Só para deixar aqui o meu tipo de francesinhas e não conseguindo identificar uma que seja a melhor, aqui vão algumas que eu acho que valem a pena:
- Mauritânea Real (junto ao parque Basilio Teles em Matosinhos). Excelente! Sem ser demasiado grande (não gosto de francesinhas "enfarta brutos", de dois andares, cheias de mortadelas e outras carnes de fraca qualidade só para dar tamanho). O tamanho é qb, acompanhada por uma ótima batata frita e ótima cerveja de pressão...vale a pena! Carnes de bela qualidade, sem inventar muito e um molho muito bom, picante mas aceitável (provem lá o prego em prato ou pão e digam qlq coisa depois).
- O resto das Mauritâneas e outras cervejarias e marisqueiras em geral (não quer dizer que não haja exemplos maus) servem francesinhas de boa qualidade. Como aparte apraz-me dizer que é estranho mas estes locais são para mim os melhores sítios para se comer uma boa carne. Acho importante que não tratem o negócio da francesinha como fábrica das mesmas. Por isto fujo das locandas, requintes e afins. É quase como comer um pudim de pacote ou um feito em casa com cuidado e amor por quem sabe.
- Cervejaria Galiza, já achei melhores as do Cufra (mas gosto) e não deixem mesmo de experimentar as do Meia Banana, perto do Gaia Shoping.
Abraço!