Iniciados (Sub 15) - 2024/2025

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,473
544
Sub-15: Série vitoriosa interrompida em Braga

FC Porto empatou (1-1) na 9.ª jornada da Série Norte do campeonato

A equipa de iniciados do FC Porto empatou este sábado (1-1) na Academia do SC Braga, numa partida relativa à nona ronda da Série Norte do Campeonato Nacional de Juniores C, e interrompeu a série vitoriosa que trazia há sete jogos. Ainda assim, manteve-se isolada no topo da classificação com 22 pontos, mais três do que o Vitória SC. Salvador Valente abriu o marcador aos 15 minutos, mas os minhotos igualaram no arranque da segunda parte (1-1, 49m).

Os sub-15 azuis e brancos, orientados por José Violante, alinharam com Tomás Cruz, Salvador Ribeiro, Tiago Caires, Salvador Valente (Tiago Noronha, 59m), Salvador Garcia (cap.), Rafael Figueiredo, João Lourenço (Gonçalo Pereira, 59m), Gonçalo Fontes (Henrique Maduro, 59m), Guilherme Moreira (Kevin Cá, 65m), Gonçalo Santos e António Pereira (Miguel Magalhães, 70m).

No próximo sábado, às 15h00, os jovens portistas regressam ao Minho, mas para defrontar o Vitória SC no Complexo Desportivo Dr. António Pimenta Machado.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,473
544
“Estamos muito melhor preparados para defrontar o Vitória SC”

Sub-15 portistas deslocam-se a Guimarães na 10.ª jornada do Nacional de Juniores C (sábado, 15h00)

A 10.ª jornada da Série A do Campeonato Nacional de Juniores C vai levar a equipa de Sub-15 do FC Porto até ao Campo n.º 6 do Complexo Desportivo Dr. António Pimenta Machado, em Guimarães, onde defronta o Vitória SC (sábado, 15h00). O treinador José Violante recordou que os vitorianos foram “a única equipa” a derrotar os Dragões em toda a primeira volta desta fase, mas agora “somos uma equipa bastante diferente daquela que éramos no início do campeonato”. O FC Porto é líder isolado da Série A, com 22 pontos, mais três do que o Vitória SC.

Contas a ajustar
“Foi a única equipa que nos derrotou na primeira volta, portanto estamos avisados para aquilo que eles são capazes de fazer. Já somos uma equipa bastante diferente daquela que éramos no início do campeonato, por isso creio que estamos muito melhor preparados para defrontar o Vitória SC.”

Manter a identidade perante nuances diferentes
“Temos de continuar a fazer as coisas que temos vindo a fazer nos jogos. Não é por jogarmos contra o Vitória SC que vamos ter de fazer coisas diferentes. Temos de continuar na lógica de desenvolvimento dos jogadores como até aqui. Como é natural, as equipas que defrontamos vão-nos colocando nuances diferentes que os nossos jogadores têm de ser capazes de identificar e conseguir resolver dentro do campo.”

Primeiro contra segundo
“Acho que não define nem decide nada. Estamos a iniciar a segunda volta, ainda faltam nove jogos e ainda há muito ponto em disputa. Queremos sempre ficar em primeiro lugar, mas esta fase acaba por ser quase irrelevante. Pensamos muito mais numa lógica de jogo a jogo. Agora queremos conquistar os três pontos neste jogo e no fim fazem-se as contas.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,473
544
Sub-15 tropeçam em Guimarães

Juniores C do FC Porto perderam no reduto do Vitória SC (1-0) na 10.ª jornada

A equipa de sub-15 do FC Porto sofreu um desaire pela margem mínima (1-0) em Guimarães, casa do Vitória SC, numa partida relativa à décima ronda da Série A do Campeonato Nacional de Juniores C. Os vimaranenses garantiram os três pontos com um golo solitário ao minuto 47 e igualaram os portistas na liderança, com 22.

