Fair play financeiro e Gestão Financeira do Clube

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,492
6,082
Derivado da especialização da receita, o FC Porto contabiliza sempre o prémio de acesso à Champions na época em que é garantido o acesso e não da participação. Ou seja, regra geral, na anterior.

Pelo menos desde 2016/17 que isso não acontece.

O prémio entra na época em que a Champions é disputada e não quando o acesso é conquistado.

Lucro 2017/18? Qual lucro?

Vamos ter prejuízo. Isso sim. Mais um.

O 5º em 7 épocas.

Só nesta época de 2018/19 voltaremos finalmente a apresentar um exercício sem prejuízo.

Fundamentalmente à custa do aumento exponencial dos prémios da Champions.

E mesmo assim teremos que fazer no mínimo uma venda significativa, já contando com os 1/8.

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
fridolfresberg disse:
Derivado da especialização da receita, o FC Porto contabiliza sempre o prémio de acesso à Champions na época em que é garantido o acesso e não da participação. Ou seja, regra geral, na anterior.

Pelo menos desde 2016/17 que isso não acontece.

O prémio entra na época em que a Champions é disputada e não quando o acesso é conquistado.

Lucro 2017/18? Qual lucro?

Vamos ter prejuízo. Isso sim. Mais um.

O 5º em 7 épocas.

Só nesta época de 2018/19 voltaremos finalmente a apresentar um exercício sem prejuízo.

E mesmo assim teremos que fazer no mínimo uma venda significativa, já contando com os 1/8.
Só se foi novamente alterado. Em realção às épocas em questão (13/14 e 15/16 ), não há dúvidas...

Em relação a um possível lucro para 2017/18, falei na hipótese de já estar contabilizado o prémio de acesso à Champions, e de inclusivé se te terem contabilizado mesmo o tal bolo 43M! Este é que seria o possível "lucro". Não seria a primeira vez que se apresentaria lucro com base neste "artificio".

De resto, é escusado estar a "ensinar a missa o padre", modéstia à parte. Aliás, já eu estou farto de chamar a atenção para isso. Até porque sou CONTRA a especialização das receitas. É uma má (péssima ) prática de contabilidade.

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,510
9,952
RuiDias disse:
Gostava de falar aqui de uma questão que me está a fazer alguma confusão. Será que o Jackson foi para o Portimonense para alguns cretinos (sempre o mesmo) embolsar alguns milhões quando o formos buscar em janeiro?
Desculpem mas se isto é verdade vou mesmo deixar de acreditar nos administradores da SAD.
O Jackson não joga há 2 anos, está manco(literalmente) é ainda arranjam filmes..

E esta emprestado pelos chineses

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,321
6,252
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Daikan disse:
Só se foi novamente alterado. Em realção às épocas em questão (13/14 e 15/16 ), não há dúvidas...

Em relação a um possível lucro para 2017/18, falei na hipótese de já estar contabilizado o prémio de acesso à Champions, e de inclusivé se te terem contabilizado mesmo o tal bolo 43M! Este é que seria o possível "lucro". Não seria a primeira vez que se apresentaria lucro com base neste "artificio".

De resto, é escusado estar a "ensinar a missa o padre", modéstia à parte. Aliás, já eu estou farto de chamar a atenção para isso. Até porque sou CONTRA a especialização das receitas. É uma má (péssima ) prática de contabilidade.
Apenas para dizer que contabilizar o prêmio de acesso à Champions no ano em que tal acesso é garantido nunca foi um artifício - no sentido de truque, não é linear que essa não seja a opção correcta. Pois contabilisticamente é um princípio fundamental o matching entre rendimentos e gastos, i.e. os gastos devem ser reconhecidos no mesmo período dos rendimentos a ele associados.

Portanto em princípio como em termos salariais tens prêmios que vais pagar caso a qualificação para a  Champions seja assegurada é importante que esses gastos sejam reconhecidos no mesmo momento dos prêmios de presença -sendo certo que quer uns quer outros são certos desde o momento em que o campeonato acaba.

Embora seja duvidoso e discutível, no entanto atualmente a cmvm obriga a contabilizar os prêmios no ano em que jogas a Champions.

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,321
6,252
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
fridolfresberg disse:

Os últimos dados disponíveis, orçamento para 2017/2018 previam que para o breakeeven seriam necessário 75M€ de mais valias.

As receitas da Champions aumentam cerca de 20M€ (Penso eu) as de TV não sei ao certo mas que sejam 15M€.

Mesmo não aumentando os gastos, o que duvido muito pois não deve ser fácil dizer aos jogadores que mesmo os prêmios da Champions aumentando eles continuam a ter os mesmos prêmios, terias sempre que ter mais valias de no mínimo 35/40M€.

Com jogadores a sair a custo zero, eu tenho muitas dúvidas que 18/19 venha a ser o ano do regresso aos lucros.

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,492
6,082
[/quote]

Deverias então saber que que o prémio da Champions deixou há algum tempo de ser contabilizado na época da sua conquista, passando a ser contabilizado na época da sua disputa, conforme as novas directrizes.

Aliás, se continuássemos a apresentar as contas intermédias trimestrais (passamos a apresentar apenas as do 1º Trimestre e as Finais) verificaríamos que o prémio de acesso à fase de grupos seria distribuído ao longo dos dois primeiros trimestres conforme o número de jogos disputados em cada um deles e não de uma vez só.

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,492
6,082
domribeiro disse:
Os últimos dados disponíveis, orçamento para 2017/2018 previam que para o breakeeven seriam necessário 75M€ de mais valias.

