#Futebol Francesco Farioli - Treinador

Francesco Farioli

Francesco Farioli

8.68

Estatísticas da Época - 2025/26

Dados completos de 2025/26

8.68 Performance da Época

incrivelhulk

Lugar Anual
2 Março 2020
24,195
55,831
Conquistas
6
23
  • Novembro/20
  • Campeão Nacional 19/20
Foi conservador nas substituições. Não se pode dizer que não tenha sido e isso, obviamente, passa para a equipa. Percebo o porquê de o ter feito? Percebo. Se tivéssemos perdido um jogo num lance infeliz, tinha sido muito pior.
Todavia, se tivéssemos forçado um pouco mais, acho que tínhamos sido mais felizes.
Em Alvalade foi conservador?

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,396
474
Porto
O Sporting jogou completamente aberto, permitindo o Porto jogar também. O Porto sente-se confortável quando tem espaço. O Benfica não deu esse espaço ao Porto e foi o que se viu, tudo atado.

A minha pergunta é esta: se o Porto e o Benfica se defrontassem de novo amanhã no Dragão, e o adversário jogasse na mesma disposição táctica de ferrolho, o que é que o Porto faria de diferente?
Houve muitos adversários a ver este jogo e a tomarem notas. Farioli vai ter que treinar outras abordagens, caso tenhamos outras equipas a jogar neste esquema connosco.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
96,066
233,432
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
O Sporting jogou completamente aberto, permitindo o Porto jogar também. O Porto sente-se confortável quando tem espaço. O Benfica não deu esse espaço ao Porto e foi o que se viu, tudo atado.

A minha pergunta é esta: se o Porto e o Benfica se defrontassem de novo amanhã no Dragão, e o adversário jogasse na mesma disposição táctica de ferrolho, o que é que o Porto faria de diferente?
Houve muitos adversários a ver este jogo e a tomarem notas. Farioli vai ter que treinar outras abordagens, caso tenhamos outras equipas a jogar neste esquema connosco.
Não chega tirar notas
É preciso ter os jogadores também

Jogadores de topo como os do Carnide têm a disciplina tática e a capacidade física para estar 90 minutos no buraco, se tiverem motivados para tal num jogo
E a capacidade técnica para não cometer muitos erros e, de vez em quando, respirar um pouco com bola

Espetar com um autocarro atrás não é propriamente uma tática nova
E é preciso ver que jogar assim é abdicar de atacar
E nós não ficamos a zeros com pequenos muitas vezes, para nos tirarem pontos é preciso marcar

Eu acho um enorme elogio termos um adversário direto a jogar assim contra nós

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
9,201
18,748
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana

Mas há alguma equipa no mundo que não se sinta confortável quando tem espaço?

• Like
Reações: jlmb

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,396
474
Porto
Mas há alguma equipa no mundo que não se sinta confortável quando tem espaço?
A questão é o contrário. Foi ver o Porto completamente desconfortável a jogar contra um adversário fechado e matreiro, com capacidade de matar o jogo num contra ataque mortífero. E o Porto não foi para a vitória porque teve receio de levar um golo. Tudo certo. Mas a questão que levanto é: num jogo igual, o que é que o Porto faria de diferente?

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
9,201
18,748
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
A questão é o contrário. Foi ver o Porto completamente desconfortável a jogar contra um adversário fechado e matreiro, com capacidade de matar o jogo num contra ataque mortífero. E o Porto não foi para a vitória porque teve receio de levar um golo. Tudo certo. Mas a questão que levanto é: num jogo igual, o que é que o Porto faria de diferente?
Não senti o Porto desconfortável. Jogamos foi muito pelo seguro, arriscando pouco ou nada.

Para responder à tua pergunta: depende do contexto: contra o Nottingham Forest, se o jogo estiver parecido, acho que devemos manter a postura. Contra o Moreirense, Braga ou Famalicão, naturalmente teríamos de arriscar muito mais.

Ruben1893

24 Julho 2019
96,066
233,432
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Certo. Mas temos jogos europeus pela frente, também.
Mas jogos europeus, especialmente se forem a eliminar, não podem ser jogados no desespero

Podem ser semelhantes a este clássico

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,396
474
Porto
Não senti o Porto desconfortável. Jogamos foi muito pelo seguro, arriscando pouco ou nada.

Para responder à tua pergunta: depende do contexto: contra o Nottingham Forest, se o jogo estiver parecido, acho que devemos manter a postura. Contra o Moreirense, Braga ou Famalicão, naturalmente teríamos de arriscar muito mais.
Desconfortável, na base de ir para a frente e fazer o seu jogo, de como de costume.

Contra o Forest não vamos ter esse problema, não têm jogadores nem filosofia de jogo para isso. Agora cá, internamente, para as equipas que decidam jogar para o pontinho, vamos ter que procurar opções. Mas, como falado em cima, essas equipas não terão jogadores (nem treinador) para montar um esquema igual ao dos vermelhos. Na liga europa, mais para a frente, já teremos equipas de outro nível.

Mas a minha curiosidade mantém-se. O que faria o Porto de diferente num jogo contra o mesmo Benfica a jogar à cão, como o fez no domingo? Prescindir de sair com a bola controlada e balão para a frente, para o meio campo de ataque, e abre o jogo?

