Também não é bem assim.
O David Carmo começa a época na bancada por castigo, o Ivan Marcano assume até ao desaire em Vila do Conde.
O David Carmo entra na equipa e tem dois meses de titularidade, Liga dos Campeões, Campeonato e até Anadia onde sendo assim podia ter jogado o João Marcelo ou o Marcano.
É muito destacado o jogo de Brugge, mas ainda assim não esquecer que foi titular na mesma no jogo seguinte.
Depois saiu da equipa, da mesma forma como o Marcano também saiu. Aliás, ele acaba por sair inclusivé das convocatórias.
Se podemos entregar assim uma camisola do F.C.Porto? Não. Que faça pela vida e faça este ano ao Marcano o que o Marcano lhe fez em 22/23.
Se o Marcano renovar, é a renovação do melhor central do F.C.Porto.
Ps: ao inicio estava a "discutir" contigo o assunto, mas depois já foi um desabafo geral porque sei que não és daqueles que ter opinião diferente é o mesmo que iniciar uma guerra santa de 1000 anos.
Antes me mais, respondendo ao Ps, claro! Um fórum serve para troca de opiniões, ainda que haja quem se ache dono da verdade e sinta necessidade de denegrir o outro porque a sua visão sobre certos assuntos divirja.
Quanto ao assunto, eu não discordo que o Carmo tenha oportunidades. Inclusive, postou-se aí um vídeo de uma análise a um jogo, Carmo no Portimonense - Porto onde ficaram evidente os inúmeros erros, muitos deles que passam despercebidos, que ele comete. E que não pode a este nível.
Quando eu refiro o mesmo síndrome do Marega refiro-me a situações como: O Marcano fez um jogo horrível contra o Marítimo no jogo de abertura. Jogo em que o Carmo estava castigado. Em Vizela, jornada seguinte, mais um jogo horrível onde, apesar de tudo, fez um enorme corte - numa situação quee ele próprio "criou". Mas marcou o golo perto do fim. Assim que marcou esse golo comentei com os meus colegas: Titularidade está assegurada, apesar do jogo horrível. Dito e feito.
Questão de tempo e veio o desastre de Vila do Conde. Salvo erro, depois o David Carmo entra e sai no desaire contra o Santa Clara.
O Marcano acabou por fazer uma boa época, mas também foi cometendo erros que não foram tão punidos. Aliás, o Marcano naturalmente sofre de bias a partir do momento em que o vamos buscar depois de ter saído a custo 0.
Eu lembro-me do Evanilson na primeira época marcar sempre que entrava, lembro-me das boas exibições do Taremi, mas parecia que tinham de fazer sempre mundos e fundos, porque depois lá aparecia o Marega a titular, pronto a falhar n golos de encostar.
E esta foi a melhor época de sempre do Marcano connosco. Mas até ao fim desta mesma época, não havia nenhuma justificação para jogar com ele a titular - algo que culminou no Rio Ave - em vez da contratação de 20M no início da mesma. Quer pela qualidade quer pela vinda de lesão
O Pepe é o nosso melhor central, nunca será o Marcano, na minha opinião. Jogou é mais tempo, pois teve "sorte" no departamento das lesões.
O nosso mercado não pode ser feito destas renovações. O nosso mercado, que tão bem nos serviu no passado, é renovação gradual do plantel. Era não renovar com Marcanos e arranjar alguém jovem, João Marcelo, ou arranjar alguém que vá dar rendimento desportivo e financeiro.
Uma coisa é a renovação do Taremi. Top 4 mundial, poucos interessados para que valha a pena libertá-lo. Outra coisa é um central completamente substituível a nivel desportivo. Para não falar do historial de lesões. Há demasiadas perguntas.
Consegue manter o nível desta época ou voltará ao normal? Com o historial de lesões e idade, e se começar a ser como o Pepe, intermitente? Vamos brincar às duplas de centrais jornada sim, jornada não? Que rendimento financeiro dará? Como estaremos em jogadores vendáveis para o ano? O que acontece ao investimento do Carmo?
Obviamente, uma camisola do FCP merece-se. Com um determinado nível mínimo de qualidade e com entrega máxima. Mas há que ser coerentes. Se damos mais de 100 jogos a um zaidu, então não se pode ter medo de deixar uma contratação de 20M errar para crescer.
O meu desejo é, naturalmente, que o Carmo tenha aprendido e crescido. Que trabalhe no duro e ganhe o lugar por mérito e não obrigação.
No entanto, pondo ligeiramente de lado a boa época que o Marcano fez (E mesmo assim, acho que foi imensamente overrated. Há quem aplauda o vermelho que ele levou para não sofrermos o empate. Falta é referir que tudo isso surge de uma receção de bola ridicula, uma distração), eu continuo a ser contra esta política desportiva. Daí ser contra a renovação do mesmo. E ficarei muito fulo se houver lesões que o deixem de fora obrigatoriamente e não por mérito de quem concorre pelo lugar.
Agora, se temos dinheiro? Não. Mas é por este tipo de re-contratações, renovações, saídas a custo 0 que nos vemos "obrigados" a renovar com ele, só para não termos de ir ao mercado.