Estádio do Dragão

G

guerreiro-azul

Lugar Anual
29 Julho 2016
178
223
39
Porto
Quando hoje em dia tudo é, ou aspira a ser, uma experiência, fico com o sentimento que se perde a verdadeira experiência..
Tenho quase 40 anos e desde cedo que o meu pai me levou a ver o Porto. Nas Antas a apanhar chuva, aos antigos Bessa, 1.o de Maio, Afonso Henriques e muitos outros por aí.
Ninguém ia ao futebol para ter uma experiência, ia pelo amor ao clube e para defender as nossas cores. Ninguém se preocupava com a cadeira almofadada (muitos nem cadeiras tinham), se havia um bar ou restaurante com espumante e comida quentinha.
Hoje em dia são outros tempos e outras vontades, mas a experiência não é necessariamente melhor…

Tiago_Oliveira_10

Bancada central
10 Março 2020
1,881
2,457
Conquistas
3
  • José Maria Pedroto
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Quando hoje em dia tudo é, ou aspira a ser, uma experiência, fico com o sentimento que se perde a verdadeira experiência..
Tenho quase 40 anos e desde cedo que o meu pai me levou a ver o Porto. Nas Antas a apanhar chuva, aos antigos Bessa, 1.o de Maio, Afonso Henriques e muitos outros por aí.
Ninguém ia ao futebol para ter uma experiência, ia pelo amor ao clube e para defender as nossas cores. Ninguém se preocupava com a cadeira almofadada (muitos nem cadeiras tinham), se havia um bar ou restaurante com espumante e comida quentinha.
Hoje em dia são outros tempos e outras vontades, mas a experiência não é necessariamente melhor…
Hoje em dia a maior parte não vai para ver futebol.

• Like
Reações: Capucho

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
100,884
244,943
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Nós que estamos num espaço dedicado ao clube a falar de obras somos, no máximo, 1 ou 2% do estádio num dia bom

Há muita coisa que não é para nós que tanto íamos ao Dragão como ao estádio do Ermesinde ver um jogo
Mas as coisas têm que ser feitas, é o que é

Tiago_Oliveira_10

Bancada central
10 Março 2020
1,881
2,457
Conquistas
3
  • José Maria Pedroto
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Nós que estamos num espaço dedicado ao clube a falar de obras somos, no máximo, 1 ou 2% do estádio num dia bom

Há muita coisa que não é para nós que tanto íamos ao Dragão como ao estádio do Ermesinde ver um jogo
Mas as coisas têm que ser feitas, é o que é
Antes de andarem com modernices, deviam era limpar a envolvente completa do estádio. O espaço à frente do museu mete nojo e as portas em redor do estádio estão cheias de ferrugem. Está mais do que na altura de fechar a abertura que faz com que as escadas fiquem todas encharcadas, nem sei qual é a utilidade daquilo.

Junto da porta 6 já nem existe a planta do estádio, apenas a estrutura que segurava o plástico.

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
29,779
47,850
Conquistas
7
110
gosto muito desse tipo de vídeo que publicaram.
via um de meia hora na boa...

Qinglong

Arquibancada
26 Janeiro 2026
202
586
As melhorias são apenas e só para americanizar a experiência do dia de jogo no Dragão

Eu percebo que é para onde o futebol caminha mas a cada dia que passa querem saber menos do sócio e do adepto
É muito por aí. São mudanças que vão de encontro a essa tendência no futebol europeu. Muito virada para atrair estrangeiros e malta com dinheiro. Gera fontes de receita extra, mas acaba por piorar o ambiente no estádio.

Da notícia, o que mais me interessa é mesmo a renovação da cobertura.

Eu vou ao Estádio para ver e apoiar a minha equipa e ajudá-la a ganhar. O resto para mim é absolutamente secundário. Para mim aqueles 90 minutos são para estar completamente ligado ao jogo, nem consigo pensar em comer ou beber alguma coisa. Isso faço antes ou depois, durante nem sequer tenho vontade. É por isso que tenho imensas saudades dos estádios antigos, sobretudo das Antas. Levei com tanta chuva, vento, sol a bater de frente na fronha, cadeiras todas sujas, mas não tenho memória nenhuma do desconforto, as memórias são todas dos jogos, das emoções vividas com o que se passava dentro de campo.

Mas é o que é, e os Estádios para satisfazer as exigências da FIFA e da UEFA, para que possam receber estes eventos têm de se sujeitar a este tipo de mudanças.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
93,921
105,953
Antes de andarem com modernices, deviam era limpar a envolvente completa do estádio. O espaço à frente do museu mete nojo e as portas em redor do estádio estão cheias de ferrugem. Está mais do que na altura de fechar a abertura que faz com que as escadas fiquem todas encharcadas, nem sei qual é a utilidade daquilo.

Junto da porta 6 já nem existe a planta do estádio, apenas a estrutura que segurava o plástico.
Lá está. Há muito por fazer, e, certas coisas, (que até seriam baratas) podem ficar de fora. A renovação devia incluir o interior e o exterior.

Que posts como os teus cheguem a quem de direito.

