#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

8.19

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

8.19 Performance da Época

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
38,779
31,588
Conquistas
1
As vitórias contra o sporting e Redbull criaram uma falsa ideia que temos um plantel do c@r@lho… o que não é verdade

O Vítor Bruno e o Anselmi não são maus treinadores… tinham um plantel ainda pior… Farioli é um treinador TOP, mas continua a não ter um plantel equilibrado ou de topo…

Se o benfica com o plantel que tem, vai jogar na retranca ao Dragão ou Newcastle… pensar que nós podemos jogar de igual para igual contra equipas Top é irrealista…

E sim, tal como Farioli disse… o problema em termos psicológicos não advém destas derrotas contra planteis melhores… mas advém dos nossos jogadores pensarem que podem jogar de igual para igual contra esses planteis por serem muito bons…

Nestes jogos “grandes” os jogadores têm de se superar na entrega e concentração… sabendo que somos piores… e têm de fazer o jogo da vida deles…

Isto implica que a cada oportunidade de golo… a cada oportunidade de ferir… sejamos mortíferos… cirúrgicos… é assim que se ganha esses jogos… meia oportunidade fazer-se golo…

Carlos Paredes

Superior
28 Julho 2023
69
59
Gosto muito do nosso mister, contudo, é necessário ser menos receoso em situações em que pode tirar vantagem sobre o adversário. Compreendo, no entanto, a questão das opções que temos para atacar e fazer a diferença, que, no meu entender, são poucas.

O Sainz não me convence, apesar de ser um jogador muito esforçado e experiente; simplesmente não está a dar-nos aquilo que o AVB esperava quando o contratou.

As opções atacantes secundárias — e até algumas primárias — infelizmente não são suficientes para desequilibrar na Europa.

Espero que a equipa evolua e mostre o mesmo nível que demonstra no campeonato nacional.

• Like
Reações: jusTiNO AZUL

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
38,779
31,588
Conquistas
1
Gosto muito do nosso mister, contudo, é necessário ser menos receoso em situações em que pode tirar vantagem sobre o adversário. Compreendo, no entanto, a questão das opções que temos para atacar e fazer a diferença, que, no meu entender, são poucas.

O Sainz não me convence, apesar de ser um jogador muito esforçado e experiente; simplesmente não está a dar-nos aquilo que o AVB esperava quando o contratou.

As opções atacantes secundárias — e até algumas primárias — infelizmente não são suficientes para desequilibrar na Europa.

Espero que a equipa evolua e mostre o mesmo nível que demonstra no campeonato nacional.
Sim, internamente contra equipas ditas “pequenas” poder-se-á criticar se houver falta de ambição… mas mesmo neste contexto, os rivais podem tem mais alternativas de qualidade para mexer com o jogo ou poupar fisicamente jogadores… por isso temos de ser muito regrados nos esforços em todas as competições… relembro que o benfica inventou a gripe para que não se falasse que o Porto só teve 3 dias de descanso pro Clássico… no fundo o benfica é que ia muito debilitado por causa da gripe… (Mourinho no seu melhor)

Agora contra planteis TOP, acho que o Farioli fez uma boa abordagem… mas efetivamente entre Samu, Borja e Pepê não sei quem esteve pior em termos atacantes… nesses jogos desaparecem ofensivamente

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
97,076
235,034
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Agora contra planteis TOP, acho que o Farioli fez uma boa abordagem… mas efetivamente entre Samu, Borja e Pepê não sei quem esteve pior em termos atacantes… nesses jogos desaparecem ofensivamente
Devia jogar o William

Jogos 50/50, é difícil desbloquear equipas de topo com movimentos coletivos padronizados como fazes contra Aroucas(e fazes vezes sem conta, por isso tens volume de jogo para um Pepê errar mais vezes mas acertar algumas)
Às vezes é preciso o William puxar para dentro e meter no ângulo

• Love
Reações: Villas
dikalelfortress

dikalelfortress

Bancada lateral
16 Maio 2020
995
2,710
O problema não me parece ser a táctica, sim é rigorosa e pouco dada a imprevisibilidade... Mas o principal problema para mim é a falta de criatividade no plantel, mesmo que tivessemos jogado exatamente com a mesma táctica que jogamos até agora, "bastava" o Borja ou o Pepê conseguirem passar por um defesa e tornavamo-nos logo mais perigosos

Mas temos 2 extremos com zero de criatividade, nenhum deles tem aquele 1x1 que faz com que os defesas tenham medo de os defrontar

Por isso temos dificuldade em jogar pelas alas e tendencialmente atacamos pelo meio, o que bloqueia o nosso jogo porque os adversários fecham essa zona central

Tivessemos extremos que criassem desiquilíbrios e a nossa táctica mesmo sendo rígida tornava-se muito mais perigosa

Tenho dito isto desde que o mercado fechou, falta criatividade, falta magia a este 11 inicial

Sim o Mora pode ajudar nisso, mas não tem velocidade para ser um extremo puro, nem a capacidade física de aguentar a pressão que fazemos aos adversários (mesmo que essa pressão esteja a falhar nos últimos jogos)

Era uma questão de tempo até as equipas perceberem o nosso jogo e definirem tempos de pressão e zonas de pressão.

