#EquipaB João Brandão - Treinador

Filipe Sá

Tribuna Presidencial
11 Julho 2012
5,033
3,401
Concordo com tudo, mas também podemos acrescentar que a equipa B serve para também criar jogadores de valor e negociá-los oportunamente (como qualquer escalão de formação).

Só não podemos é cair para uma liga semiprofissional - veja-se o Sporting B e o Braga B, liga sub-23 jamais.
Claro que não, nem eu quero isso.

Era mais no sentido de que "aceito" que se desça mas fazendo as coisas com sentido - se no fim não há qualidade para mais, resigno-me.

Agora, não "aceito" descer, quando o treinador decide jogar com um falso 9 contra uma equipa que ainda não tinha ganho um jogo e que ainda por cima para a posição de falso 9 deixe o Meireles no banco, por exemplo.

Se o FCPorto B entra em campo com um sistema tactico identico ao da A, com os jogadores nas suas posições, faz um jogo em se percebe qual é a intenção e no fim perde porque houve falta de qualidade, ou porque houve falta de acerto para marcar, ou pelo que for, não estou para aqui a escrever o que escrevi.

Gatão1983

"Saiam daqui, esta não é a puta da vossa casa"
14 Março 2023
2,566
7,015
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
Se o FCPorto B entra em campo com um sistema tactico identico ao da A, com os jogadores nas suas posições, faz um jogo em se percebe qual é a intenção e no fim perde porque houve falta de qualidade, ou porque houve falta de acerto para marcar, ou pelo que for, não estou para aqui a escrever o que escrevi.
Mais claro é impossível.

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
6,063
5,058
É verdade que os resultados estão a ser uma decepção mas julgo ser cedo para medidas radicais, tipo despedimento de treinador. Longe disso!

Mais a frio, a verdade é que estamos a 5 pontos do 5º classificado.

A II Liga, todos os anos, é fértil no sobe e desce classificativo. Há muita margem para progressão e o salto está à distância de duas ou três vitórias nos próximos jogos: Marítimo, Mafra, Leixões, Torreense, Paços e Oliveirense.

Manter o foco e o apoio.
Um pouco mais de engenho e sorte e menos de intervenção dos apitadeiros, a coisa compõe-se...

• Like
  • Não gosto
Reações: Mr. Mister e Tmgd99

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
22,427
24,514
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
“Fica uma derrota pesada, que nos dói e que nos marca”

FC Porto B perdeu com o Felgueiras (2-0), no Olival, na 6.ª jornada da Segunda Liga

Ainda não foi desta que o FC Porto B conseguiu a primeira vitória na Segunda Liga. Na 6.ª jornada da prova, os azuis e brancos foram derrotados pelo Felgueiras (2-0), no Olival, e João Brandão não tem dúvidas de que estes podiam e deviam “ter sido mais eficazes” até à expulsão de Abraham Marcus. Apesar do desaire, o próximo desafio será encarado “com o empenho e a dedicação de sempre”, garantiu o treinador.

O resumo do jogo
“Entrámos bem no jogo, com várias aproximações à baliza do adversário e oportunidades para marcar. Depois de não termos sido eficazes nessa altura, a equipa perdeu-se um pouco e estivemos muito precipitados. O lance da expulsão é uma prova disso mesmo e não pode acontecer. Sabíamos que com 10 seria muito difícil, mas não impossível. Quando o adversário faz o golo num ressalto, tentámos arriscar e fomos à procura do empate. Podíamos ter feito pelo menos um golo, que seria justo, e depois sofremos o 2-0 quando já estávamos a correr riscos.”

Venha o próximo jogo
“Com menos um jogador, tínhamos de apelar à superação, aos valores deste clube. A equipa tentou, teve o mesmo número de remates enquadrados a jogar contra 11. Até à expulsão, podíamos e devíamos ter sido mais eficazes. Fica uma derrota pesada, que nos dói e que nos marca, mas que também nos faz refletir e encarar o próximo jogo com o empenho e a dedicação de sempre.”

Agora já não é oportunidades, agora contamos "aproximações à baliza"...isto é gozar com quem trabalha

• Like
Reações: LeoMessi

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,137
3,273
Lisboa, 1979
Não vi o último jogo de forma contínua. Tendo visto um pouco mais da 2ª parte do que da 1ª parte. Também não vi alguns jogos do início da época.

Ainda assim, acho que por aqui vai um exagero tremendo.

