Estádio do Dragão

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,182
5,570
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
O Maracanã antes das obras tinha lugares de peão e era uma confusão danada lá.
Peão desse tipo não.
Malta, aqui ninguém está a defender o peão do século passado, ao contrario do que o @Rsmpt quer fazer pensar. Aqui o que se está a defender são bancadas de peão modernas e que se vão melhorando ao longo do tempo, contrariamente ao que se fez no passado, como o caso das Antas, que foi simplesmente acabar.

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
13,226
18,753
Chega-se aos grandes jogos e aparecem tolinhos com a conversa de que o estádio é pequeno.

São os adeptos de ocasião. Gostem ou não do nome, é o termo correto.
Há o adepto de ocasião, o adepto fiel e depois há o adepto que só consegue ir ao estádio 10-12 vezes por ano mas não consegue ir a todas.

O que podemos discutir é como é que, num clube como o nosso que tem muitos adeptos a viver relativamente perto do estádio, não se consegue entre fieis, adeptos de ocasião ou adeptos frequentes, ter 50 mil adeptos para encher o estádio todas as semanas. Eu acho que o dia/hora de jogo é o factor mais determinante. Isso e termos menos lugares anuais vendidos do que os nossos rivais.

maliano

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2022
6,642
14,719
Conquistas
3
Quero acreditar que a solução irá passar, mais ano menos ano, pelo fecho dos topos (com bancada e não com acrílico ou algo do género), melhorando assim também o ambiente e a acústica do próprio estádio

Tiago_Oliveira_10

Bancada central
10 Março 2020
1,477
2,112
Conquistas
3
  • José Maria Pedroto
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Há o adepto de ocasião, o adepto fiel e depois há o adepto que só consegue ir ao estádio 10-12 vezes por ano mas não consegue ir a todas.

O que podemos discutir é como é que, num clube como o nosso que tem muitos adeptos a viver relativamente perto do estádio, não se consegue entre fieis, adeptos de ocasião ou adeptos frequentes, ter 50 mil adeptos para encher o estádio todas as semanas. Eu acho que o dia/hora de jogo é o factor mais determinante. Isso e termos menos lugares anuais vendidos do que os nossos rivais.
Um dos problemas dos horários é nem na nossa casa mandarmos. De que nos serve estar na comissão permanente de calendarização, quando os outros dois nos passam a perna ou quando aceitamos jogar com os verdes a uma segunda-feira?

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
3,344
5,182
Em Inglaterra e na Alemanha pode cair calhaus que os estádios estão sempre cheios

Somos uma cambada de marias amélias
Ontem, nem esteve assim tão mau…
Estava um bocado de vento…
Até estava menos frio do que é normal…
Já estive em jogos no Dragão, bem piores…
Nem vou falar nas Antas… ou em Coimbra… ou em Braga… ou em alvalade… ou em…
Como dizia o nosso João Pinto, só faz falta que cá/lá está…

Tiago_Oliveira_10

Bancada central
10 Março 2020
1,477
2,112
Conquistas
3
  • José Maria Pedroto
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
Isso foi em 2022/23, não encontro mais nenhuma notícia onde diga que esse nível experimental passou a final.
Falta os clubes avançarem.

• Like
Reações: Dragaoinvicto

Rsmpt

Tribuna Presidencial
1 Fevereiro 2022
5,813
11,137
Conquistas
1
  • Jorge Costa
Claro que fui contra o fim do Peão nas Antas, eu não acho que se deva proibir o peão só porque está velho ou porque tem problemas. Havia era que ter feito as obras necessárias para que continuasse a ser viável, como em qualquer lado decente.

Aqui em Portugal é que é sempre mais fácil acabar com tudo do que melhorar.
Como é que disseste há bocado "claro que só faltava dizer que em Portugal é tudo mal feito"?

Malta, aqui ninguém está a defender o peão do século passado, ao contrario do que o @Rsmpt quer fazer pensar. Aqui o que se está a defender são bancadas de peão modernas e que se vão melhorando ao longo do tempo, contrariamente ao que se fez no passado, como o caso das Antas, que foi simplesmente acabar.
Eu não quero fazer pensar nada. Estamos a conversar, se não querias discutir ideias, podias ter dito logo.
Em todo o caso, ok, preferias grande parte das coisas como nas Antas, como antigamente.
Não vou entrar na discussão se o ambiente do estádio era melhor ou não, se os adeptos eram mais fiéis. Algumas coisas podem ser verdade, outras é saudosismo de quando éramos mais novos e o futebol parecia/era mais mágico.