Dragão_1977

Bancada lateral
27 Maio 2024
926
1,623
É muito por aí. São mudanças que vão de encontro a essa tendência no futebol europeu. Muito virada para atrair estrangeiros e malta com dinheiro. Gera fontes de receita extra, mas acaba por piorar o ambiente no estádio.

Da notícia, o que mais me interessa é mesmo a renovação da cobertura.

Eu vou ao Estádio para ver e apoiar a minha equipa e ajudá-la a ganhar. O resto para mim é absolutamente secundário. Para mim aqueles 90 minutos são para estar completamente ligado ao jogo, nem consigo pensar em comer ou beber alguma coisa. Isso faço antes ou depois, durante nem sequer tenho vontade. É por isso que tenho imensas saudades dos estádios antigos, sobretudo das Antas. Levei com tanta chuva, vento, sol a bater de frente na fronha, cadeiras todas sujas, mas não tenho memória nenhuma do desconforto, as memórias são todas dos jogos, das emoções vividas com o que se passava dentro de campo.

Mas é o que é, e os Estádios para satisfazer as exigências da FIFA e da UEFA, para que possam receber estes eventos têm de se sujeitar a este tipo de mudanças.
Quem teve o privilégio de assistir aos nossos jogos nas Antas não pode deixar de sentir alguma tristeza ao ver o ambiente atual nas bancadas do Dragão.

• Like
Reações: Qinglong

Azul_e_Branco_Eterno

Bancada central
25 Agosto 2023
1,717
2,067
Não se fala nada em aumentar a capacidade do Dragão para o Mundial 2030.
Os nossos 2 rivais aumentaram as capacidades dos seus estádios só nos é que não.
Mais uns 10 mil lugares era o sweet spot

Qinglong

Arquibancada
26 Janeiro 2026
202
586
Quem teve o privilégio de assistir aos nossos jogos nas Antas não pode deixar de sentir alguma tristeza ao ver o ambiente atual nas bancadas do Dragão.
As pessoas também estão diferentes. Antigamente não havia telemóveis e muito menos redes sociais. As pessoas tinham que se ocupar com alguma coisa, havia muito mais convívio nas bancadas e muito mais apoio. Hoje a proximidade entre as pessoas é muito menor. Mesmo o ambiente fora do estádio e antes dos jogos era diferente. Horários dos jogos também diferentes, tirando talvez os últimos tempos das Antas. Mas havia autênticas romarias até às Antas, carros decorados à Porto, cachecóis pendurados, pessoal a apitar, tudo a gritar pelo Porto.

Hoje é um mundo diferente. Ficam as boas memórias para quem pode viver esses tempos.

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
49,896
78,136
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Não se fala nada em aumentar a capacidade do Dragão para o Mundial 2030.
Os nossos 2 rivais aumentaram as capacidades dos seus estádios só nos é que não.
Mais uns 10 mil lugares era o sweet spot
Para teres meio estádio vazio em novembro e dezembro

Não faz sentido nenhum gastar dinheiro em ampliações para depois vir um bocado de chuva e o estádio estar vazio

Rocha_do_Balteiro

Arquibancada
19 Setembro 2025
223
499
Balteiro
Para quem esteve atento aos prospectos a quando do acordo com a Itaka, logo aí perceberia que as obras de renovação do Dragão incidiriāo no desenvolvimento do segmento Corporate.

É área onde dá maior rentabilidade financeira. E vai ganhar um espaço muito mais relevante no estádio.

Nunca esteve descrito nos prospectos grandes melhorias nos segmentos mais baixos. Menos ainda qualquer ampliação.

Nem tenham elevadas expectativas que mesmo a cobertura seja remodelada por completo. Pode ser que sim. Mas duvido.

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
100,884
244,943
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Por acaso andei à procura dos dados para fazer as contas por lugar mas não encontrei
É normal haver imenso interesse em aumentar os lugares Corporate, o máximo possível
Se formos a ver a época passada os lugares anuais deram 6.5M, a venda de bilhetes foi 7M e os lugares corporate, que são uma % baixa do estádio, deu 10.5M

No caso do Panelas eles até fazem mesmo as contas
Os lugares corporate são cerca de 5% da lotação da Luz mas faz 40% da receita do matchday

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
29,779
47,850
Conquistas
7
110
Para quem esteve atento aos prospectos a quando do acordo com a Itaka, logo aí perceberia que as obras de renovação do Dragão incidiriāo no desenvolvimento do segmento Corporate.

É área onde dá maior rentabilidade financeira. E vai ganhar um espaço muito mais relevante no estádio.

Nunca esteve descrito nos prospectos grandes melhorias nos segmentos mais baixos. Menos ainda qualquer ampliação.

Nem tenham elevadas expectativas que mesmo a cobertura seja remodelada por completo. Pode ser que sim. Mas duvido.
já por duas vezes que o clube referiu a troca da cobertura.

a questão é que há obras mais importantes primeiro, a troca da cobertura é cara e não dá retorno, é apenas estética.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
93,921
105,953
já por duas vezes que o clube referiu a troca da cobertura.

a questão é que há obras mais importantes primeiro, a troca da cobertura é cara e não dá retorno, é apenas estética.
No estádio do scp também foi feito bastante de apenas estética. Interessa-nos ter um estádio em ótimas condições. A imagem é importante.

• Like
Reações: Eclipsisboy