Itália - Serie A 2024/2025

Cheue

12 Maio 2016
25,709
40,650
Conquistas
7
109
Que título tão mal perdido. Aquele 0-1 que deixaram escapar perto do fim em Nápoles, o 0-2 que deixaram escapar em Parma, o 1-0 que sofreram na compensação em Bolonha...a própria derrota em Turim após terem várias chances para marcar.

A concretizar-se, o Nápoles vai ser um dos campeões mais fracos do século.
já se sabe como é o Conte.
treinador de 1-0

a equipa é mais chata do que propriamente fraca.

Mr.Ribeiro 46

Tribuna Presidencial
26 Julho 2016
8,055
6,181
Verdadeiramente o campeonato da pé friagem. O Inter está a tentar imitar o Leverkusen de 2002 só que leva na boca nas meias finais em vez das finais.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,107
17,093
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Napoli pode chegar à liderança se ganhar hoje.
PS; Para quem não sabe a língua napolitana (há muitas em Itália mesmo com pequenas diferenças algumas mas que é produto da sua história, o chamado italiano é o florentino de Firenze/Florença) é a mais parecida com o português. Como o soube? Cerca de 50 anos atrás na estação de comboios por um velhinho napolitano que me ouviu falar e perguntou "português?"" confirmei e ele disse-me várias palavras napolitanas cujo sonorização eram iguais ao português.

maliano

Tribuna
27 Fevereiro 2022
3,532
8,237
Conquistas
3
PS; Para quem não sabe a língua napolitana (há muitas em Itália mesmo com pequenas diferenças algumas mas que é produto da sua história, o chamado italiano é o florentino de Firenze/Florença) é a mais parecida com o português. Como o soube? Cerca de 50 anos atrás na estação de comboios por um velhinho napolitano que me ouviu falar e perguntou "português?"" confirmei e ele disse-me várias palavras napolitanas cujo sonorização eram iguais ao português.
És uma caixinha de histórias e sabedoria, adoro

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
79,966
139,617
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Terá de ser ali nas redondezas, em Tessera ou Mestre ou o caraças.
Vai-se perder a magia de ser mesmo em Veneza como o velhinho Pierluigi Penzo.

• Like
Reações: bluevertigo

Neo

Tribuna Presidencial
8 Abril 2016
8,253
4,564
O Nápoles a ganhar por 2-0, tem tudo para ser campeão. Tem um calendário relativamente fácil e ainda pode empatar um jogo.

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
12,327
7,803
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Sim, há várias. Pensei, há décadas, o napoletano mais aberto quando cantado mas soa por vezes até mais agreste.
Como o catalão, que curiosamente também influenciou em Napoli.
Só na Puglia e Basilicata, há tantos dialetos. O leccese, no Salento, por ex. com os términos em u, como no romeno.

Que ambiente hoje, ao vivo, no Maradona!
"Milhões" depois também ao longo do Lungomare...

• Like
Reações: Viena e Devenish