Acho que as normas de segurança e conforto obrigatórias são uma mais valia e não prejudicam o ambiente no estádio, independentemente de se podiamos continuar a ter uma bancada peão se as coisas fossem feitas de forma diferente pela fifa/uefa (podia-se discutir tanto a bancada peão como a pirotecnia, por exemplo. Também tem um contexto para ser proibida))

Repetindo e reforçando: Podemos discordar de algumas medidas, podemos achar outras demasiado restritivas, mas ainda bem que a fifa/uefa obriga certas medidas de qualidade e segurança e isso não pode ser confundido com lucro/corrupção.

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,182
5,570
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Como é que disseste há bocado "claro que só faltava dizer que em Portugal é tudo mal feito"?

Eu não quero fazer pensar nada. Estamos a conversar, se não querias discutir ideias, podias ter dito logo.
Em todo o caso, ok, preferias grande parte das coisas como nas Antas, como antigamente.
Não vou entrar na discussão se o ambiente do estádio era melhor ou não, se os adeptos eram mais fiéis. Algumas coisas podem ser verdade, outras é saudosismo de quando éramos mais novos e o futebol parecia/era mais mágico.

Acho que as normas de segurança e conforto obrigatórias são uma mais valia e não prejudicam o ambiente no estádio, independentemente de se podiamos continuar a ter uma bancada peão se as coisas fossem feitas de forma diferente pela fifa/uefa (podia-se discutir tanto a bancada peão como a pirotecnia, por exemplo. Também tem um contexto para ser proibida))

Repetindo e reforçando: Podemos discordar de algumas medidas, podemos achar outras demasiado restritivas, mas ainda bem que a fifa/uefa obriga certas medidas de qualidade e segurança e isso não pode ser confundido com lucro/corrupção.

A minha opinião acho que ficou vincada desde o início, só não me parece é correto tentar distorcê-la.

1. Sim, sou a favor da bancada do peão, como qualquer país civilizado o é (não vou colocar outra vez aqui todos os nomes), quem quer ir para lá vai, quem não quer não vai;
  2. Apesar de ser a favor de grande parte das coisas que as Antas tinham, sou a favor igualmente de uma modernização, no entanto, a grande diferença é que eu acho que se deve modernizar sem desconfigurar o existente. Isto é válido tanto para o Dragão como foi para as Antas. E é igualmente válido para aquelas questões que mandaste para o ar do cimento para não haver buracos, veneno para não haver ratos, haver sanitas ou urinóis para mijar, essas coisas básicas;
  3. Sou a favor de todas as normas de segurança, no entanto, não enquadro o peão numa questão de segurança porque para mim não deve ser vista como tal, sendo que está mais do que provado, por esses países fora, a sua comprovada segurança.
  4. A UEFA e a FIFA não querem saber da segurança, as medidas que elas obrigam a respeitar são apenas para promoção e venda de um produto, obviamente que no meio disso tudo há medias que são boas, claro. O que eu quero vincar é que não é a segurança o foco deles.
  5. O futebol é dos adeptos e dos clubes, tudo o que seja fora do interesse destes dois será sempre duvidoso...

Última edição:

Rsmpt

Tribuna Presidencial
1 Fevereiro 2022
5,813
11,137
Conquistas
1
  • Jorge Costa
A UEFA e a FIFA não querem saber da segurança, as medidas que elas obrigam a respeitar são apenas para promoção e venda de um produto, obviamente que no meio disso tudo há medias que são boas, claro. O que eu quero vincar é que não é a segurança o foco deles
Não estou a distorcer nada. Estou a dizer desde o início que a componente da uefa/fifa que se preocupa com padronização de segurança e conforto são importantes e benignas.

A uefa e a fifa são um cancro por obrigarem os estádios a terem normas de segurança e conforto mínimos, nomeadamente lotação?

Dragaoinvicto

Tribuna
3 Maio 2024
3,182
5,570
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
  • Jorge Costa
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
Não estou a distorcer nada. Estou a dizer desde o início que a componente da uefa/fifa que se preocupa com padronização de segurança e conforto são importantes e benignas.
E eu apenas acho que essa componente é uma fachada onde a preocupação deles é a criação de condições que possibilitem tornar o futebol mais rentável.

Obviamente que no meio disso tudo há medidas que são boas, não digo o contrário, claro.