Hulk27 disse:
Eu não disse que tinha a ver disse que nunca acreditei na Europa Federal como não acredito em mutualização da divida. Sobre a Defesa, ja falam disso ha mais de 30 anos. Muitos paises, e nesses paises podes meter a Alemanha tambêm não querem Defesa europeia para agradar aos americanos( e nao sao so eles muitos pais de leste igualmente). A NATO existe justamente para isso, para não haver defesa europeia. Para finalizar, os paises de leste que integraram a UE em 2005 tiveram que aderir a NATO antes de integrar a UE(discurso de G.W Bush universidade de Varsovia de 2001)
Tudo bem.No fundo e estou a brincar és uma espécie de Neil Farage versão Lusitana,é brincadeira espero que não te sintas ofendido pois não foi minha intenção.
Sim é verdade que falam mas o próprio projeto europeu claramente definia e vertente militar por último mas o contexto mudou e muito.
Por exemplo a Federica Mogherini embora muito desapoiada lançou as bases para muita coisa que envolve defesa e começou pelas polícias que já atuam muito bem em conjunto isso não se vê mas existe,a nível militar tem a OTAN no meio que claramente menos está nem aí para os problemas da Europa é apenas uma organização ao serviço da política externa dos EUA,constatamos isso a toda a hora.
Outra coisa que mudou e muito é que se reparares a maior potência bélica que a UE tinha era o Reino Unido já não está,pior ainda o Reino Unido era garantia de 2 votos no conselho Geral da ONU agora a UE só tem um voto que é o da França,isto parece um pormenor mas é um pormaior.
O pessoal quando viu o exército europeu houve uma certa empolação e criou logo uam desconfiana patética pois não se trata de ter um exército com a mesma farda e sob a mesma bandeira,aliás lê o que é o PESCO e entenderás os países só cooperam nos módulos que querem no que não querem não entram.
Esse EI² tem uma ano e pouco e envolve apenas 9/10 países e oarece-me uma proposta com pernas para andar segundo o que li e consta no seu projeto.
Agora temos uma lider europeia essa Ursula Van Ler Leyen que foi ministra da defesa da Alemenha e deixou sua Marinha praticamente em estado Zero Naval,então possivelmente haverão retrocessos aos avanos da Mogherini mas acredito que já é um plano impossível de parar.