Matematicamente, a equipa está duas vitórias do topo da tabela. Futebolisticamente, a equipa já apresentou bom futebol, perante equipas montadas para a subida de divisão e não tem tido, para ser benevolente, a complacência dos padres e acólitos da APAF vermelha.

Há pontos onde julgo que há coisas a apontar ao Brandão:

• O Processo - nesta nova metalinguagem do futebolês, o processo é aquilo que treino, que julgo que os jogadores aprendem e que supera tudo o resto. Aqui, a crítica é igual ao Brandão como o Vítor Bruno. Exemplo do processo. O Toni Martínez treinou desde o 1º dia da pré-época. O Toni Martínez foi ao estágio da Austria. Ontem, chegou o Samu. Quem vai ser titular amanhã? Para os dogmáticos do processo, Toni Martínez. Para os pragmáticos, Samu. O Toni Martínez poderia fazer pré-épocas durante uma década com o FC Porto, que se amanhã chega o Samu, o Jackson Martínez, o Falcao, o Licha, o Benny, o Jardel, o Gomes, o Mingos, o Kosta, etc...senta no banco, ponto final. Cabe ao Brandão, tal como ao VB, saber usar o processo em jogadores de valia semelhante. Ou não ostensivamente de categorias bem diferentes. João Mário e Martim (de hoje)? Aceito o processo. Eustáquio e Vasco? Aceito o processo. Zaidu e Moura? Processo? Brincamos? Aponto ao Brandão algumas escolhas mais filhas do processo que na seleção óbvia do talento.
  • Alteração do modelo táctico - Muito giro, numa fase avançada. Muito escorregadio, na fase de construção de uma equipa, ainda por cima, com tanta malta jovem. Assentar num 4-3-3 e dar uma referência de ataque à equipa - ANHA CANDÉ. O FC Porto B precisa de uma referência para esticar o seu jogo. Coisa simples, vulgar e básica. Qual é o melhor PdL do plantel? Anha. Se assim é, mesmo que o processo diga Mota ou a devaneio tático diga Gonçalo Sousa ou coisa que o valha, é de salutar sapiência manter as coisas simples. Joga o melhor. E o melhor é Anha.
  • Quanto aos 3 centrais, fazem a equipa perder um elemento de criatividade a meio campo. Acho que a equipa defende melhor se obrigar o adversário a ter que defender um criativo a meio campo. Colocar 3 centrais é convidar o adversário a subir e tomar conta do meio campo. Eu percebo a tendência das modas. Olhar para os calimeros do amorim e ver que aquilo resulta. Pois sim, com Gyo a atacar a profundidade criada pela subida do meio campo adversário. Ora, Anha não é Gyo. Muito menos é Gonçalo Sousa e demais. E anedótico seria meter o Mota, mesmo sendo uma mera hipótese académica (processo!). Não há quem ataque o profundidade com aquela contundência, logo, é melhor para a equipa ter um elemento criativo a meio campo. Mora, Gil, Meireles...alguém.
  • Não sei se é só responsabilidade do Brandão. Mas a insistência em jogadores como Rodrigo Fernandes e Marcus, porventura na esperança de dar alguma montra e negociar em Janeiro, causa alguma disrupção na equipa. São jogadores contrariados.
  • Está a dar demasiado espaço a jogadores com talento limitado (Rui Monteiro, António Ribeiro, Luís Mota)...

Apoio o Brandão em algumas decisões:

• Apoio a rotação na baliza. Não é benéfica, mas numa b, com dois GRs de valia semelhante, é para mim positivo.
  • Sem Martim Cunha e Cassamá, a ida a jogo do Dinis a defesa esquerdo é lógica e consistente com um passado onde já fez a posição. Quanto Kaio, nem na B, nem nos s19. Até ver, na dúvida, jogou pelo seguro. Acho bem.
  • Acho que o Castro dá qualidade à equipa. Não pode é faltar o médio mais criativo.
  • Embora pudesse ser mais ambicioso, acho que temos visto muito jovem jogador a meter o pé na equipa.

Creio que ainda é prematuro fazer a folha ao Brandão. Mas é verdade que tem que mostrar evolução. Esta equipa tem tido azar em alguns jogos, onde poderia ter marcado primeiro, o que mudaria o cariz do jogo, ou não sofrer tanto. A isto soma-se a habitual vontade de apitar contra o FC Porto.

Por fim, a minha visão do plantel. Divido em 4 grupos.