Os sub-15 azuis e brancos, orientados por José Violante, alinharam com Tomás Cruz, Salvador Ribeiro, Tiago Caires (Martim Simão, 72m), Salvador Valente, Salvador Garcia (Tomás Rocha, 72m), Rafael Figueiredo (Henrique Maduro, 47m), Gonçalo Pereira (João Lourenço, 62m), Gonçalo Fontes, Guilherme Moreira (Kevin Cá, 47m), Gonçalo Santos (Miguel Magalhães, 72m) e António Pereira.

O sintético do Olival acolhe um embate entre o FC Porto e o Rio Ave no próximo domingo, dia 10 de novembro, às 16h00 (Porto Canal).

FCP07

Tribuna Presidencial
4 Dezembro 2007
6,860
1,723
O Guimarães perde todos anos alguns dos melhores jogadores e continuam sempre a ser super competitivos

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,473
544
“Queremos fazer da nossa casa uma fortaleza”

José Violante anteviu o FC Porto-Rio Ave (domingo, 16h00), da 11.ª jornada da Série A do campeonato

A derrota em Guimarães “em nada abala” o caminho “e o desenvolvimento” dos sub-15, que recebem o Rio Ave em Pedroso no domingo (16h00, Porto Canal). O adversário da 11.ª jornada da Série A do campeonato tirou “ilações” da primeira volta e vem mais preparado, mas os jovens azuis e brancos também cresceram e estão “preparados para o desenvolvimento” dos vilacondenses, explica José Violante.

Para o treinador, “é sempre preferível jogar em casa” e contar com o “apoio extra” dos “adeptos e familiares dos jogadores”, que é essencial para fazer de “casa uma fortaleza” onde os portistas querem ficar “invictos”. Por isso, a mensagem é clara: “Venham com o sentimento de ver crescer o que pode ser o futuro ouro da casa”. O FC Porto partilha a liderança com o Vitória SC (22 pontos), enquanto o Rio Ave é quinto classificado com 18.

A derrota em Guimarães
“Continuamos no nosso caminho. A derrota tem sempre um peso grande neste clube, mas temos consciência do que fizemos dentro de campo e o resultado em nada abala o nosso caminho e o desenvolvimento da equipa.”

O adversário
“O Rio Ave foi uma equipa contra a qual tivemos um belo resultado na primeira volta. Acreditamos que eles tiraram ilações desse jogo e vêm mais bem preparados do que na primeira volta, mas nós também crescemos e estamos preparados para este desenvolvimento do adversário.”

A vantagem de jogar em casa
“É sempre preferível jogar em casa diante dos nossos adeptos e dos familiares dos nossos jogadores. É sempre um apoio extra e queremos fazer da nossa casa uma fortaleza onde queremos ficar invictos.”

A mensagem para os adeptos
“Que venham com o sentimento de ver crescer o que pode ser o futuro ouro da casa. É interessante os adeptos terem esse acompanhamento de perto para conseguirem perceber que jogadores como o Rodrigo Mora já passaram pelos sub-15 e pelos sub-17 e trazem esse conhecimento de trás. É sempre uma ligação importante de se estabelecer.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,473
544
Sub-15 regressam aos triunfos

FC Porto venceu o Rio Ave (2-0), no Olival, na 11.ª jornada do Nacional de Juniores C

A equipa de Sub-15 do FC Porto recebeu e bateu neste domingo o Rio Ave (2-0), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da Série A do Campeonato Nacional de Juniores C, regressando assim às vitórias na prova. Gonçalo Santos (24m) e António Pereira (73m) assinaram os golos dos Dragões, que voltam a partilhar a liderança com o Vitória SC, ambos com 25 pontos.

Os Sub-15 portistas, orientados por José Violante, alinharam com Tomás Cruz, Salvador Ribeiro, Tiago Caires, Salvador Valente (Tomás Rocha, ao intervalo), Salvador Garcia (Martim Simão, 73m), Rafael Figueiredo, Gonçalo Fontes, Gonçalo Santos (Gonçalo Pereira, 63m), João Lourenço (Henrique Maduro, 63m), António Pereira (André Martins, 73m) e Kevin Cá (Guilherme Moreira, 63m).

