Iván Marcano

Marcano 5

Marcano

4.93

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

4.93 Performance da Época
Jogos
14
Golos
1
Assistências
0
Amarelos
0
Vermelhos
0

chief

Tribuna
18 Maio 2016
3,086
3,901
30
Porto
Avalia como quiseres.
Coloca aí as estatísticas dos 3 em duelos, cortes, antecipações, alívios, golos e outras métricas e talvez te dê razão.
O Felipe teve uma primeira época fantástica. As outras foram medíocres.
Para mim estatísticas valem pouco.

Prefiro falar do que vejo. E do que vi é que tanto Felipe e Mbemba foram bastante superiores.

Tanto é que as melhores épocas do Marcano aqui e que fizeram a Roma vir busca-lo foram ao lado do Felipe. Até à chegada do Felipe, o Marcano era penoso. As pessoas têm memória curta.

E em relação ao Mbemba, assim que assumiu a titularidade para mim até tinha um rendimento bastante acima do Pepe. No último ano que fomos campeões, em que o Pepe ficou mais de metade lesionado, ele segurou uma defesa com o Fábio Cardoso e Zaidu.

O que é certo é que desde a saída do Mbemba nunca mais tivemos estabilidade defensiva. Não são coincidências.

onurB

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2015
5,904
9,136
43
Porto
Não posso começar porquê? É precisamente o que eu quero saber, porque a memória me pode estar a falhar.

São vários users a dizer que o consideram uma referência e a sugeri-lo para a estrutura. E como para mim é estranho, fiz e faço a pergunta muito simples e direta: o que é que ele fez para merecer tal estatuto? Não é retórica.
Neste plantel, obviamente que é uma referência. Estamos a falar de um jogador que sempre foi um excelente profissional, que sempre deu tudo pela camisola que tinha vestida.
Mais, a última imagem do Marcano (aquela que se costuma dizer como sendo a imagem que fica) é de um jogador de 38 anos, que conseguiu recuperar de uma lesão gravíssima que levaria ao fim de carreira para muitos jogadores bem mais jovens do que ele, voltar a jogar mostrando-se (é subjectivo, mas para mim, facilmente) como o jogador com mais nível do plantel naquela posição...e sendo ainda em vários o jogador que mais garra demonstrou, como se prova no seu último jogo oficial onde foi submetido a um esforço e situações impensáveis numa equipa que se diz profissional, sem nunca quebrar.
Por isso, sim, se a malta mais nova (é não só) não olharem para ele como uma referência, algo vai mal no tipo de pessoas que temos ali dentro do balneário.
E com isto, em nenhum momento estou a dizer que o Marcano seja um jogador de alto nível, porque não o é, mas é um grande profissional.
Agora, se não gostas dele porque não sorri ou porque num festejo de campeão do FCP disse que teve um ano de merda (numa época que esteve quase sempre lesionado, não contribuindo quase nada dentro de campo, querias que dissesse que teve um ano fabuloso?), aí já é contigo.

normal_person

Tribuna Presidencial
27 Julho 2017
5,335
7,073
Conquistas
3
  • Lucho González
  • Domingos
  • Deco
Excelente profissional. Vê-se que gosta do clube. Estranho não querer continuar.
Como jogador, soube quase sempre esconder as suas debilidades com bola. Excelente jogo aéreo. Com os pés era uma nódoa.

hugo mocc

Bancada lateral
24 Maio 2017
528
781
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
(...)
Juro que não consigo perceber qualquer admiração por este jogador. Bom profissional, mas também é para isso que são pagos.
Foi um, como tantos outros esquecidos, que passou pelo clube. Não me deixa marca nenhuma, nem boa nem má. E não vou ter saudades.
Os golos. Esses fazem muita falta.

Mas de resto concordo contigo.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
29,331
2,126
Iván Marcano de saída

Defesa de 38 anos representou o FC Porto durante dez temporadas

O vínculo contratual de Iván Marcano terminou e o atleta de 38 anos está de saída após dez temporadas ao serviço do FC Porto.

Nas duas passagens pela Invicta, a primeira entre 2014 e 2018 e a segunda desde 2019, o central espanhol realizou 267 jogos com a camisola azul e branca e consagrou-se como o defesa mais goleador da história portista (31).

Confirmada a partida de Iván Marcano, o FC Porto deseja-lhe as maiores felicidades para o futuro.

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,898
10,623
Era o melhor central entre os que temos...
Infelizmente acho que vamos cair no mesmo erro do ano passado com o Pepe.
Acho que neste caso foi ele que não quis renovar. Não faço ideia se é por desejo de terminar a carreira ou regressar a Espanha. Por mim pode ficar na estrutura.

• Like
Reações: vampire

Costa_Di_9

Superior
24 Junho 2025
16
52
Obrigado por tudo Marcano!
Tenho dificuldade em respeitar quem lesa o clube, mas entre a tua saída por 0, e a tua recontratação 1 ano depois por 5M€, faz-me não te culpar tanto.