#Basquetebol Fernando Sá - Treinador

mega_dragon

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
11,933
17,981
Muitos Parabéns Coach. 🔥🐉💙

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
25,647
983
“A entreajuda e a resiliência dos jogadores foi fora do normal”

Fernando Sá destacou ainda a “forma inacreditável” como o FC Porto defendeu frente ao PAOK (99-64)

Ao bater nesta quarta-feira o PAOK (99-64), no Dragão Arena, o FC Porto assumiu a liderança do Grupo I da FIBA Europe em igualdade pontual com os gregos, mas em vantagem no confronto direto. Depois de uma exibição de luxo, amplamente elogiada por Fernando Sá, o treinador portista deixou um alerta para a ronda que falta disputar: “Sabemos que estamos num grupo extremamente difícil e sabemos que as quatro vitórias podem não chegar, por isso temos de ir à Bélgica garantir a quinta. Este foi só mais um passo no nosso objetivo de seguirmos para a próxima fase”.

Um resumo do jogo
“Para o basquetebol do clube e para o basquetebol português, esta vitória é um feito de enaltecer. Em termos ofensivos estivemos muito bem na forma como partilhámos a bola, por isso é que temos um elevado número de assistências, mas em termos defensivos estivemos de uma forma inacreditável, com muita disponibilidade física e tática. A entreajuda e a resiliência dos jogadores foi fora do normal. Ao intervalo, o PAOK tinha 23 pontos marcados e não sei se alguma vez isso lhes aconteceu. Estivemos muito coesos e fizemos um trabalho muito sério. Se mantivermos esta concentração, podemos encarar qualquer jogo com confiança.”

Controlar a ansiedade em alguns momentos
“Algo que temos falado é que, por vezes, a ansiedade toma conta de nós e acabamos por acelerar as decisões, o que baixa a nossa eficácia e aumenta as transições do adversário.”

Falta o jogo com o Limburg, na Bélgica
“Sabemos que estamos num grupo extremamente difícil e sabemos que as quatro vitórias podem não chegar, por isso temos de ir à Bélgica garantir a quinta. Este foi só mais um passo no nosso objetivo de seguirmos para a próxima fase.”

Um Dragão Arena a ferver
“A forma como nos entregámos ao jogo e a nossa intensidade acabou por contribuir para o grande apoio dos nossos adeptos. Eles reveem-se nesses comportamentos.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
25,647
983
“O caráter levou-nos à superação”

Fernando Sá considera que “os adeptos foram fundamentais” na reviravolta frente à Oliveirense (98-95)

O FC Porto regressou às vitórias na Liga Portuguesa de basquetebol após 40 minutos de intensa luta contra a Oliveirense no Dragão Arena (98-95). No rescaldo de um triunfo tão suado como merecido num “jogo extremamente difícil frente a uma equipa extremamente atlética”, Fernando Sá mostrou-se “satisfeito pela reação” e “focado em conseguir o apuramento na FIBA Europe Cup”. “Muito grato” pelo apoio dos adeptos, que “foram fundamentais”, o técnico sublinhou que “o mais importante é que a equipa se mantenha coesa, unida, com determinação, superação e resiliência” para “superar a fadiga” e “continuar a ganhar”.

Obstáculos superados
“Estou satisfeito pela reação, sabíamos que ia ser um jogo extremamente difícil frente a uma equipa extremamente atlética, que joga bem e tem boas individualidades. Custou-nos começar a correr e a produzir em termos defensivos e ofensivos, mas o caráter levou-nos à superação. Sentimos dificuldades no ressalto defensivo, a eficácia ofensiva deles esteve alta e tem sido sempre assim contra as equipas do nosso campeonato. Vai ser cada vez mais difícil, com esta frequência de jogos que queremos manter, mas temos de estar preparados para isto apesar do pouco tempo de preparação. O campeonato é longo, decide-se nos play-offs, e agora estamos focados em conseguir o apuramento na FIBA Europe Cup.”

A saída de Phil Fayne
“Sei que sofreu uma lesão muscular, mas desconheço a dimensão.”

