Na minha opinião o Varela é um dos nossos pontos mais fracos.Nenhum treinador está acima de criticas, mas é um pouco absurdo dentro daquilo que o Farioli fez desde que aqui está, encontrar grandes razões de desconfiança do seu trabalho, até porque existem outras variáveis no rendimento da equipa tal como o plantel e as ausências por lesões sobre as quais ele não tem total controlo. E também não percebo este disparate da previsibilidade, o Farioli quando aqui chegou fez aquilo que todos os treinadores devem fazer quando reconstroem uma equipa, primeiro metem-na a defender bem e depois vão desenvolvendo o processo ofensivo ao longo da época, mas logicamente que existem ciclos de jogos mais complicados que outros, que retiram fulgor aos jogadores e em que o mais importante é tentar os superar garantindo os 3 pontos a cada jogo.
E depois existem situações em que não há muito a fazer, suspeito que não tenho sido esta época que os adversários descobriram que o Varela quando pressionado tem dificuldade em soltar a bola com critério, é só mais uma questão de alguma equipas serem melhores a explorar isso que outras, podemos obviamente tentar passes longos na frente pelo Kiwior mas para isso era preciso um jogador que tivesse maior facilidade em jogar de costas para a baliza que o Samu (e falta o de Jong como alternativa em alguns jogos) e também realisticamente na maior parte dos jogos a nível interno jogamos contra defesas baixas, o passe longo não garante tanto rendimento nesse cenário. Também há a questão de não termos substituto para o Frodo, mas eu não acho que nesta fase da época ele já esteja cansado, a sua gestão física será algo mais para a 2ª metade da época, mas como todos os jogadores ele vai render um pouco menos em determinados momentos da época, é normal mas o rendimento do meio campo sobe e desce em função disso. O resto é não termos mais uma opção de qualidade na lateral esquerda ou mais à frente, mas isso é o plantel não ser perfeito, o treinador trabalha com o que tem.
Eu suspeito que muitas destas criticas são por causa do Mora, mas acho que são pouco razoáveis e não percebem o treinador, o Gabri Veiga é um jogador que tem também muita qualidade, ainda está a tentar mudar de chip das Arábias mas é um grande talento e mais adaptado aquela posição que o Mora, aqui a questão é mais a posição natural do Mora ter desaparecido do que propriamente o Gabri estar a jogar no seu lugar, e vai levar algum tempo até o Mora se adaptar totalmente ao meio campo, eu até acho que está a correr relativamente bem e já se nota a sua evolução sem bola, mas é normal que em Outubro ele ainda não seja titular, isso talvez só aconteça na 2ª metade da época, tenham calma.
Era preciso de alguém ali com muito mais classe a sair a jogar e sair de pressão.
O adversário já nem arriscava pressionar.