Impacto económico do Covid-19

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,522
2,725
Celta7 disse:
Era o que nós tínhamos antes de 1986 e não estava a resultar muito bem, nem com uma moeda super desvalorizada. Tirando o Turismo, o que é que nós temos a ganhar com uma desvalorização da moeda? Não temos um tecido empresarial minimamente preparado para competir lá fora.

Os Países do Sul bem podem dar um murro na mesa, criticar os Holandeses, implorar por divida comum (que parece ser a única solução que apresentam), que vai ficar tudo na mesma. Não têm poder negocial, Espanha e Itália continuam com défices, precisam do mercado livre como do pão para a boca para escoar grande parte da produção e não se podem dar ao luxo de sair da UE.
Ter o euro obriga os paises do sul principalmente a fazer desvalorizaçoes internas tendo em conta que não podes desvalorizar a moeda. A Alemanha tambêm aproveita o facto de ter uma moeda fraca para a sua competitividade e para ter excedentes comerciais enormes. A Suiça por exemplo costuma desvalorizar a sua moeda, anda recentemente o fez, para favorecer as suas exportaçoes. Agora sim, um pais seja dentro ou fora da UE pode ser mal gerido nunca disse o contrario.

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,530
2,914
Vila Nova de Gaia, 1981
jaco250 disse:
Bem aqui, ou somos uma europa ou não.
Não somos nunca fomos e isto que se passa é a machadada final para que nunca sejamos.
Tem sido cada um por si.
Se ate entre nós tem sido pela mao dos presidentes câmara etc que o governo vai atrás. Porto , Madeira, Açores, Braga etc. Se estivessem à espera de recomendações do estado central isto ia estar muito pior.

Desmascarada a completa União da tanga

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,716
1,080
Hulk27 disse:
Ter o euro obriga os paises do sul principalmente a fazer desvalorizaçoes internas tendo em conta que não podes desvalorizar a moeda. A Alemanha tambêm aproveita o facto de ter uma moeda fraca para a sua competitividade e para ter excedentes comerciais enormes. A Suiça por exemplo costuma desvalorizar a sua moeda, anda recentemente o fez, para favorecer as suas exportaçoes. Agora sim, um pais seja dentro ou fora da UE pode ser mal gerido nunca disse o contrario.
Mas esses são Países que, para além de serem grandes centros financeiros, sempre foram Países Exportadores e têm todo o interesse numa moeda mais fraca. Portugal não. Vivemos do turismo e dos fundos estruturais e de coesão.

jaco250

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2015
10,154
9,325
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • Pinto da Costa
LuisFreitas disse:
Não somos nunca fomos e isto que se passa é a machadada final para que nunca sejamos.
Tem sido cada um por si.
Se ate entre nós tem sido pela mao dos presidentes câmara etc que o governo vai atrás. Porto , Madeira, Açores, Braga etc. Se estivessem à espera de recomendações do estado central isto ia estar muito pior.

Desmascarada a completa União da tanga
É vergonhoso que eles queiram pagar a crise deles á custa dos paises do sul, outra troika? Que se fodam.

Alias, o nosso SNS podia estar muito melhor se não fosse as imposições deles aquando da troika.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,465
5,459
Conquistas
1
  • Junho/18
dragao86 disse:
Certas coisas vão certamente acontecer como resultado disto, eu creio que o grande erro da UE foi a evolução da CEE para a UE e a implementação do euro, o problema é que neste momento abandonar uma ou outra coisa não é uma estratégia realista para um país tão frágil (a vários níveis) como o nosso.

O que acho que vai acontecer é o Salvini e a Le Pen ganharem as próximas eleições e veremos se mais algum país também não elegerá alguém similar, mas bastam esses dois para começar um processo que duvido que seja de saída dos seus respectivos países da UE mas acredito que seja um progressivo retirar de competências da mesma até esta ser pouco mais do que era a CEE.

Os eurobonds até pode ser que aconteçam mas não vão acelerar a integração da UE mas sim ao que referia atrás, podem numa primeira fase dar essa ilusão mas o problema é que só na Europa do Sul é que as populações suportam maioritariamente algo assim, vai levar a algum ressentimento na Europa do Norte e de Leste e isso terá consequências.

A minha grande dúvida é o que acontece ao euro, não creio que ninguém se tente ver livre do mesmo nos próximos anos, mas também não percebo como numa Europa menos unida não surjam problemas no médio/longo prazo.

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,522
2,725
Branco disse:
Certas coisas vão certamente acontecer como resultado disto, eu creio que o grande erro da UE foi a evolução da CEE para a UE e a implementação do euro, o problema é que neste momento abandonar uma ou outra coisa não é uma estratégia realista para um país tão frágil (a vários níveis) como o nosso.