Quem corre por gosto não cansa
“Se continuarmos com este ritmo neste tipo de jogos e a vencer… acho que assim até se trabalha melhor. O mais importante é que a equipa se mantenha coesa, unida, com determinação, superação e resiliência para nos custar menos no futuro. A fadiga por vezes é grande, mas queremos senti-la e sabemos que é mais fácil superá-la se continuarmos a ganhar.”

O apoio das bancadas
“Os adeptos foram fundamentais, tivemos um excelente pavilhão com muito apoio e precisamos cada vez mais deles. Estes jogadores merecem, toda a gente faz um esforço muito grande para nos apoiar durante a semana e ao fim de semana, só lhes peço que continuem porque nós estamos muito gratos e é para eles que nós trabalhamos.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
25,647
983
“Foi um jogo praticamente perfeito”

Declarações de Fernando Sá após o FC Porto 86-75 Zaragoza

A equipa de basquetebol do FC Porto contrariou todas as probabilidades e alcançou uma grande vitória internacional diante do Zaragoza (86-75) que mantém em aberto a qualificação para os quartos de final da FIBA Europe Cup. No rescaldo da quarta jornada da segunda fase de grupos, Fernando Sá mostrou-se “bastante satisfeito” e teceu rasgados elogios ao “caráter, personalidade e vontade” de um coletivo que fez “um jogo praticamente perfeito, principalmente em termos defensivos”. “Temos estado bem, encarado muito bem a alternância entre as competições europeias e nacionais e espero que assim continue”, declarou o técnico portista.

Caráter, personalidade e vontade
“Foi um jogo praticamente perfeito, principalmente em termos defensivos, o que nos permitiu fazer o que queríamos em termos de velocidade. No terceiro período eles quiseram abrandar o ritmo e caímos um bocadinho nessa armadilha, quando conseguimos alterar voltámos a conseguir encontrar lançamentos confortáveis, com eficácia, mas acima de tudo foi o caráter, a personalidade e a vontade de vencer mesmo numa situação difícil de apuramento. Conseguimos encarar este jogo da forma que encarámos, como treinador, deixa-me bastante satisfeito.”

Todos contam
“Depois do jogo que o Toney (Douglas) fez na Grécia era normal que o foco estivesse em cima dele no ataque. É a isto que se chama uma equipa, alguém tinha de aparecer e não apareceram só hoje, também apareceram na Póvoa num altíssimo nível, mesmo os jogadores que, por norma, têm jogado menos minutos. É com eles que contamos, com os que jogam mais e com os que jogam menos, porque os desafios que se seguem são muitos e precisamos de toda a gente.”

Foco na Taça
“Esperamos um jogo completamente diferente do que tivemos no sábado, porque é um jogo a eliminar contra uma equipa com o orgulho ferido, e conhecendo bem as caraterísticas do CD Póvoa sei que eles vêm cá tentar mudar o que se passou no jogo em casa e temos que estar preparados para isso. Temos estado bem, encarado muito bem a alternância entre as competições europeias e nacionais e espero que assim continue.”

A lesão de Phil Fayne
“Sei que foi uma lesão muscular, mas desconheço a dimensão porque teremos de esperar pelos exames médicos.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
25,647
983
“Um clássico tem sempre características diferentes e queremos muito vencer”

FC Porto recebe o Sporting na 13.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol (sábado, 15h00)

O final de uma rara semana limpa de trabalho culmina com uma receção ao Sporting (sábado, 15h00, Porto Canal), no Dragão Arena, relativa à 13.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. Na projeção de um duelo em que “tudo pode acontecer”, Fernando Sá quer que o coletivo portista se mantenha fiel ao que tem “vindo a fazer”, nomeadamente “estarmos coesos, unidos, resilientes, com grande espírito de ajuda nas rotações e nos ressaltos e com espírito de sacrifício”. Quanto à presença dos adeptos, é essencial: “O meu desejo é ver o Dragão Arena completamente cheio”, apelou o treinador. O FC Porto é 2.º classificado, com 21 pontos, menos três do que o líder Benfica, mas tem menos um encontro disputado, enquanto o Sporting segue na 3.ª posição, com 20.

