É claro que sim até eu onde eu sei o dinheiro não nasce do nada ou é plantado ,enfim se a UE tem orlamento próprio e se financia em quase toda a sua totalidade cerca de 96% com fundos próprios é evidente que esses valores são dos Estados-Membros que a compoêm,embora os paises que estão na Zona Euro até possuem muito mais obrigações em matéria de rigor orçamental pois até existe legislação muito particular a esse respeito.É bom que se diga que os países assim como têm obrigações e neste caso participam com 2% de seu PIB e estão num contexto de Zona Euro ainda mais engajados ficam sem a grande arma quando acontece uma crise que é ajustar sua moeda,desvalorizando-a ou valorizando (o que nunca ocorre),então é evidente que têm de ter mecanismos de ajustes internos ,sim.Para tudo existe uma proporcionalidade.Hulk27 disse:É o que ja tinhamos aqui discutido. Emprêstimo e com taxas de juros de dinheiro que foi gasto como é caso do MES e do SURE pelos estados membros/contribuintes liquidos. Agora como não foi aqui falado mais uma decisão engraçada da UE.
https://www.marianne.net/economie/l-ue-choisit-comme-conseiller-sur-l-environnement-blackrock-investisseur-dans-le-petrole
Escolheram a Blackrock como consultora ambiental da organização. É como se fosse escolhido o orelhas para lutar contra a corrupção no futebol português.
Quanto á segunda parte até deves ter razão mas não conheço o suficiente para dar uma opinião.