Usar muitas vezes:
G. Ribeiro, D. Fernandes, Dinis, Felipe Silva, Gabi, Martim Cunha, Domingos, Castro, Mora, Meireles, Anha, G. Sousa

Usar sempre que preciso (divido em 2 grupos - Potencial e Rendimento):
P - F. Sousa, Luís Gomes, Gil, A. Oliveira, J. Teixeira, T. Andrade
R - Adramane, R. Fernandes, Marcus

Usar em último caso:
Vinhas, Eric, A. Ribeiro, A. Leite, R. Monteiro, Alfa, Mota

Incógnitas:
Caicedo e Kaio. Destes nada vi. Alarcón, ainda dou o benefício da dúvida, mas a parca amostra está mais para "usar em último caso" do que para algum grupo acima. Djaló, não por não saber o que vale, mas porque não sei ainda se, de facto, está no plantel.

Dragão D'Ouro

🔵⚪️
8 Fevereiro 2023
12,130
16,477
Não vi o último jogo de forma contínua. Tendo visto um pouco mais da 2ª parte do que da 1ª parte. Também não vi alguns jogos do início da época.

Ainda assim, acho que por aqui vai um exagero tremendo.

Matematicamente, a equipa está duas vitórias do topo da tabela. Futebolisticamente, a equipa já apresentou bom futebol, perante equipas montadas para a subida de divisão e não tem tido, para ser benevolente, a complacência dos padres e acólitos da APAF vermelha.

Há pontos onde julgo que há coisas a apontar ao Brandão:

• O Processo - nesta nova metalinguagem do futebolês, o processo é aquilo que treino, que julgo que os jogadores aprendem e que supera tudo o resto. Aqui, a crítica é igual ao Brandão como o Vítor Bruno. Exemplo do processo. O Toni Martínez treinou desde o 1º dia da pré-época. O Toni Martínez foi ao estágio da Austria. Ontem, chegou o Samu. Quem vai ser titular amanhã? Para os dogmáticos do processo, Toni Martínez. Para os pragmáticos, Samu. O Toni Martínez poderia fazer pré-épocas durante uma década com o FC Porto, que se amanhã chega o Samu, o Jackson Martínez, o Falcao, o Licha, o Benny, o Jardel, o Gomes, o Mingos, o Kosta, etc...senta no banco, ponto final. Cabe ao Brandão, tal como ao VB, saber usar o processo em jogadores de valia semelhante. Ou não ostensivamente de categorias bem diferentes. João Mário e Martim (de hoje)? Aceito o processo. Eustáquio e Vasco? Aceito o processo. Zaidu e Moura? Processo? Brincamos? Aponto ao Brandão algumas escolhas mais filhas do processo que na seleção óbvia do talento.
  • Alteração do modelo táctico - Muito giro, numa fase avançada. Muito escorregadio, na fase de construção de uma equipa, ainda por cima, com tanta malta jovem. Assentar num 4-3-3 e dar uma referência de ataque à equipa - ANHA CANDÉ. O FC Porto B precisa de uma referência para esticar o seu jogo. Coisa simples, vulgar e básica. Qual é o melhor PdL do plantel? Anha. Se assim é, mesmo que o processo diga Mota ou a devaneio tático diga Gonçalo Sousa ou coisa que o valha, é de salutar sapiência manter as coisas simples. Joga o melhor. E o melhor é Anha.
  • Quanto aos 3 centrais, fazem a equipa perder um elemento de criatividade a meio campo. Acho que a equipa defende melhor se obrigar o adversário a ter que defender um criativo a meio campo. Colocar 3 centrais é convidar o adversário a subir e tomar conta do meio campo. Eu percebo a tendência das modas. Olhar para os calimeros do amorim e ver que aquilo resulta. Pois sim, com Gyo a atacar a profundidade criada pela subida do meio campo adversário. Ora, Anha não é Gyo. Muito menos é Gonçalo Sousa e demais. E anedótico seria meter o Mota, mesmo sendo uma mera hipótese académica (processo!). Não há quem ataque o profundidade com aquela contundência, logo, é melhor para a equipa ter um elemento criativo a meio campo. Mora, Gil, Meireles...alguém.
  • Não sei se é só responsabilidade do Brandão. Mas a insistência em jogadores como Rodrigo Fernandes e Marcus, porventura na esperança de dar alguma montra e negociar em Janeiro, causa alguma disrupção na equipa. São jogadores contrariados.
  • Está a dar demasiado espaço a jogadores com talento limitado (Rui Monteiro, António Ribeiro, Luís Mota)...

