O que é que fariam de diferente?
Eu tendencialmente concordo com isto - podíamos potencializar muito mais a nossa marca - mas também tenho algumas dificuldades em pensar no que é que poderia ser feito de concreto.
É uma excelente questão essa e desde já informo que não sou profissional da área de marketing e merchandising embora conheça frandes profissionais dessa área no país onde vivo.
Assim á primeira vista e até para usarmos o que já existe e onde tem mais impacto pelo menos imediato seria via as nossas casas de clubes espalhadas pelo mundo com presença mais vincada em várias cidades europeias criar mais pontos de receitas via diversificação de produtos ligados ao nosso clube,ampliar esse conceito também ao nível de nossas Delegações internacionais e são inúmeras,nossa diáspora é enorme e diversificada.
Usar e ampliar para países chaves onde existem mais adeptos a rede de distribuição e captação de sinal do Porto Canal com programas alusivos a isso e com tele vendas de nossa gana de produtos.No fundo remodelar as nossas casas internacionais não as limitando a serem somente um lugar de comes e bebes mas em pontos comerciais mais amplos e abrangentes assim como melhorar o acesso dos mesmos a conteúdos temáticos de nosso Porto Canal entre outras iniciativas.
Aumentar e diversificar a a gama de produtos femininos e infantis pois nesses dois universos pois é sabido que são os grandes consumidores deste tipo de produtos temáticos.
Promover nesses pontos de receitas e sempre que possível campanhas específicas em países no qual temos jogadores e o fazermos com uma certa regularidade,por exemplo usarmos um Nakajima para ações de merchandising no Japão assim como outros jogadores de várias nacionalidades em seus países de origem.
Intensificar com nossos patrocinadores de produtos do tipo material desportivo e outros e levarmos essas iniciativas para outras regiões além da cidade do Porto não se tratando de abrir lojas azuis pelo mundo mas usarmos o que ja temos como disse acima.
Basicamente numa primeira fase passaria por isso aí e ir acompanhando como as coisas evoluiriam e ir fazendo ajustes pertinentes.
Obviamente que também usarmos as pré-temporadas para promovermos nosso clube no exterior através de participações em torneios de grande relevo,darmos mais atenção e fomentar mais o intercâmbio com os PALOP's por exemplo em finais de temporadas irmos a um desses países ,usar isso não só com futebol mas com outras modalidades e temos várias.Olha por exemplo nisso nossa equipa de ciclismo é perfeita pois vamos ao exterior e um excelente cartão de visitas.
Enfim havendo vontade ,também algum dinheiro pois isto envolve investimentos tanto que tentei até usar ou potencializar o que já existe e é muita coisa e meter mãos á obre,sair da sala de escritório e olhar o mundo como ele é e ir até onde a imaginação permitir ,o tema é muito vasto e por isso mesmo tende a ser dispersado para isto ocorrer é ir com acções concretas cirúrgicas e se possível o mais simples possível,mas ser constante essa é a palavra chave.