Quando encaixam, precisamos que os "mágicos" apareçam... e isso não temos no plantel

Tulaodinho_FCP

Arquibancada
29 Junho 2025
216
576
O problema não me parece ser a táctica, sim é rigorosa e pouco dada a imprevisibilidade... Mas o principal problema para mim é a falta de criatividade no plantel, mesmo que tivessemos jogado exatamente com a mesma táctica que jogamos até agora, "bastava" o Borja ou o Pepê conseguirem passar por um defesa e tornavamo-nos logo mais perigosos

Mas temos 2 extremos com zero de criatividade, nenhum deles tem aquele 1x1 que faz com que os defesas tenham medo de os defrontar

Por isso temos dificuldade em jogar pelas alas e tendencialmente atacamos pelo meio, o que bloqueia o nosso jogo porque os adversários fecham essa zona central

Tivessemos extremos que criassem desiquilíbrios e a nossa táctica mesmo sendo rígida tornava-se muito mais perigosa

Tenho dito isto desde que o mercado fechou, falta criatividade, falta magia a este 11 inicial

Sim o Mora pode ajudar nisso, mas não tem velocidade para ser um extremo puro, nem a capacidade física de aguentar a pressão que fazemos aos adversários (mesmo que essa pressão esteja a falhar nos últimos jogos)

Era uma questão de tempo até as equipas perceberem o nosso jogo e definirem tempos de pressão e zonas de pressão.

Quando encaixam, precisamos que os "mágicos" apareçam... e isso não temos no plantel
Extamente isto. Temos 3 criativos, Mora, Veiga e William. O resto é ganho na vertente física, o que em Portugal faz mossa mas lá fora estão equipas também de alta rotação e complica as coisas. É importante entender que temos nível para consumo interno mas lá fora a coisa complica. Aliás, há um claro elevar de patamar em países que noutros tempos ganhávamos com 1 perna às costas, quanto mais uma equipa da premier league. Posto isto, é preciso tempo, participações de Champions e mercados como o deste ano para continuar a elevar o plantel. Quanto ao mister, tenho 0 dúvidas que é o homem certo e também tem o direito de cometer erros, sendo que tem tido azar com lesões e outras coisas. É dar tempo...

luchogonzalez27

Bancada lateral
31 Julho 2025
839
1,244

O que é isso de imprevisibilidade?

Já esta tudo inventado.

Toda a gente sabe as dinâmicas do psg e do city. Toda a gente sabia as dinâmicas do sporting de amorim na primeira época do gyokeres.

O diferencial está em conseguir anular essas dinâmicas ou não. É fácil identificar as dinâmicas. Têm é que se criar dinâmicas, difíceis de contrariar.

9 Março 2012
4,458
2,908
Realmente somos muito exigentes, ou somos ansiosos pelo desastre. 12 jogos 3 golos sofridos .e estamos aqui a martelar o homem. Se eu gostei da exibição em Inglaterra? Lógico que não , temos vindo a fraquejar mas é o resultado de um plantel que ainda tem falhas , mas este é o ano 1 sendo que o ano passado foi o ano 0 . Portanto muito calma que ainda estamos em reconstrução e estamos no caminho certo . Não será uma derrota que me deixará nervoso e colocar tudo em causa. A nossa depressão passa para a equipa, portanto é unir as forças e apoiar até ao fim !

Enviado do meu Pixel 7a através do Tapatalk

Dragão_1977

Bancada lateral
27 Maio 2024
668
1,194
Realmente somos muito exigentes, ou somos ansiosos pelo desastre. 12 jogos 3 golos sofridos .e estamos aqui a martelar o homem. Se eu gostei da exibição em Inglaterra? Lógico que não , temos vindo a fraquejar mas é o resultado de um plantel que ainda tem falhas , mas este é o ano 1 sendo que o ano passado foi o ano 0 . Portanto muito calma que ainda estamos em reconstrução e estamos no caminho certo . Não será uma derrota que me deixará nervoso e colocar tudo em causa. A nossa depressão passa para a equipa, portanto é unir as forças e apoiar até ao fim !

Enviado do meu Pixel 7a através do Tapatalk
A começar já na segunda-feira.

