Tenho assistido ao início desta temporada da equipa b e estou deveras preocupado.
Mas primeiro, quero fazer uma abordagem mais geral. Coisas das quais o Brandão não tem responsabilidade.
A verdade é que a equipa B não tem sido uma prioridade desta direção. O motivo? Não sei. Os de sempre dirão que é porque querem descer a b e acabar com ela. Algo patético de se dizer, quando se contrata, por exemplo Vonic e Trofim para a tentar salvar na época passada. Eu, até ver, julgo ser um problema de prioridade. Na época passada, a estabilidade financeira do clube. Esta época, a reformulação da equipa A, com o largar de lastro de jogadores incapazes e tentar agregar talento à equipa. Algo que falta fazer na equipa B.
Quanto à equipa B, não acho que o seu único objectivo é formar jogadores para a equipa A. É a sua meta maior, sem dúvida. Mas, por exemplo, equipa campeã da segunda liga não produziu muitos jogadores para a equipa A, mas forneceu muitos jogadores que poderiam e deveriam ser melhores aproveitados em negócios com outras equipas. Não eram interessantes para o FC Porto, mas eram interessantes para outras equipas. Esta equipa B tem muitos jogadores pouco interessantes.
E este é um ponto que me causa alguma decepção que a direção do FC Porto. Até percebo, como explico acima, que não seja, nesta altura, uma prioridade dar a volta que a B tem que levar. O que vejo no arranque desta temporada é uma continuação de erros anteriores. Por exemplo, como é possível subir à B o Queta? Só porque tem contrato? Não serve. Se não serve...não se sobe.
Meter mais de 30 jogadores a treinar, com adições como Queta e perpetuações como o Rui Monteiro é uma dificuldade que se adiciona ao trabalho do treinador. Gente a mais, a maior parte sem talento.
Quanto ao Brandão.
Não sou eu ou qualquer outra pessoa aqui o fiel da balança.
São os jogadores, bons ou maus. Já não há um que o leve a sério. Se manda para trás, ficam. Se manda para a frente, ficam. Se manda ficar quietos, ficam.
Não há volta a dar quando um treinador perde o seu ascendente sobre o grupo de trabalho. Todos já o percepcionam como fraco. Mesmo os jogadores que beneficiam das suas escolhas (Marcus, na época passada, por exemplo), não o têm em melhor consideração.
Chegados a este ponto, por mais que custe a administração do FC Porto, é hora de tomar uma decisão.
Espero que a opção não seja mais um treinador de "autor". Mas alguém que por mérito mereça o lugar.
É hora. Brandão não é solução. É um problema em progressão exponencial. Já ninguém, dentro ou fora do clube, o leva a sério. Nem quando, como hoje, tenta falar grosso. Agora?!
Brandão é um adjunto deslumbrado que não encanta o seu grupo de trabalho.