Esta questão de quando abrir a economia é uma questão complicada, eu acho que no caso americano e dado o funcionamento normal do país deles é uma questão que diz respeito a cada estado, no entanto isso não invalida que a mesma possa ser mal tomada pelo governador em causa, seja num sentido ou no outro.
Já no que se refere ao Trump, é normal que como presidente ele queira a economia aberta o mais cedo possivel, no entanto ele legalmente não pode obrigar nenhum dos governadores a abrir o seu estado, como tal o único recurso que tem é fazer pressão pública.
Obviamente que isto tudo nada tem a ver com o mais importante, que é se eles realmente estão em condições de abrir a economia dentro de uma perspectiva de saúde pública, sendo que a dado momento mesmo isso torna-se secundário se as consequências de uma crise económica já se perspectivam piores que manter a quarentena.
Eu diria que pelo que conheço dos EUA era de abrir os estados e manter os clusters tipo NY fechados mais tempo, porque fora alguns centros populacionais de grande densidade, a maioria da população americana vive dispersa, assim sendo e com medidas tipo uso obrigatório de máscara e continuar os testes em massa, não me parece que eles (ou nós) tenhamos grande alternativa.