito é infinito. A saudade será eterna.

Á uns anos atrás li o livro do Jorge. Hoje voltei a pegar no mesmo livro e comecei a lê-lo novamente. Estejas onde estiveres, que continues a ser o capitão dos capitães! Até um dia! 🥺

💙🤍🐉

Carvalho4

Bancada central
26 Novembro 2017
1,448
104
Deixo aqui a citacao do Derlei no instagram que para mim me bateu como um soco no estomago.

"Porque não homenageamos as pessoas , e depois homenageamos as lendas…"
Tal como a mim. Foi esta frase que mais me marcou e deixou a pensar, não só no nosso Bicho, mas na vida.

Há muito, muito tempo que não escrevia aqui no Fórum. Tento vir cá todos os dias para me rir, entusiasmar ou procurar um pouco de paz nesta nossa comunidade do FC Porto. Por várias vezes, estive para voltar a escrever aqui. Desde a nossa última conquista do campeonato, à vitória do nosso Presidente em abril do ano passado, ao falecimento do Presidente ou do nosso Jota.

As palavras faltaram sempre, mas hoje tinha que escrever algo. E muito por esta frase marcante do Derlei. As minhas primeiras memórias, a sério, do futebol remontam a partir do ano de 2002. As nossas epopeias e conquistas maravilhavam-me. Os meus grandes ídolos eram Ricardo Carvalho, Deco e Vítor Baía. Apesar de admirar todos os nossos jogadores, aquele centralão de braçadeira com um 2 às costas tinha algo de especial.

Recordo-me de perguntar ao meu Pai, em pequeno e creio que pela altura do Euro 2004, o porquê de alguns jogadores usarem uma braçadeira e de serem capitães de equipa. A resposta foi "porque são melhores". Confuso, disse "então, o capitão devia ser o Deco". A nova resposta que o meu Pai me deu personificava na perfeição o nosso Bicho. "Melhor não significa ser melhor jogador. Melhor por dar o exemplo, nos jogos e nos treinos. Por liderar, não desistir, ajudar e inspirar os colegas."

O nosso Bicho já não fazia parte daquela seleção, mas lembro-me que com aquela descrição a primeira imagem que me veio à cabeça foi a do nosso número 2.

Ao eterno Jorge Costa, resta-me agradecer pelas primeiras memórias futebolísticas que tenho. Do seu comando na nossa defesa ao erguer as taças, UEFA e Champions. Agradecer por ter personificado o melhor de nós, Portistas, em campo e fora dele. Por inspirar gerações de Homens e Mulheres a serem melhores e a dar o melhor de si.

Cresci numa época em que todos queríamos ser Cristiano Ronaldo. Agora, numa época em que todos querem ser Mbappé ou Lamine, que muitos queiram ser como o Bicho. Eu irei tentar.

Ultra1992

Tribuna Presidencial
23 Maio 2016
13,972
12,231
Porto
Sd fodem tudo com os seus cânticos. A cantarem que só têm um capitão fodasse ridículo. Antes de Jorge costa ainda temos o João pinto e o Rodolfo que também representam muito a nossa história e não ficam nada atrás do Jorge.

• Like
Reações: jorgebest e ht80

Lord

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
9,943
7,306

SuzySD

Tribuna
26 Maio 2019
4,779
3,023
A RTP Madeira fez uma peça sobre a morte do Jorge Costa com imagens do ano em que ele jogou no Marítimo. As imagens são de um jogo em que ele foi expulso e do autogolo que ele marcou nas Antas... São muito fdp

• Like
Reações: pauloans e Galego