John Wayne

Arquibancada
14 Dezembro 2023
325
530
Veremos o próximo jogo segunda feira que temos obrigação de ganhar e até jogando bem ,em Portugal tirando os primeiros cinco o resto é tudo muito fraco mas que estou apreensivo após o jogo dos corruptos estou achei um quebra inaceitável que tal mister dar mais uns dias de férias aos meninos na paragem para as selecção isto de férias há uns anos atrás custou um campeonato.

Ruben1893

24 Julho 2019
97,076
235,034
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Veremos o próximo jogo segunda feira que temos obrigação de ganhar e até jogando bem ,em Portugal tirando os primeiros cinco o resto é tudo muito fraco mas que estou apreensivo após o jogo dos corruptos estou achei um quebra inaceitável que tal mister dar mais uns dias de férias aos meninos na paragem para as selecção isto de férias há uns anos atrás custou um campeonato.
Nós temos muitos gajos que foram ao Mundial de Clubes, embora não pareça que andamos na América de tão ridículos que fomos

Sempre que for possível dar um descanso competitivo a quem mal teve férias, acho que vai acontecer

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
38,779
31,588
Conquistas
1
Devia jogar o William

Jogos 50/50, é difícil desbloquear equipas de topo com movimentos coletivos padronizados como fazes contra Aroucas(e fazes vezes sem conta, por isso tens volume de jogo para um Pepê errar mais vezes mas acertar algumas)
Às vezes é preciso o William puxar para dentro e meter no ângulo
O William tem sido essencial nesses jogos, é verdade… e o Mora não fez um mau jogo em Alvalade… se bem que eu acho que quem fez mais a diferença na liderança ofensiva foi o de Jong…

Compreendo que os titulares sejam o Borja e o Pepê pelo que fazem sem bola…mas cabe ao treinador fazer uso dos nossos talentos/individualidades sem comprometer muito defensivamente…

Porque é exactamente como dizes… nos jogos pequenos o Borja e o Pepê servem pela afluência atacante que há… havendo mais espaço para a imperfeição…

Nos jogos mais equilibrados… até podes impor mais equilíbrio com Pablo… mas tens de contrapor com mais qualidade atacante com esses criativos… que provocam jogadas atacantes muito melhor definidas (em menos oportunidades, crias mais perigo).

É essa mudança que tem de existir… não olhar esses criativos como bons para mudarem o jogo ao entrarem… (até porque neste último jogo já entraram a correr atrás do resultado), mas olhá-los como essenciais para jogarem de início (como aconteceu em Alvalade)… e evoluírem no seu jogo com essas apostas…

• Like
Reações: Bitaites

jcardoso_8

Arquibancada
17 Agosto 2019
144
163
Permitam-me um desabafo de alguém que adora futebol e o treino e que, diga-se na verdade, gosta mais de escrever para apontar críticas do que o contrário.

Não gostei nada deste último jogo, nem contra o benfas. Tivemos mais medo de perder do que vontade de ganhar em ambos os jogos. E sinceramente, não me surpreende, é marca de Farioli. O Ajax dele também não dominava a maior parte dos jogos. As posses de bola andavam sempre perto dos 50% e o equilíbrio nos remates era constante. Os nossos jogos mais disputados (Sporting, Gil Vicente, Salzburg, Nottingham) têm seguido exatamente essa linha.

É fácil comprovar: basta ir ao zerozero e ver jogo a jogo do Ajax da última época, as estatísticas falam por si. Sei que os números não dizem tudo, mas ajudam a pintar o retrato. Fiz esse exercício no início da época, e por isso não fiquei propriamente entusiasmado com a vinda do italiano, sabendo que ia ser um upgrade face ao que tínhamos (também não era difícil, Anselmi e VB estão facilmente no top 5 dos piores treinadores da nossa história).

Dito isto, o início de época está a ser brutal. Os resultados estão lá, e o espírito à volta da equipa é ótimo. Mas convém ter calma, as coisas mudam rápido no futebol. Acho ridículo andarem já a pedir renovação do treinador quando tem 2 anos de contrato. Não tenho gostado também das declarações do nosso presidente em relação à equipa/treinador. O presidente devia ser o primeiro a manter a exigência no máximo, não a alimentar euforias. Gostava de uma postura dele mais sagaz e comedida.