O que acho que vai acontecer é o Salvini e a Le Pen ganharem as próximas eleições e veremos se mais algum país também não elegerá alguém similar, mas bastam esses dois para começar um processo que duvido que seja de saída dos seus respectivos países da UE mas acredito que seja um progressivo retirar de competências da mesma até esta ser pouco mais do que era a CEE.

Os eurobonds até pode ser que aconteçam mas não vão acelerar a integração da UE mas sim ao que referia atrás, podem numa primeira fase dar essa ilusão mas o problema é que só na Europa do Sul é que as populações suportam maioritariamente algo assim, vai levar a algum ressentimento na Europa do Norte e de Leste e isso terá consequências.

A minha grande dúvida é o que acontece ao euro, não creio que ninguém se tente ver livre do mesmo nos próximos anos, mas também não percebo como numa Europa menos unida não surjam problemas no médio/longo prazo.
A Marine Le Pen nao ganha e  ja nem quer sair da UE(nem nunca quis).  Em relaçao ao euro nao podes sair do euro sem sair da UE. Nao existe clausula de saida.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,465
5,459
Conquistas
1
  • Junho/18
Hulk27 disse:
A Marine Le Pen nao ganha e  ja nem quer sair da UE(nem nunca quis).  Em relaçao ao euro nao podes sair do euro sem sair da UE. Nao existe clausula de saida.
A Le Pen não ganha ?!

Com a popularidade do Macron na merda, acho praticamente impossível que isso não aconteça.

O Macron vai de certeza ser um dos dois principais candidatos e vai à 2ª volta, mas depois ganha à Le Pen ?

Seria surpreendente.

Quanto ao euro sim, não acredito que nesta fase hajam paises que tão cedo entretenham essa conversa, mas no médio/prazo não sei.

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,522
2,725
Branco disse:
A Le Pen não ganha ?!

Com a popularidade do Macron na merda, acho praticamente impossível que isso não aconteça.

O Macron vai de certeza ser um dos dois principais candidatos e vai à 2ª volta, depois ganha à Le Pen ?

Seria surpreendente.
Nao é nada surpreendente é sempre a mesma historia. A Marine Le Pen tem uma enorme mediatizaçao em França porque justamente num sistema de duas voltas muito dificilmente ganha. Na segunda volta é a velha treta da barragem e ganha outro qualquer. O Macron nao é o primeiro Presidente com uma popularidade de merda ja era o caso com o Hollande ou com o Sarkozy. O euro nao tem nenhuma viabilidade. Pensar que Portugal pode ter a mesma moeda a longo prazo  que Alemanha é uma asneira.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,465
5,459
Conquistas
1
  • Junho/18
Hulk27 disse:
Nao é nada surpreendente é sempre a mesma historia. A Marine Le Pen tem uma enorme mediatizaçao em França porque justamente num sistema de duas voltas muito dificilmente ganha. Na segunda volta é a velha treta da barragem e ganha outro qualquer. O Macron nao é o primeiro Presidente com uma popularidade de merda ja era o caso com o Hollande ou com o Sarkozy.
É verdade, no entanto algum dia a barragem vai ceder, o Macron antes disto já tinha uma popularidade da treta, agora arrisca ainda cair mais, eu acho que desta vez vai mesmo acontecer.

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,522
2,725
Branco disse:
É verdade, no entanto algum dia a barragem vai ceder, o Macron antes disto já tinha uma popularidade da treta, agora arrisca ainda cair mais, eu acho que desta vez vai mesmo acontecer.
Nao acredito minimamente mas veremos.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,465
5,459
Conquistas
1
  • Junho/18
Hulk27 disse:
O euro nao tem nenhuma viabilidade. Pensar que Portugal pode ter a mesma moeda a longo prazo  que Alemanha é uma asneira.
Pensar que podia ter tido foi uma asneira, o problema é que a cura neste momento é pior que a doença, até porque como explicaste e bem, neste momento seria preciso sair da UE para sair do euro.

Portugal não tem capacidade para sobreviver razoavelmente fora da UE, as suas instituições económicas, politicas e sociais são demasiado frágeis, e depois tem uma população que claramente tem o centro politico de um pais da américa latina, com tudo o que daí advém.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,465
5,459
Conquistas
1
  • Junho/18
Hulk27 disse:
Nao acredito minimamente mas veremos.
O cenário que se está a criar é altamente favorável tanto a ela como ao Salvini, disso não tenho dúvidas.

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,522
2,725
Branco disse:
O cenário que se está a criar é altamente favorável tanto a ela como ao Salvini, disso não tenho dúvidas.
Por conhecer a historia do FN, o povo e a CS francesa honestamente nao acredito. Nem é certo atualmente de ver o Macron numa segunda volta, talvez até faça uma Hollande. Numa segunda volta havera sempre uma propaganda enorme como é habito em França contra a Le Pen. De todas as maneiras Macron ou Le Pen é a mesma merda, sem saida da UE, do euro até a nivel de imigraçao é complicado mudar alguma coisa.

