por exemplo, esse do Alves Ribeiro que mencionaste, onde posso investir? É que eu tenho 0 noção, qunado penso em fazer um PPR seria sempre ir ao meu banco ou outro e investir num desses.
Para subscrever o PPR AR tens que ir ao banco Invest, que é o banco que tem esse PPR e criar lá uma conta.
Atenção que é fundo PPR e não seguro PPR, ou seja, não tem capital garantido.
Para teres os benefícios fiscais tens que levar o PPR até ao fim, ou seja, até a idade da reforma, caso contrário, se quisesses levanta-lo mais cedo (fora em determinadas circunstâncias previstas pela lei como doença grave, desemprego longa duração, etc) terias que devolver ao Estado tudo aquilo que ganhaste e não tenho a certeza se algum valor a mais por cada ano.
Agora opinião pessoal, se quiseres ganhar dinheiro com um PPR, tem que ser com um fundo PPR. Seguros PPR não te vão dar nada (em termos de rentabilidade), tirando o valor que lá meteres ao longo de anos/décadas.
Claro que depende do PPR em si, mas basicamente é isto, falando por alguém por experiência própria que teve o seu PPR em seguro durante mais de uma década e que mudou para fundo.
Os dois melhores fundo PPR's sao o AR e um que já puseram ai o STOIK.
Vai haver alturas em que vai estar a perder dinheiro, esta é uma delas, guerra, etc, mas em alturas/anos de crescimento, supera a perda largamente (como já alguém disse, tirando PPR's muitos agressivos com quase 100 % de acções, o que eu não aconselho, era preciso que todas as empresas que o fundo investe fossem a falência para perderes o dinheiro todo.. os seguros PPR também são seguros por aí, até ao dia (nunca aconteceu é certo) em que essa seguradora fosse a falência e perdias o dinheiro na mesma)).
A vantagem dos PPR face aos ETF's é no imposto que se paga na altura de levanta-lo, 8 % do PPR face a mais de 20 e tal % do ETF.
Esqueci-me só de referir uma coisa, o único caso em que não é aconselhável fazer um fundo PPR e mais vale ir para seguro, tem a ver com a idade da pessoa: alguém que já tenha mais de 50/55 anos, ou mais, a faltar já não muitos anos para a reforma, não é aconselhável ir para um fundo e aí mais vale juntar o dinheiro num seguro PPR, é isto que diz a teoria (se bem que alguém que esperasse por essa idade para juntar dinheiro para a reforma já ia bem tarde..).