Na 12.ª jornada da Série A do Campeonato Nacional de Juniores C, o FC Porto recebe o Salgueiros no Olival (sábado, 16 de novembro, 11h00).

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,473
544
“Por ser um dérbi da cidade, é sempre um jogo especial”

Sub-15 portistas recebem o Salgueiros na 12.ª jornada do Nacional de Juniores C (sábado, 11h00)

A 12.ª jornada da Série A do Campeonato Nacional de Juniores C reserva um dérbi entre as equipas de Sub-15 do FC Porto e do Salgueiros (sábado, 11h00, Porto Canal), que terá como palco o Estádio de Pedroso. Frente a “um adversário difícil”, o treinador José Violante quer ver o coletivo portista com a mesma “energia extra”, até porque o objetivo é “conquistar estes três pontos”. O FC Porto partilha a liderança da Série A com o Vitória SC, ambos com 25 pontos, enquanto o Salgueiros segue na 10.ª posição, com quatro.

Um dérbi é sempre um dérbi
“Esperamos um adversário difícil e os resultados que tem tido ao longo do campeonato são a prova disso, à exceção do jogo contra nós, o único em que foi goleado. Em todos os outros jogos, o Salgueiros só perdeu pela margem mínima, o que diz muito da organização defensiva deles. É uma equipa que concede pouco e, por ser um dérbi da cidade, é sempre um jogo especial. Há uma energia extra da parte deles e nós temos que a ter também se quisermos vencer.”

A goleada por 5-1 na primeira volta
“No plano teórico, qualquer treinador assinaria já por baixo de um resultado em que se goleia. Temos plena noção de que somos capazes de voltar a golear o Salgueiros, mas também temos o máximo respeito e sabemos que para isso acontecer temos de estar num dia em que fazemos as coisas mesmo bem feitas.”

Em casa ou fora, é sempre para ganhar
“A questão de jogarmos fora ou em casa é importante por termos o apoio dos nossos adeptos. Acima de tudo, queremos encarar todos os jogos como o mais importante. Neste caso, o próximo jogo é com o Salgueiros e queremos conquistar estes três pontos, mas também queremos que a equipa continue a desenvolver-se.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,473
544
Sub-15: Vitória tranquila no dérbi

FC Porto bateu o Salgueiros (3-0), no Estádio de Pedroso, na 12.ª jornada do Nacional de Juniores C

A equipa de Sub-15 do FC Porto recebeu e bateu neste sábado o Salgueiros (3-0), no Estádio de Pedroso, em jogo da 12.ª jornada da Série A do Campeonato Nacional de Juniores C. Salvador Garcia (11m), Gonçalo Pereira (16m) e Kevin Cá (76m) assinaram os golos dos Dragões, líderes isolados com 28 pontos, mais três do que o Vitória SC, que tem menos um encontro disputado.

Os Sub-15 portistas, orientados por José Violante, alinharam com Gabriel Correia, Salvador Oliveira (Bernardo Cruz, 73m), Tiago Caires (Pedro Miranda, 73m), Salvador Valente (Tomás Rocha, 56m), Salvador Garcia, Henrique Maduro (Rafael Figueiredo, 73m), Gonçalo Fontes, Gonçalo Santos (Eduardo Santos, 17m), Gonçalo Pereira (António Pereira, 56m), André Martins (João Lourenço, 56m) e Miguel Magalhães (Kevin Cá, 56m).

Na 13.ª jornada da Série A do Campeonato Nacional de Juniores C, o FC Porto desloca-se ao terreno da AD Taboeira (domingo, 1 de dezembro, 11h00).

