Guerra Rússia - Ucrânia

Edgar Siska

Бело-голубая армия всех сильней
9 Julho 2016
67,144
113,546
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Não és adivinho, não tinhas como saber, mesmo assim nunca mandaste um posta de pescada tão burgessa. 😂
Muitos anos a simular relatos com jogadores polacos.
Sou fascinado pelo futebol do leste europeu desde os anos 90.
Eu curtia sempre mais jogar com um LKS, um Wisla do que uns patetas do 1º mundo da bola.
Quem diz isso diz um Dínamo de Batumi, um Zalgiris ou um Mika Ashtarak.

Agora essa do "Czarli" era dificil lá chegar.
 
  • Like
Reações: Czarli9

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,181
5,132
E o "Ł" de Łodz que o pessoal lê taxativamente como "Lodeze" e é mais "Uodch" :LOL:

Malucos, com estes acentos esquisitos.
Perguntei uma vez a uma amiga e ela saiu-se com um som parecido com ão (isto em relação ao Ł).

O Z com sinal é capaz de ser tipo o nosso J, ou como os brasileiros dizem Djia :D
 
  • Like
Reações: Edgar Siska

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Perguntei uma vez a uma amiga e ela saiu-se com um som parecido com ão (isto em relação ao Ł).

O Z com sinal é capaz de ser tipo o nosso J, ou como os brasileiros dizem Djia :D
Sim mais ou menos(diria mais propriamente ao X), o Rz é que é mais parecido com um J à maneira portuguesa.
Em Portugal também o S, X, Z, J e Ch soam quase semelhantes.
 
Última edição:

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,181
5,132
Passei um pouco ao lado, mas estes caracteres parecem ser mais típicos das línguas eslavas do sul. Apesar que alguns desses caracteres ainda se podem encontrar no checo e eslovaco.
Sei pedir cerveja em croata como se fosse um :D

Também safo-me bem a ler menus e coisas do género em checo e eslovaco. São primos eslavos, apenas foram separados pelo avanço do Império Austríaco que lhes cortou a fronteira.
 

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Sei pedir cerveja em croata como se fosse um :D

Também safo-me bem a ler menus e coisas do género em checo e eslovaco. São primos eslavos, apenas foram separados pelo avanço do Império Austríaco que lhes cortou a fronteira.
Cerveja em polaco é piwo, igual ao russo(pivo).
Separados mais pelos os húngaros.
 
Última edição:

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
34,627
25,147
Conquistas
1
Não, quem se lixa e vai continuar a lixar-se somos nós os europeus!!
Assim como com a primavera árabe no Magrebe, com a guerra na Síria, com a invasão do Afeganistão e Iraque, no tempo de Bush filho e as "provas" de ADM apresentadas por Powell na ONU há 20 anos atrás, com o Durão Barroso a servir de moço aguadeiro nas Lages!!( lembram-se??), etc...
Pagámos agora tudo isto com hordas de refugiados e com chantagem económica e financeira destes países à nossa porta, devido a terem estes se tornado Estados falhados, assim como levamos com a chantagem do Erdogan turco!!
A Rússia, os EUA, a China, fazem a guerra por procuração e a Europa fica com os encargos humanitário e económico por gerações!!!!
Podemos sempre tentar ser trilhados nos tomates e botados fora do sistema financeiro e não fazer o que o EUA nos mandam fazer…
 

Czarli9

Tribuna Presidencial
23 Julho 2017
6,181
5,132
Muitos anos a simular relatos com jogadores polacos.
Sou fascinado pelo futebol do leste europeu desde os anos 90.
Eu curtia sempre mais jogar com um LKS, um Wisla do que uns patetas do 1º mundo da bola.
Quem diz isso diz um Dínamo de Batumi, um Zalgiris ou um Mika Ashtarak.

Agora essa do "Czarli" era dificil lá chegar.
Sempre me dei bem com polacas, elas tiveram de deixar a sua marca em mim :LOL:
 
  • Love
Reações: Edgar Siska