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,716
1,080
Hulk27 disse:
Pensar que Portugal pode ter a mesma moeda a longo prazo  que Alemanha é uma asneira.
Num cenário hipotético em que voltamos a ter uma moeda própria que se desvaloriza, o que é que tu achas que acontece a um País essencialmente importador como Portugal, que importa bens tão básicos como comida, roupa, matérias primas e maquinaria para as empresas poderem produzir?

Continuas a ignorar o outro lado da moeda, as importações vão encarecer, a inflação volta aos níveis de outras décadas e quando os preços sobem e os salários não acompanham, perde-se poder de compra e essa perca nunca será compensada pelos ganhos marginais que se teriam com uma maior competitividade de um sector industrial pouco preparado.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,465
5,459
Conquistas
1
  • Junho/18
Hulk27 disse:
Por conhecer a historia do FN, o povo e a CS francesa honestamente nao acredito. Nem é certo atualmente de ver o Macron numa segunda volta, talvez até faça uma Hollande. Numa segunda volta havera sempre uma propaganda enorme como é habito em França contra a Le Pen. De todas as maneiras Macron ou Le Pen é a mesma merda, sem saida da UE, do euro até a nivel de imigraçao é complicado mudar alguma coisa.
Ao nível da emigração é mais que certo que algo mudaria com ela, em relação à UE creio que é mais complicado, no entanto isso é mais um cálculo politico dela que outra coisa, suspeito que ela tem tentado se apresentar menos radical para poder chegar ao poder contornando essa tal barragem.

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
Eu acho é que o dia de hoje, poderia marcar desde já a conversação para uma união ibérica. E nós temos razões para dar o primeiro passo.

A Espanha tem questões de nacionalismo que têm de ser mitigada e Portugal é pequeno demais e incapaz/incompetente para continuar sozinho o seu caminho. É uma solução que serve aos dois.

Talvez um federalismo republicano, com larga autonomia política, mas com convergência monetária e económica, laboral, jurídica, social e desportiva...

Este é o caminho mais natural depois da morte do projeto Europeu.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,465
5,459
Conquistas
1
  • Junho/18
Jules Winnfield disse:
Eu acho é que o dia de hoje, poderia marcar desde já a conversação para uma união ibérica. E nós temos razões para dar o primeiro passo.

A Espanha tem questões de nacionalismo que têm de ser mitigada e Portugal é pequeno demais e incapaz/incompetente para continuar sozinho o seu caminho. É uma solução que serve aos dois.

Talvez um federalismo republicano, com larga autonomia política, mas com convergência monetária e económica, laboral, jurídica, social e desportiva...

Este é o caminho mais natural depois da morte do projeto Europeu.
Sair de um buraco para nos metermos noutro não é solução.

O menos mau para Portugal, era que a UE fosse esvaziada da sua capacidade de centralizar decisões, retomar a CEE e pouco mais que isso (o pouco mais infelizmente refere-se ao euro).

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,465
5,459
Conquistas
1
  • Junho/18
Celta7 disse:
Num cenário hipotético em que voltamos a ter uma moeda própria que se desvaloriza, o que é que tu achas que acontece a um País essencialmente importador como Portugal, que importa bens tão básicos como comida, roupa, matérias primas e maquinaria para as empresas poderem produzir?

Continuas a ignorar o outro lado da moeda, as importações vão encarecer, a inflação volta aos níveis de outras décadas e quando os preços sobem e os salários não acompanham, perde-se poder de compra e essa perca nunca será compensada pelos ganhos marginais que se teriam com uma maior competitividade de um sector industrial pouco preparado.
Teríamos que ter uma balança comercial com excedente comercial considerável para fazer essa transição, ou seja, isso nunca vai acontecer porque não temos (nem estamos dispostos a criar condições para ter) um tecido produtivo para sustentar algo assim.

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
Branco disse:
Sair de um buraco para nos metermos noutro não é solução.

O menos mau para Portugal, era que a UE fosse esvaziada da sua capacidade de centralizar decisões, retomar a CEE e pouco mais que isso (o pouco mais infelizmente refere-se ao euro).
Nos não saímos de um buraco.....

As razões que levam ao desmoronar da Europa vão ser mais graves que a 2a guerra mundial!

Existem blocos que certamente vão levar a extremismos.... depois desta mortandade a política é uma incógnita!

Nesta altura o trump está-se a marimbar para a Europa e tem muito para se entreter nas suas terras! Existem várias uniões!

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,256
9,780
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
O meu único problema com uma saída da UE é que o nosso sistema judicial fica inteiramente entregue à bicharada. Se já com diretrizes europeias isto é um regabofe, sem elas estamos fdds ...