Um jogo sempre especial
“Um clássico é sempre um jogo com características diferentes, em que tudo pode acontecer, por isso temos que estar bastante concentrados para tentarmos parar as transições do Sporting, um aspeto em que eles são bastante fortes. Também temos de ter atenção ao ressalto e manter aquilo que temos vindo a fazer, estarmos coesos, unidos, resilientes, com grande espírito de ajuda nas rotações e nos ressaltos e com espírito de sacrifício. Essas têm sido as chaves até aqui e vai ser mais um jogo com essas características.”

A vitória em Lisboa (87-83) na primeira volta
“Vai ser um jogo bastante diferente. Esse jogo já tem uns meses e o Sporting evoluiu enquanto equipa, em termos estratégicos e táticos, o que nos obriga a estar mais concentrados também. É um jogo muito importante, tanto para eles como para nós, como são todos, mas um clássico tem sempre características diferentes e queremos muito vencer.”

Seriedade e determinação
“Este grupo tem demonstrado ser capaz de fazer isso, que é encarar todas as competições com grande seriedade, independentemente do adversário. É isso que espero que continue a acontecer, pois tem sido uma mais-valia a forma séria e determinada com que os jogadores encaram todos os jogos, mesmo em momentos de maior cansaço.”

O apoio dos adeptos
“O meu desejo é ver o Dragão Arena completamente cheio. Espero que os adeptos tenham mesmo consciência da importância que têm nas equipas. No nosso caso, é o nosso sexto jogador. Eles têm sido fundamentais e em clássicos como este ainda mais. Os jogadores merecem e o clube também. Unidos somos muito mais fortes.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
25,647
983
“Devemos fazer um esforço para estarmos unidos”

Declarações de Fernando Sá após o FC Porto 83-78 Sporting

O FC Porto bateu o Sporting por cinco pontos de diferença (83-78) e distanciou-se do rival lisboeta na tabela classificativa da Liga de basquetebol. No rescaldo de um clássico “não muito bem jogado” em que “adesão do público foi excelente e fundamental”, Fernando Sá sublinhou a importância de “manter o controlo emocional” e deixou um apelo à união da nação azul e branca: “A mim, como portista, custa-me ler e ouvir coisas que se vão dizendo relativamente a esta cidade a este clube. Acho que devemos fazer um esforço para estarmos unidos, porque o Porto e o FC Porto precisam muito. As equipas precisam muito do apoio dos adeptos e só todos juntos é que vamos conseguir”

1.456 nas bancadas
“Quero salientar a vitória e adesão do público que respondeu ao nosso apelo, foi excelente e fundamental hoje. Não foi um jogo muito bem jogado, nem sempre optámos pelas melhores soluções, também houve um período em que quebrámos emocionalmente, mas na parte final voltámos a ser o que somos e conseguimos reverter um atraso de sete para vencermos por cinco pontos. É isso que quero salientar, essa vitória e a forma séria como encaramos o campeonato. Agora vamos mudar o chip para as competições europeias.”

Cabeça fria, coração quente
“O mais importante de tudo foi mantermos o controlo emocional. Nos clássicos dos últimos anos isso não tem acontecido, as equipas sabem como reagimos e aproveitam-se disso. Temos de ter consistência disso e acreditar nas nossas capacidades para não nos deixarmos afetar pelas emoções do jogo, tomando decisões precipitadas. Isto é tudo emocional, estou a dizê-lo publicamente para que este seja o último jogo em que isto acontece. Temos de nos focar no que somos capazes de fazer dentro do campo e não tanto no que os outros fazem.”

