Farioli. 37 anos de idade completados há menos de 15 dias.
Pega num clube que já não é campeão há 3 temporadas, saído duma das piores épocas dos últimos 40 anos e a quem lhe preconizava uma década até recuperar a capacidade de discutir com os clubes de Lisboa pelos principais troféus nacionais.
Ao contrário do bicampeão em título que manteve praticamente todos os seus principais activos - jogadores, equipa técnica e arbitragem - excepto o Gyokeres que até foi muito bem substituído pelo Suarez, Farioli teve de integrar mais de metade do onze titular num clube que ainda tem dificuldades financeiras para se movimentar no mercado.
Fecha a primeira volta com 16 vitórias conquistadas e 1 surrupiada por mais um erro de arbitragem clamoroso. Pelo caminho, perde os seus dois principais pontas de lança ficando apenas com o seu terceiro avançado disponível, que ia fazer pouco mais que uns jogos da Taça da Liga e uns minutos aqui ou acolá em jogos já decididos, e sem liquidez financeira para ir ao mercado e tem de se contentar com um Moffi cheio de mofo.
Ainda assim, mantém-se na liderança do campeonato que só não viu a diferença pontual alargar porque do outro lado esteve uma equipa que na hora da aflição encontrou a salvação no homem do apito.
A 4 jornadas do fim e à distância de 2 vitórias e 1 empate pode-se sagrar campeão à primeira tentativa. Se conquistar os 12 pontos que ainda estão por atribuir iguala o recorde histórico de 91 pontos alcançado pelo SC na época 21/22 onde pontificava no meio campo Vitinha, melhor médio do mundo e 3º classificado da bola de ouro 2025, Luís Diaz, um dos melhores EE do mundo e candidato à bola de ouro dessa época, Evanilson, actualmente um dos melhores pontas de lança do futebol inglês, entre outros. Isto tudo com um plantel praticamente todo renovado e que tem como estrelas da companhia Froholdt, Oskar, William Gomes, Mora e Gabri Veiga que entre eles perfazem uma média de idades a rondar os 20 anos!!!
Vai chegar o dia em que vou criticar o Farioli. Que lhe vou exigir mais do que aquilo que ele está a dar.
Vai chegar o dia, até porque acontece com todos os treinadores no mundo sem excepção, que o seu trabalho no FC Porto vai-se esgotar e os resultados vão ficar aquém do esperado, e usando as palavras do Aragorn, "BUT IT IS NOT THIS DAY".
Hoje eu agradeço. Agradeço ao Farioli pelo trabalho que tem feito, por nos ter devolvido a alegria de ver o nosso FC Porto jogar, lutar, combater. CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.
Hoje eu agradeço ao Presidente AVB que pegou no clube na maior miséria possível e reergueu-o das cinzas mesmo com a sabotagem de alguns dito portistas, alguns que por aqui andam e tal como os abutres aproveitam todas as oportunidades e mais algumas para atacar tudo o que ele tem feito em prol do clube que todos nós amamos.
Hoje eu agradeço aos jogadores. Alguns que nunca se viram num clube desta dimensão e de uma exigência ímpar. Alguns que ainda estão a acabar o 12º ano. Miúdos longe dos seus países, da família e amigos, da sua cultura, da sua gastronomia, que estão cá a dar o que têm e não têm para que sejamos todos felizes em Maio e que demonstram em cada bola disputada que amam este clube como qualquer um de nós.
Hoje eu agradeço aos adeptos e sócios que nunca desistiram desta equipa. Que nos altos e baixos apoiam incessantemente e não deixam cair ninguém à primeira oportunidade. Que sacodem os abutres quando o corpo está no chão.
Hoje e sempre agradeço seja a quem for o facto de ser portista e de dizer que amo este clube sem reservas.
Obrigado a todos os que trabalham por este clube mas acima de tudo, até porque este é o tópico do meu italianinho lindo, GRAZIE MILLE, MISTER FARIOLI!