“Vamos lutar pela vitória desde o início”
Exclusivo com Fábio Vieira na antecâmara do AS Roma-FC Porto (quinta-feira, 17h45)
A poucas horas de viajar para Roma, onde se vai disputar a segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa (quinta-feira, 17h45, Sport TV 5), Fábio Vieira projetou em exclusivo ao Porto Canal um duelo com a AS Roma “completamente diferente” do jogado no Estádio do Dragão, mas em que o objetivo se mantém: “Queremos ganhar o jogo e passar à próxima eliminatória”.
“A crescer nas exibições” e ciente de que o individual só sai realçado “se a equipa estiver bem”, o médio garante que o grupo “está confiante” e que vai atrás do triunfo “logo desde o início”. “Em qualquer competição que o FC Porto entre, é para ganhar”, por isso “dar uma vitória aos adeptos” é a prioridade num encontro de “50/50” que irá cair para a “a equipa que conseguir ser mais consistente e ter mais maturidade dentro do campo nos momentos decisivos”.
Em Itália, vai entrar um plantel decidido a honrar Jorge Nuno Pinto da Costa, o eterno presidente que “fez tudo pelo clube, pela cidade e também levou o nome de Portugal pelo mundo inteiro”: “Vamos tentar dar-lhe essa vitória e à família também”.
A análise à primeira mão
“Sim, nós em casa sabíamos que era importante tentarmos a vitória. Lutámos desde o início e até ao final para termos algum conforto para a segunda mão, eles estavam com menos um jogador, ainda tentámos carregar, mas não conseguimos chegar ao golo da vitória, portanto foi um jogo difícil. Eles têm uma equipa muito boa, com jogadores que têm bastante reconhecimento por todo o mundo. Amanhã será um jogo completamente diferente em casa deles, obviamente que vamos encontrar dificuldades, mas temos que saber lidar com elas e tentar dar a volta por cima para ganhar o jogo e passar à próxima eliminatória.”
O coletivo antes do individual
“Eu tenho-me sentido bem, sinceramente, acho que estou a crescer nas minhas exibições. Obviamente que eu não gosto muito de falar do individual, porque acho que só consigo ter um bom individual se a equipa estiver bem, portanto é isso que eu gosto realmente de realçar. Quando a equipa está bem, o individual vai acabar por sobressair e pode acontecer comigo como qualquer outro, portanto temos de olhar muito para a nossa equipa e para aquilo que nós podemos fazer e controlar, que é chegarmos lá amanhã e podermos dar uma vitória aos nossos adeptos.”
Um triunfo decisivo
“A equipa está confiante, é uma vitória que nós vamos procurar logo desde o início porque é para isso que nós lá vamos. Em qualquer competição que o FC Porto entre, é para ganhar. Sabemos da importância do jogo de amanhã porque vai ditar se passamos à próxima eliminatória ou não. É uma competição na qual gostávamos muito de seguir em frente e vamos dar tudo para conseguir a vitória.”
Um jogo de tripla
“[As probabilidades são] 50/50 porque o jogo começa 0-0, neste caso com o 1-1 da primeira volta, mas é como se fosse 0-0, portanto não há favoritismos aqui. Acho que a equipa que conseguir ser mais consistente e ter mais maturidade dentro do campo nos momentos decisivos vai acabar por ganhar o jogo.”
O tributo a Jorge Nuno Pinto da Costa
“Um dia muito triste para o futebol português e para o Futebol Clube do Porto, acima de tudo, por tudo o que Jorge Nuno Pinto da Costa fez, não só por um clube, mas pela cidade e também por ter levado o nome de Portugal pelo mundo inteiro. Foi um dia triste, junto dos nossos adeptos, toda a gente sentiu muito esta perda e nós amanhã vamos tentar dar-lhe essa vitória e à família também.”
O site oficial do FC Porto com as ultimas notícias, jogos, multimedia center, liveStream, live game, destaques dos jogos, perfis dos jogadores, modalidades, área de socio, loja online, bilheteira e muito mais.
www.fcporto.pt