A união faz a força
“Os adeptos foram fundamentais, como tínhamos falado na antevisão. A adesão deles ajudou-nos bastante, eles acreditaram sempre e ajudaram nos momentos difíceis. A mim, como portista, custa-me ler e ouvir coisas que se vão dizendo relativamente a esta cidade a este clube. Acho que devemos fazer um esforço para estarmos unidos, porque o Porto e o FC Porto precisam muito. As equipas precisam muito do apoio dos adeptos e só todos juntos é que vamos conseguir.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
25,647
983
“Estou extremamente orgulhoso da nossa prestação europeia”

Fernando Sá mostrou-se “satisfeito pela atuação dos jogadores” apesar da eliminação

Minutos após viver de perto um final inglório de 2.ª fase de grupos da FIBA Europe Cup que ditou a eliminação do FC Porto da prova, Fernando Sá apresentou-se “extremamente orgulhoso da prestação nas competições europeias” e “satisfeito pela atuação dos jogadores”. Ciente de que a “pressão e ansiedade” de jogar com outro resultado na última jornada “tirou eficácia” ao grupo que lidera, o treinador salientou a “boa intensidade defensiva e o grande caráter” dos atletas azuis e brancos, que ficaram “a um passo dos quartos de final”.

Orgulho intacto
“Apresentámo-nos com alguma pressão e ansiedade que nos tirou eficácia, mas acabámos por reagir muito bem. Quando estamos dependentes de outros resultados, há várias emoções que são difíceis de controlar. No intervalo, falámos essencialmente em transformar esta ansiedade em aspetos positivos e em agressividade para cumprirmos o nosso papel. Tivemos vários momentos de qualidade com boa intensidade defensiva, grande caráter e acabamos por vencer. Fico com amargo na boca porque partimos para esta fase a pensar que o apuramento seria muito difícil, porque não estamos habituados a jogar com equipas e partimos com desvantagem em termos emocionais. Conforme fomos ganhando confiança e percebendo que as coisas não são assim tao diferentes, estivemos a um passo de nos apurarmos para os quartos de final. Estou extremamente orgulhoso da nossa prestação nas competições europeias.”

O crescimento ao longo da prova
“Acima de tudo, começámos a perceber que não há assim tanta superioridade. Tentámos transmitir isso nos treinos e a equipa foi demonstrando e tendo excelentes exibições contra equipas de alto nível. Acabou como tinha de acabar, não estamos satisfeitos como é óbvio, mas estou satisfeito pela prestação dos meus jogadores.”

Olhos postos nas competições nacionais
“Agora temos a Taça de Portugal, a Taça Hugo dos Santos e o campeonato para disputar, queremos estar nas finais para podermos lutar por esses títulos.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
25,647
983
“Ter o pavilhão cheio foi fundamental”

Declarações de Fernando Sá após o FC Porto 103-89 Benfica

O FC Porto impôs a primeira derrota no campeonato de basquetebol ao Benfica (103-89) e reduziu o atraso para o conjunto detentor do título no topo da tabela classificativa. No rescaldo de um clássico com “um excelente ambiente num pavilhão cheio”, Fernando Sá mostrou-se satisfeito pela “forma como os jogadores representaram o clube” e lembrou a importância de “continuar a trabalhar” para “chegar ao play-off no melhor nível”.

Mais ataque do que defesa
“A primeira parte foi boa das duas equipas, principalmente em termos ofensivos, com muitos pontos sofridos em transições e no jogo direto. Conseguimos corrigir isso na segunda, selecionámos o lançamento e parámos as transições rápidas do Benfica e isso deu-nos algum conforto. Tomámos boas decisões em termos de lançamento e impedimos a concretização deles, o que nos deu mais tempo.”

1.545 portistas nas bancadas
“A forma como estivemos a representar o clube num pavilhão cheio, que é o que ambicionamos e com um excelente ambiente, foi fundamental para o resultado. A derrota em Guimarães vale o que vale e esta vitória também, ainda falta o play-off e quem se apresentar melhor nessa parte vai vencer o campeonato. Vamos continuar a trabalhar para conseguirmos chegar lá no nosso melhor nível.”

A força da mente
“Temos o objetivo de melhorar dentro e fora de campo e de trabalhar para chegarmos em melhores condições aos momentos decisivos. Esta paragem das seleções vai obrigar a fazer algum trabalho mental para não deixarmos arrefecer as coisas. Vamos estar concentrados para mantermos o nível, e quiçá melhorá-lo, quando regressarem os jogos.”