Agora, falando da equipa e vou falar das coisas que na minha opinião deviam melhorar. A forma como defendemos quando o adversário passa o meio-campo preocupa-me. Quando o Varela se junta à linha de 4, perdemos capacidade de pressão e deixamos demasiado espaço entre linhas. Aos 75’, a perder, tínhamos o Samu praticamente no meio do meio-campo a defender. Não é por termos muita gente atrás que defendemos melhor, embora os números sejam bons, isso retira-nos bola e domínio. Contra equipas do tugão não se nota tanto, porque a maioria nem cócegas faz. Mas em jogos grandes ou mais divididos, vamos perder iniciativa e ficar à mercê do adversário, o que não gosto de ver. Se eu fosse adepto de um Braga ou de um underdog desta vida estaria feliz, agora num clube como o nosso o defender bem para mim não chega. Quero ver o meu clube a dominar e a ser superior em 90 % dos jogos.

Outra coisa: ofensivamente, somos demasiado rígidos. Os processos são fáceis de anular e falta variabilidade. Se não arranjarmos novas soluções, com o tempo vai piorar. Não sou adepto de treinadores muito presos a um modelo e o Farioli, nesse aspeto, faz-me lembrar o Amorim.

Enfim, foi só um desabafo. Temos qualidade mais do que suficiente para lutar pelo título e ainda acho que somos candidatos na liga europa, não sou só eu que o digo, as casas de apostas também. Se para o campeonato português acho que chega bem o que temos dentro de portas, para a Europa e com equipas com mais qualidade acho que vamos penar muito e acho que o título vai ser uma utopia, mas cada coisa a seu tempo.

Mas não entro em euforias, nem vou já pôr o homem num altar. Está a fazer um bom trabalho, sim. Mas no Porto, nem ganhar às vezes chega.

Ruben1893

24 Julho 2019
97,076
235,034
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Não gostei nada deste último jogo, nem contra o benfas. Tivemos mais medo de perder do que vontade de ganhar em ambos os jogos. E sinceramente, não me surpreende, é marca de Farioli. O Ajax dele também não dominava a maior parte dos jogos. As posses de bola andavam sempre perto dos 50% e o equilíbrio nos remates era constante. Os nossos jogos mais disputados (Sporting, Gil Vicente, Salzburg, Nottingham) têm seguido exatamente essa linha.

É fácil comprovar: basta ir ao zerozero e ver jogo a jogo do Ajax da última época, as estatísticas falam por si. Sei que os números não dizem tudo, mas ajudam a pintar o retrato. Fiz esse exercício no início da época, e por isso não fiquei propriamente entusiasmado com a vinda do italiano, sabendo que ia ser um upgrade face ao que tínhamos (também não era difícil, Anselmi e VB estão facilmente no top 5 dos piores treinadores da nossa história).
Mas não achas normal que jogos contra boas equipas(e todos fora de casa) sejam jogos de estatísticas mais equilibradas?
Não é expectável ir a boas equipas ter 70% de posse de bola e dominar os jogos de apito inicial a final

O resto concordo
E acho que às vezes o Varela cai muito facilmente para a linha defensiva

Última edição:

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
38,779
31,588
Conquistas
1
Deste último jogo que sofremos dois golos por penaltis… acho que a conclusão não foi que temos de defender melhor… mas que ficou mais uma vez visível que temos de atacar melhor…

• Like
Reações: Ruben1893

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
38,779
31,588
Conquistas
1
Eu jogaria com as duplas de “extremos”

Sinceramente acho que a atual define mal as jogadas de ataque…

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
38,779
31,588
Conquistas
1
E o Samu tem de ser muito trabalhado… principalmente no jogo entre linhas… os próximos ciclos tem de incidir bastante na componente de organização ofensiva

Ruben1893

24 Julho 2019
97,076
235,034
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Eu jogaria com as duplas de “extremos”

Sinceramente acho que a atual define mal as jogadas de ataque…
William e Borja

O Borja nos jogos pequenos é importante
Os laterais dos pequenos sob pressão cometem erros e dormem um bocado na área a defender do lado contrário à bola; e ele até ataca bem a área
Já devia ter mais golos

• Love
Reações: Villas

jcardoso_8

Arquibancada
17 Agosto 2019
144
163
Mas não achas normal que jogos contra boas equipas(e todos fora de casa) sejam jogos de estatísticas mais equilibradas?

Não é expectável ir a boas equipas ter 70% de posse de bola e dominar os jogos de apito inicial a final
Certo, Sporting e Nottingham principalmente. Agora por exemplo contra o Benfica, um jogo em que eles nos deram por completo a iniciativa do jogo tivemos 51% de posse, muito porque quando estávamos sem ela recuávamos para uma linha de 5 desnecessariamente e perdíamos capacidade de pressão e de roubar rápido. Metade do jogo sem ela e quando a tínhamos não sabíamos bem o que fazer (Bednarek e Kiwior devem ter metade dos 51%). Mas pronto, quero acreditar que é um momento menos fogaz da equipa

• Like
Reações: Ruben1893