As receitas da Champions aumentam cerca de 20M€ (Penso eu) as de TV não sei ao certo mas que sejam 15M€.

Mesmo não aumentando os gastos, o que duvido muito pois não deve ser fácil dizer aos jogadores que mesmo os prêmios da Champions aumentando eles continuam a ter os mesmos prêmios, terias sempre que ter mais valias de no mínimo 35/40M€.

Com jogadores a sair a custo zero, eu tenho muitas dúvidas que 18/19 venha a ser o ano do regresso aos lucros.

Se conseguirmos o apuramento para os 1/8 alcançaremos perto de 70M.

Os 15,25 da Participação + 28,8 do Ranking + 9 do Desempenho (imaginemos 3V + 1E) + 9,5 do Apuramento 1/8 + o Market-pool.

Isto é cerca de +40 do que na época passada.

Juntando uns estimados +15 dos Direito Televisivos.

Acredito que possamos fechar 2018/19 não negativo, mas claro, teremos que fazer uma venda substancial até 30 de Junho de 2019, que nos permita uns 30 de Mais-valia contabilística.

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,510
9,952
fridolfresberg disse:

Os 15,25 da Participação + 28,8 do Ranking + 9 do Desempenho (imaginemos 3V + 1E) + 9,5 do Apuramento 1/8 + o Market-pool.

Acredito que possamos fechar 2018/19 não negativo, mas claro, teremos que fazer uma venda substancial até 30 de Junho de 2019, que nos permita uns 30 de Mais-valia contabilística.
Esta época só necessitará de vendas residuais. No entanto, e o mal é de todos os clubes Portugueses, está assente principalmente nas receitas da CL. Um ano que não se consiga e é muito difícil o ajuste.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,940
45,494
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
lpmacedo disse:
Esta época só necessitará de vendas residuais. No entanto, e o mal é de todos os clubes Portugueses, está assente principalmente nas receitas da CL. Um ano que não se consiga e é muito difícil o ajuste.
O FCP não pode mesmo falhar a champions, pode ser que o sporting se afunde de vez..

O FCP precisa urgentemente começar a abater a divida, e ir descendo os custos com o pessoal e FSE..

O problema é que este ano voltaram as contratações inuteis, e assim é muito dificil inverter a situação, o que nos safa por estes dias é mesmo o aumento brutal da receita da champions.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,940
45,494
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
https://cdn.record.pt/files/2018-09/2018-09-26_00_10_06_FR69738.pdf

era bom que o FCP tivesse esta transparência nas transferências.

Fcp1998

Tribuna
11 Dezembro 2017
2,559
9
26
Braga
sirmister disse:

Acho curioso o facto de haver loan fees e outros valores para empréstimos internacionais, para nacionais já e tudo à borla ou pelo menos não discriminado.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,940
45,494
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Fcp1998 disse:
Acho curioso o facto de haver loan fees e outros valores para empréstimos internacionais, para nacionais já e tudo à borla ou pelo menos não discriminado.
Em PT ninguem paga nada.

Asterix

Bancada central
20 Junho 2016
1,331
602
sirmister disse:

Um exemplo para os outros clubes. A cmvm devia obrigar os clubes cotados em bolsa a fazer o mesmo.

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
58
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Asterix disse:
Um exemplo para os outros clubes. A cmvm devia obrigar os clubes cotados em bolsa a fazer o mesmo.
Essa queixa de nosso clube é antiga mas penso ter ouvido recentemente que o nosso é o único que tem contas consolidadas entre clube e SAD ou seja de todo seu universo de operações.
Penso que o Sporting o ano passado foi multado por não cumprir isso.

https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/fc-porto-atira-se-ao-benfica-e-sporting-por-causa-das-contas

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,492
6,082
lpmacedo disse:

Cerca de 30M em mais-valias contabilísticas.

Uma venda significativa ou várias menores.

Com apuramento para os 1/8.

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
3,321
6,252
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
fridolfresberg disse:

pensei que a diferença da champions era menor.

Mas mesmo sendo assim eu continuo a apostar em prejuizo, pois (acho) que 18/19 ainda podemos ter 10M€ segundo o acordo com a uefa. Dai ser logico empurrares eventuais vendas para 19/20 de forma a salvaguardar melhor qualquer eventualidade futura.

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
11,510
9,952
domribeiro disse:
pensei que a diferença da champions era menor.

Mas mesmo sendo assim eu continuo a apostar em prejuizo, pois (acho) que 18/19 ainda podemos ter 10M€ segundo o acordo com a uefa. Dai ser logico empurrares eventuais vendas para 19/20 de forma a salvaguardar melhor qualquer eventualidade futura.
O empurrar para o próximo ano dependerá em muito se nos classificamos ou não diretamente para a CL, ou seja se somos campeões.

F_Ferr

Não, não estive no treino.
11 Março 2012
8,744
10,725
Ex.mos mestres da gestão financeira, a renovação de Herrera nas mãos do Presidente, atleta que só sai se o Clube quiser, a arrastar-se em campo desde o início da temporada JÁ RENOVOU!? Estão felizes por terem rejeitado os 20M do Lyon, ó grandes mestres!?

Já agora, Brahimi, como é!? Sempre sai a custo nepia connosco a pagar!?

Tudo fino, é só manter o rumo e não arranjar clube para Corona que para o ano, continua a saga.
Ah, não se esqueçam do milhão de prémio por esta gestão financeira de nível.