Não compares com o Mora, porque o nosso menino é intocável.
Mas compara com o Pepê, por exemplo. Ou com o André Franco. Molengão com a mania de craque? Quantos desses tens no plantel muito piores do que o Ivan Jaime?
Ah, os dados biométricos! Gostava tanto de ver os dados biométricos de alguns craques.
Engraçado que comparo muito com a minha profissão. Miúdos que estudam, esforçam-se e conseguem chegar ao nível 3 porque eu sou porreiro. E outros que são uns malandros, não estudam e não estão atentos mas são tão bons que não têm 5 porque não querem - ficam com o 4.
Eu preferia ter a titular no FC Porto um aluno de nível 4, mesmo que pudesse ser de 5 se não fosse malandro, do que um aluno que só chegou ao 3 porque mostrou ser muito esforçado.
Eu acho que faz sentido comparar com qualquer outro jogador, principalmente se jogar numa posição semelhante e se forem mais ou menos da mesma faixa etária (sim, eu sei que o Mora é muito mais novo).
O Mora não é diferenciado porque é da nossa formação mas antes porque tem os valores que todos apreciamos, porque dá uso ao talento que tem e porque é inteligente a jogar e a na maneira como se comporta no clube.
O Pepê é um gajo com uma técnica boa, boa entrega mas que é burro a jogar, principalmente a definir o último passe.
O Franco acho que dá o melhor que tem, mas o que tem é pouco, não condeno. Querias que dissesse ao VB para colocar o Jaime em vez dele porque tem mais técnica? Eu admiro mais quem dá tudo, mesmo que seja pouco, do que quem tem a mania que é jogador mas depois pouco faz para ajudar a equipa.
Faz-me lembrar alguns jogadores de 5ª feira que têm bom toque de bola mas que não correm nem suam e acham sempre que são os melhores em campo porque fizeram uns passes de letra e umas fintas engraçadas. Eu prefiro ter na minha equipa gajos que passem a bola e que lutem, raramente perco jogos com gajos desses na minha equipa.
Não acho que a analogia que fizeste faça sentido neste caso.
O futebol é um desporto coletivo e na escola ninguém estuda por ti, daí ser possível tu não te aplicares mas conseguires ter melhores notas que outros com menos capacidades que estudam mais.
Mesmo que o Ivan Jaime jogasse aqueles 1x1 perderia para um gajo com muito mais garra e entrega, desde que não fosse muito tosco.
Eu prefiro ter no Porto gajos que sejam minimamente humildes e tenham a noção do que fazem em campo.
O Nico, por exemplo, tinha tudo para ter atirado a toalha ao chão, porque veio da melhor escola do mundo de futebol, era mais ou menos famoso e nos primeiros tempos viu muito banco, mas não se armou em esperto e forçou a saída. Ao invés, trabalhou e esperou pelo seu momento e agora é um dos nossos melhores jogadores. E sabes qual é a diferença entre ele e o Ivan Jaime? Noção e humildade.
No ano passado vi o Porto em Barcelos (sou Barcelense) e fiquei impressionado com dois jogadores: Jaime e Chico.
Um porque me fazia levantar da cadeira cada vez que pegava na bola, pela maneira como agitava o jogo e pela velocidade e intensidade que jogava, dava para ver na cara dos defesas do Gil o desconforto cada vez que o Chico ia pegar na bola.
Por outro lado, o Ivan Jaime parecia que estava num treino de recuperação de 2ª feira, quase sempre a passo e sem nenhuma intensidade.
Não vi a mesma atitude dos defesas do Gil quando enfrentavam o Iván porque o gajo até podia fazer uma finta mas era logo apanhado por qualquer jogador que corresse com alguma veemência.
Isto tudo para dizer que pouco me importa o talento que um jogador tem se não tiver vontade e humildade para trabalhar mais e melhor.
Que olhe para o Nico e que aprenda, são compatriotas e falam a mesma língua.