Paises aproveitarem se de momentos de guerra de potenciais competidores/inimigos para os tornar mais fracos, é mesmo uma daquelas coisas de se por aquele meme do surprised pikachu.
Se o russos aproveitaram se da divisão civil nos estados unidos para os enfrequecer, através dos trolls, alguém se espanta a América tirar agora proveito desta loucura desmedida do gajo que dizia que as democracias liberais tavam condenadas a morte?
Sendo que neste caso acho que até seria uma enorme fraqueza dos "defensores da democracia mundial" (quase que me mantinha sem rir ao dizer isto) nao apoiarem o lado democrático da guerra.
Sem duvida, não há que estar com moralismos ou falsas ingenuidades.
Outra coisa é anotar que, ao dia de hoje, já vamos em Novembro com quase 9 meses de conflito, já se lê assumidamente que os states tiveram desde o inicio como objectivo estrutural como primeira prioridade, enfraquecer a Rússia e não acabar com o conflito/instaurar cessar fogo a todo o custo.
Há meses atras escrever isso era sinonimo de apoiar a Rússia, ser putinista e diabo a quatro. Adiante.
De resto já li muitos festejos misturados com alguma ignorância, principalmente de quem deseja o contrario.
Traduzindo, a maneira mais rápida da Rússia perder isto, era se não tivesse retirado as tropas de Kherson, continuado com a típica loucura soviete de não recuar e queimar tropas atras de tropas, tinha não sei quantos milhares prestes a ficar completamente cercados na margem norte do rio, e perdido mais uma batalha.
Pelos vistos, ou por necessidade (não querer perder algumas das companhias que têm naquela região que são das melhores tropas que eles têm em vez das habituais que nem equipamento nem alimentação têm) ou por estratégia, seja como, for, esta retirada vai permitir um reposicionamento na margem sul e vão fazer a linha defensiva a sul, para proteger a Crimeia.
Ouvi ainda há bocado de tarde um General (e não é um dos pro Rússia, era um dos pro Nato) a dizer que, alem de ele também desconfiar se isto é mesmo uma retirada total e completa (como os Ucranianos desconfiam) este movimento vai permitir um reagrupamento de tropas e que fiquem mais entrincheiradas a sul.
Ou para ganharem tempo (inverno), ou por estarem à espera de mais armamento do Irão, seja o que for, parece que ainda teremos guerra para muito tempo infelizmente.