#Basquetebol Fernando Sá - Treinador

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
124,406
56,365
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Fernando Sá: "Este voto de confiança da Direção dá-me ainda mais responsabilidade, se é que é possível. É um orgulho muito grande e uma grande satisfação. Já estava muito feliz, mas agora estou ainda mais"

André Villas-Boas: “É um sinal de máxima confiança a quem já dedicou uma vida ao FC Porto”

#FCPortoBasket #FCPortoSports

Enviado do meu 2201117SY através do Tapatalk

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
26,097
1,045
Fernando Sá renova até 2027

Treinador cumpre a terceira época no banco do FC Porto, depois de 11 anos como jogador

Fernando Sá prolongou a ligação ao FC Porto e vai continuar a orientar a equipa de basquetebol nos próximos dois anos e meio, até 2027. Contratado no verão de 2022 para assumir o comando técnico do emblema que o apaixona, o antigo extremo/poste venceu a Taça de Portugal na época passada e juntou-lhe a Supertaça já no início da atual.

Nascido e criado na cidade Invicta, o treinador de 55 anos começou a jogar no Vasco da Gama antes de ingressar no clube do coração com 15. Já depois de conquistar o título de juniores, sagrou-se Campeão Nacional de seniores em três ocasiões (1995/96, 1996/97 e 1998/99), ergueu cinco Taças de Portugal (1986/87, 1987/88, 1990/91, 1996/97 e 1998/99) e duas Supertaças (1986 e 1997) durante as onze temporadas em que vestiu de azul e branco. Após nova passagem pelo Parque das Camélias (1999/00 e 2000/01), viria a terminar a carreira de jogador no FC Gaia, em 2002.

Foi treinador do Vitória SC durante 13 temporadas, entre 2006 e 2019, tendo conduzido os vimaranenses à conquista de duas Taças de Portugal (2007/08 e 2012/13), um título da Proliga (2006/07), um Troféu António Pratas (2009), três presenças nas meias-finais (2015/16, 2016/17, 2017/18) e duas nas finais do campeonato (2013/14 e 2014/15).

Desde que regressou a casa e começou a trabalhar no Dragão Arena, o antigo capitão recolocou o FC Porto na rota dos títulos e entre a elite europeia. Na época de estreia, guiou os portistas aos quartos de final da FIBA Europe Cup - feito inédito que viria a repetir no ano transato, praticamente ao mesmo tempo que ergueu a Taça de Portugal em Viana do Castelo.

Seis meses volvidos, no dia do 131.º aniversário do FC Porto, Fernando Sá voltou a bater o Benfica numa final e a festejar o triunfo na Supertaça, em Sines. Com tudo em aberto na fase das decisões, e com a equipa de basquetebol na luta por três títulos (campeonato, Taça de Portugal e Taça Hugo dos Santos), clube e treinador renovaram o contrato que os liga e estendem a parceria até 2027.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
26,097
1,045
“Já estava muito feliz, mas agora estou ainda mais”

Fernando Sá falou do campeonato como “o objetivo principal” depois de renovar até 2027

Está a cumprir a terceira temporada no comando técnico da equipa de basquetebol do FC Porto e acabou de renovar o contrato que o liga ao clube do coração até 2027. Ao lado do presidente André Villas-Boas, Fernando Sá mostrou-se satisfeito com “este voto de confiança da Direção”, que lhe dá “ainda mais responsabilidade, se é que é possível”. Depois da conquista da Supertaça e de mais uma excelente campanha na FIBA Europe Cup, o treinador acredita que o trabalho desenvolvido leva os Dragões a “ter o sonho bem vivo”, além de “uma determinação muito grande em conquistar o título de campeão nacional”.

A renovação de contrato
“Significa muito quererem renovar o meu contrato quando ainda tinha um ano de contrato. A época está a pouco mais de meio, com muita coisa para decidir, e este voto de confiança da Direção dá-me ainda mais responsabilidade, se é que é possível. É um orgulho muito grande e uma grande satisfação. Já estava muito feliz, mas agora estou ainda mais. Terei sempre o FC Porto como prioridade para tentarmos concretizar os nossos objetivos.”

O plantel e os elogios de André Villas-Boas
“O presidente, tendo um passado como treinador, sabe perfeitamente a dificuldade e o risco que estas situações têm para nós, treinadores. Normalmente é decisivo no decorrer das épocas e estou muito feliz com as contratações que conseguimos fazer este ano. Aquilo que temos vindo a fazer, tanto a nível interno como nas competições europeias, levam-nos a ter o sonho bem vivo e temos uma determinação muito grande em conquistar o título de campeão nacional.”

A conquista do campeonato
“Obviamente que é o nosso objetivo principal. Não vale a pena estar a pensar no passado nem no futuro, temos de estar concentrados naquilo que temos de fazer neste momento. Podemos continuar a melhorar a equipa para chegarmos a esses momentos de decisão nas melhores condições possíveis. Sinto que a equipa está tranquila e que trabalha com alegria e intensidade. Os jogadores estão unidos e focados nos objetivos do clube, por isso estão reunidas as condições para podermos encarar a conquista deste título com um realismo maior do que no passado, mas também é preciso aquela pontinha de sorte.”

Objetivos a cumprir até 2027
“Enquanto treinador, gostava que os atletas que vão passando por mim terminassem as épocas melhor do que quando os encontrei, seja em termos técnico e táticos ou a nível pessoal, e que percebem que, para além do jogo e do treino, há muitos fatores extra que determinam o futuro deles e das equipas. No final do meu contrato, se não houver renovação, espero que o clube esteja melhor do que estava no passado e que tenhamos o Museu com mais títulos. Temos uma estrutura sólida para continuar a ganhar.”

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
25,027
17,142
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Boa decisão, e atempada.
Atempada em relação a quê?

O treinador tinha contrato para mais um ano, e esta é uma modalidade de risco zero para o virem buscar. (Ao contrário do Magnus, por exemplo)

É uma decisão sem sentido, pelo timing, que deveria ser tomada após o término da temporada.

Por acaso acho que vamos ter um fim de época diferente dos anteriores, mas se por acaso volta (pelo 3o ano seguido) a correr mal.. ficamos com treinador em situação frágil, com contrato para 2 anos

Frocha

Tribuna Presidencial
6 Março 2011
7,315
3,939
Vila Nova de Gaia,1987
Não consigo compreeender este comentário
Bom trabalho tem feito o Sá,
Bom?

Há quanto tempo não vemos melhorias no jogo?

Vês sim melhores americanos, agora jogo jogado é zero!

Vivemos constantemente à base do individual...

Playbook nulo
Estratégia nula
Leitura nula

Enviado do meu CPH2529 através do Tapatalk