Apoio o Brandão em algumas decisões:

• Apoio a rotação na baliza. Não é benéfica, mas numa b, com dois GRs de valia semelhante, é para mim positivo.
  • Sem Martim Cunha e Cassamá, a ida a jogo do Dinis a defesa esquerdo é lógica e consistente com um passado onde já fez a posição. Quanto Kaio, nem na B, nem nos s19. Até ver, na dúvida, jogou pelo seguro. Acho bem.
  • Acho que o Castro dá qualidade à equipa. Não pode é faltar o médio mais criativo.
  • Embora pudesse ser mais ambicioso, acho que temos visto muito jovem jogador a meter o pé na equipa.

Creio que ainda é prematuro fazer a folha ao Brandão. Mas é verdade que tem que mostrar evolução. Esta equipa tem tido azar em alguns jogos, onde poderia ter marcado primeiro, o que mudaria o cariz do jogo, ou não sofrer tanto. A isto soma-se a habitual vontade de apitar contra o FC Porto.

Por fim, a minha visão do plantel. Divido em 4 grupos.

Usar muitas vezes:
G. Ribeiro, D. Fernandes, Dinis, Felipe Silva, Gabi, Martim Cunha, Domingos, Castro, Mora, Meireles, Anha, G. Sousa

Usar sempre que preciso (divido em 2 grupos - Potencial e Rendimento):
P - F. Sousa, Luís Gomes, Gil, A. Oliveira, J. Teixeira, T. Andrade
R - Adramane, R. Fernandes, Marcus

Usar em último caso:
Vinhas, Eric, A. Ribeiro, A. Leite, R. Monteiro, Alfa, Mota

Incógnitas:
Caicedo e Kaio. Destes nada vi. Alarcón, ainda dou o benefício da dúvida, mas a parca amostra está mais para "usar em último caso" do que para algum grupo acima. Djaló, não por não saber o que vale, mas porque não sei ainda se, de facto, está no plantel.
Concordo com quase tudo.

Discordo por completo no Rui Monteiro, tem sido dos melhores.

E também não entro no extremismo de ter de despedir o treinador. Quem vai a casa do líder dominar é porque não é assim tão mau.

Esta liga é muito nivelada e claro que os erros iniciais do GR e a arbitragem contribuíram para apenas termos 4 pontos.

• Like
Reações: Porto sentido

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
18,451
12,141
É verdade que os resultados estão a ser uma decepção mas julgo ser cedo para medidas radicais, tipo despedimento de treinador. Longe disso!

Mais a frio, a verdade é que estamos a 5 pontos do 5º classificado.

A II Liga, todos os anos, é fértil no sobe e desce classificativo. Há muita margem para progressão e o salto está à distância de duas ou três vitórias nos próximos jogos: Marítimo, Mafra, Leixões, Torreense, Paços e Oliveirense.

Manter o foco e o apoio.
Um pouco mais de engenho e sorte e menos de intervenção dos apitadeiros, a coisa compõe-se...
O problema não é o resultado, o problema é querer por o Gonçalo Sousa à Marega.

• Like
Reações: K92

dragaotrofa

Tribuna
25 Outubro 2013
3,130
4,689
Conquistas
5
  • Reinaldo Teles
  • Jardel
  • Pinto da Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
O problema é que não são só os resultados que são maus. As exibições têm sido muito fracas. Têm que haver mudanças na qualidade do jogo, caso contrário é necessário outro treinador que as consiga implementar.

• Like
Reações: Raba

Dragon Lonis

Bancada central
19 Julho 2006
1,833
1,154
Fim de linha. Não pode continuar.

Pior que os resultados e a classificação (último!) é a inexistência total de fio de jogo. Não há uma ideia, jogadores perdidos, fraca preparação física, não há nada de positivo que se veja. Nada.

• Like
Reações: Raba e TennantWho

Portista Azul

Tribuna Presidencial
5 Janeiro 2017
14,247
22,032
Conquistas
4
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González
Eu só gostava de saber o que é que o AVB pensou para ir buscar uma pessoa que como treinador principal foi sempre um desastre.

• Like
Reações: TennantWho

Chino

Lugar Anual
23 Julho 2022
9,035
19,736
Conquistas
1
  • Bobby Robson
O Jesualdo não ficaria 6 jogos sem vencer...
Lembro-me de ter ficado dois (duas derrotas consecutivas no campeonato) e caiu o carmo e a trindade e toda a gente o queria ver na rua. Acabámos campeões com toda a tranquilidade.