• Like
Reações: Filipe01

Ruben1893

24 Julho 2019
96,066
233,432
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Mas a minha curiosidade mantém-se. O que faria o Porto de diferente num jogo contra o mesmo Benfica a jogar à cão, como o fez no domingo? Prescindir de sair com a bola controlada e balão para a frente, para o meio campo de ataque, e abre o jogo?
Metia o Gul mais cedo

Para nem dizer de início

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
12,579
19,588
Tens de perguntar antes ao Pepê o que ele podia fazer de diferente, completamente sozinho e cheio de espaço, a rematar de primeira com o pé esquerdo, que não é dominante. Ou como o Gabri podia ter finalizado melhor, na recarga ao remate do Moura. Basta um destes entrar que o Porto era o mesmo e o jogo seria outro, a partir da primeira parte. Ou então ser o mesmo jogo até aos 80 e tal minutos e o ladrão do apito assinalar penalty ou o Mora acertar aquele remate.

Diogo Oliveira 98

Bancada central
12 Agosto 2015
1,913
848
Conquistas
2
  • Jorge Costa
  • Reinaldo Teles
Estás a comparar situações diferentes. Em Alvalade não foi de todo conservador, porque, desde logo, apostou no Mora a titular. Depois, quando meteu o Pablo Rosário em jogo, estávamos a ser empurrados pelo Sporting para trás, claramente a perder a luta no meio campo e a entrada dele serviu para dar musculo.
Além disso, estavámos num campo que tradicionalmente não conseguimos vencer, a jogar quer se queira quer não com o bicampeão.
No domingo, estavámos a jogar em casa, num melhor momento de forma, mais confiante, o benfica, claramente, a não querer perder o jogo e, por tudo isso, acho que deviamos ter arriscado mais e, no domingo, sim, o Farioli foi conservador.

Ruben1893

24 Julho 2019
96,066
233,432
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
E isso resolveria o nosso problema com as saídas de bola? É aí que me estou a focar. Concordamos que era bola direta na frente, abrindo o jogo e obrigando o adversário a jogar?
Era bola no pé do avançado mais vezes, não era para o ar

Mas eu duvido que o adversário quisesse jogar, independentemente do que fizéssemos
Só sofrendo um golo como podia ter acontecido na primeira parte

b10nic

Sofá de casa
3 Agosto 2015
11,955
14,376
Não chega tirar notas

Jogadores de topo como os do Carnide têm a disciplina tática e a capacidade física para estar 90 minutos no buraco, se tiverem motivados para tal num jogo
E a capacidade técnica para não cometer muitos erros e, de vez em quando, respirar um pouco com bola

E nós não ficamos a zeros com pequenos muitas vezes, para nos tirarem pontos é preciso marcar

Não acho que seja um elogio assim tão grande. Os lamps já não sabiam jogar de outra forma, mesmo com o Lage. Com o Mourinho tudo o que tenho visto em jogos grandes foi igual. Jogaram para o empate. O ataque posicional dos lamps é terrível.

Se fiquei desiludido com a entrada do Pablo Rosário naquela altura? Sim. Naquela altura era momento de "cheirar o sangue".

Que tivemos dificuldade em aproveitar algum espaço que nos foram oferecendo no meio-campo ofensivo? Creio que também. Nesse aspecto o Samu ajuda pouco, visto que tem muita dificuldade em jogar de costas em apoios. Era jogo para o Gul também entrar mais cedo, visto que nao estava o De Jong, esse sim, tinha sido uma grande cartada num jogo como esse.

Ruben1893

24 Julho 2019
96,066
233,432
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Não acho que seja um elogio assim tão grande. Os lamps já não sabiam jogar de outra forma, mesmo com o Lage. Com o Mourinho tudo o que tenho visto em jogos grandes foi igual. Jogaram para o empate. O ataque posicional dos lamps é terrível.

Se fiquei desiludido com a entrada do Pablo Rosário naquela altura? Sim. Naquela altura era momento de "cheirar o sangue".

Que tivemos dificuldade em aproveitar algum espaço que nos foram oferecendo no meio-campo ofensivo? Creio que também. Nesse aspecto o Samu ajuda pouco, visto que tem muita dificuldade em jogar de costas em apoios. Era jogo para o Gul também entrar mais cedo, visto que nao estava o De Jong, esse sim, tinha sido uma grande cartada num jogo como esse.
O Lage ainda metia contra ataques

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
14,291
25,608
34
Vila Das Aves
Não chega tirar notas

Eu vi este mesmo benfica, encolhido da mesma forma, em plena luz, com o poderoso Gil Vicente.

2ª parte desse jogo com:

0.08 de 'expected goals'
45% posse de bola
1 remate à baliza
0 grandes oportunidades

Repito, a jogar em casa.

Eles não se encolheram nem foram convencidos a nada, simplesmente não jogam mais.

Ruben1893

24 Julho 2019
96,066
233,432
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Eu vi este mesmo benfica, encolhido da mesma forma, em plena luz, com o poderoso Gil Vicente.

2ª parte desse jogo com:

0.08 de 'expected goals'
45% posse de bola
1 remate à baliza
0 grandes oportunidades

Repito, a jogar em casa.

Eles não se encolheram nem foram convencidos a nada, simplesmente não jogam mais.
Mas estava a ganhar, mesmo sendo contra um Gil

Eu não me lembro de um clássico recente onde uma equipa atrás na tabela entre em campo com objetivo único de não atacar

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,396
474
Porto
Era bola no pé do avançado mais vezes, não era para o ar
O Porto mal conseguia fazer um passe do Kiwior ou do Bednarek para o Varela... as linhas estavam todas fechadas. As marcações estavam a ser todas homem a homem... as bolas não entravam.

Por isso defendo a ida ao mercado em busca de um pautador de jogo, um gajo que faça bem esse papel de elo defesa-ataque.