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,473
544
Quatro Dragões convocados para a seleção de sub-15

António Pereira, Abdu Cassamá, Gonçalo Fontes e Salvador Ribeiro vão representar Portugal

O FC Porto tem quatro representantes na convocatória da seleção lusa de sub-15 para um estágio de preparação que vai decorrer no Lagoas Park Hotel de 21 a 24 de novembro e incluirá dois testes frente à Irlanda, nos dias 22 (17h00) e 24 (15h00).

O defesa Salvador Ribeiro, o médio Gonçalo Fontes e os avançados António Pereira e Abdu Cassamá vão trabalhar às ordens do técnico nacional João Santos.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,473
544
12 atletas assinam contrato de formação

Todos eles integram o plantel de Sub-15 na presente temporada

Os defesas Gonçalo Cruz e Miguel Monteiro, os médios Gonçalo Fontes, Henrique Maduro, João Lopes, Lourenço Freitas, Rafael Figueiredo e Rúben Sousa e os avançados André Martins, António Pereira, Gonçalo Pereira e Gonçalo Santos assinaram o primeiro contrato de formação com o FC Porto, pelo que vão continuar de Dragão ao peito. Todos eles integram o plantel da equipa de Sub-15, atual líder da Série A do Campeonato Nacional de Juniores C com os mesmos 28 pontos que o Vitória SC.

Gonçalo Fontes
“É um orgulho imenso assinar este contrato. Por ser o primeiro, vai ficar sempre marcado na minha vida. Agora é continuar a trabalhar para assinar mais contratos no futuro. Todos temos uma relação muito saudável uns com os outros e damo-nos todos bem. Acredito que é esse espírito que faz com que uma equipa chegue lá acima. A nível individual, o meu principal objetivo é chegar à equipa A.”

Henrique Maduro
“Desde que cheguei ao FC Porto, sempre quis ter um vínculo com o clube e esta foi uma grande oportunidade. Quero retribuir esta aposta que o FC Porto está a fazer em mim. Estou muito feliz e orgulhoso por ter assinado este contrato. A cada jogo e a cada treino dou sempre o meu máximo, por isso acho que este contrato é fruto do meu trabalho e do meu esforço. A competitividade é grande, como deve ser no FC Porto, mas o ambiente no balneário é muito bom e somos todos amigos. Tenho a ambição de chegar à equipa A, conquistar muitos títulos no FC Porto e deixar os adeptos orgulhosos.”

António Pereira
“É um momento muito especial para mim, pois o FC Porto é o meu clube do coração. Sinto-me muito grato por tudo o que o clube fez por mim até agora. Considero-me um jogador versátil e consistente e dou sempre o máximo nos treinos para poder fazer o máximo que puder nos jogos. A experiência nos Sub-15 está a ser muito boa, pois é uma equipa com muita qualidade. Temos vindo a ganhar muitos jogos e a trabalhar como equipa apesar de às vezes as coisas não correrem como desejamos, mas são coisas que temos de trabalhar nos treinos. Se continuarmos a trabalhar bem, acredito que podemos ganhar o campeonato. O ambiente na equipa é muito bom. Há sempre aquela competitividade, mas um colega nunca vai querer o mal do outro e todos trabalham muito para jogar ao fim de semana. O meu sonho é chegar à equipa A e jogar no Estádio do Dragão. Foi o FC Porto que me incentivou a jogar futebol e é um sonho pisar este relvado.”

Gonçalo Santos
“Estou muito feliz, é um momento pelo qual já ambicionava há algum tempo, poder assinar este contrato com um clube do qual gosto muito. Todos os dias me esforço muito nos treinos e nos jogos e dou o melhor de mim em qualquer momento. Aproveito todos os momentos para melhorar e acho que o FC Porto também valoriza isso. Está a ser muito bom estar nos Sub-15, temos conseguido bons resultados no geral, mas sabemos que ainda temos margem para melhorar. O ambiente no balneário é muito bom. Quero muito chegar à equipa A e estrear-me no Estádio do Dragão. Gostava de ganhar uma Liga dos Campeões com o FC Porto.”