#HóqueiEmPatins Escalões de formação

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,516
14,430
lucho disse:
Eu tenho a opinião que as equipas B não servem para nada. Apenas para aumentar os gastos. Seja no futebol, seja no hóquei ou em qq outra modalidade. Se querem continuar a acompanhar os miúdos façam empréstimos a equipas da I liga.
No futebol considero uma mais valia porque a segunda liga é competitiva. Nas modalidades considero um gasto desnecessário. E se na formação conquistar títulos não é o mais importante, mas a representar o nosso emblema é uma premissa relevante. Não é por acaso que somos o clube português mais titulado de escalões jovens no Basquetebol ou no Hóquei. É importante manter essa tradição até porque representar o FC Porto é sinónimo de vencer! Andar com equipa B no Hóquei é inútil. Muito menos prejudicando desportivamente os vários escalões com subidas prematuras de escalão. Não é isso que os vai beneficiar mais, como foi provado no passado nos anos 80 ou 90, sem equipa B e com grandes jogadores da formação a chegar à equipa principal. Mais vale selecionar os melhores que terminam a formação e emprestar a clubes da 1a divisão, não prejudicando a competitividade dos escalões jovens. Os resultados deste ano são vergonhosos para o nosso emblema.
 

nsf

Tribuna
7 Julho 2017
3,966
2,262
Conquistas
4
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
Eu não acho normal um equipa de um escalão na véspera de ir jogar um jogo decisivo perder os 2 melhores jogadores para irem fazer numero à equipa B.... mas enfim se isso é formação deve ser por isso que tirando o basquetebol não se ganha nada na formação!  :)
 

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,516
14,430
nsf disse:
Eu não acho normal um equipa de um escalão na véspera de ir jogar um jogo decisivo perder os 2 melhores jogadores para irem fazer numero à equipa B.... mas enfim se isso é formação deve ser por isso que tirando o basquetebol não se ganha nada na formação!  :)

A mensagem que passam aos jovens é "não importa perder". Somos o FC Porto, não o Estrela Vigorosa ou o Académico, sem faltar ao respeito a esses emblemas da Invicta.
 

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
35,434
15,549
3ª jornada da fase final dos sub-13
Física 3-2 Benfica
FC Porto/DF 2-5 Valongo
 

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
35,434
15,549
Hoje fomos a Valongo perder 2-0. Isto está encaminhado para o Valongo (4j 4v). O único clube que pode dar luta é o Física, se ganhar hoje ao carnide - e mesmo assim é complicado (fica com menos 3 pontos e o perdeu 1-6 com o Valongo em casa - para o desempate no caso de igualdade pontual).
Já nós, só devemos ter hipóteses de fazer alguma coisa nesta fase final frente ao carnide, na próxima jornada.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
mega_dragon disse:
A mensagem que passam aos jovens é "não importa perder". Somos o FC Porto, não o Estrela Vigorosa ou o Académico, sem faltar ao respeito a esses emblemas da Invicta.

A mensagem que passa aos jovens é que o clube acredita mesmo neles.

Os melhores clubes de formação são os que fazem precisamente isto, sobem os melhores jogadores aos escalões seguintes. Depois olha-se para os jogadores que jogam na 1ª divisão e na selecção e chega-se à conclusão que grande parte deles são formados nos mesmos clubes de referência (que não são os grandes) e que não são necessariamente os que ganham nos escalões jovens.

Uma época do Castaño a jogar contra jogadores de 19 anos faz muito mais por ele do que 1 época nos sub 17 a jogar contra miúdos de 15 e 16 anos. Idem para os outros que foram subindo de escalão. Jogadores como o Hélder e o Gonçalo tiveram sempre subidas de escalão durante a formação e não lhes fez nada mal o facto de não terem ganho nada nesses anos.
 

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,516
14,430
Celta7 disse:
A mensagem que passa aos jovens é que o clube acredita mesmo neles.

Os melhores clubes de formação são os que fazem precisamente isto, sobem os melhores jogadores aos escalões seguintes. Depois olha-se para os jogadores que jogam na 1ª divisão e na selecção e chega-se à conclusão que grande parte deles são formados nos mesmos clubes de referência (que não são os grandes) e que não são necessariamente os que ganham nos escalões jovens.

Uma época do Castaño a jogar contra jogadores de 19 anos faz muito mais por ele do que 1 época nos sub 17 a jogar contra miúdos de 15 e 16 anos. Idem para os outros que foram subindo de escalão. Jogadores como o Hélder e o Gonçalo tiveram sempre subidas de escalão durante a formação e não lhes fez nada mal o facto de não terem ganho nada nesses anos.
Concordo que os fora de série de cada escalão andem um escalão à frente. Mas acho que deva haver uma gestão ao ponto de não desfalcar a equipa. Eu próprio andei quase sempre um escalão à frente quando joguei basket nas camadas jovens da Ovarense. Mas convenhamos que olhar para os resultados e em 4 escalões em apenas um o nosso clube participar na fase final é algo vergonhoso. Acho que deve haver uma gestão equilibrada de forma a que os melhores possam emancipar a sua evolução mas também com que a parte competitiva da equipa que transporta um símbolo de gigante envergadura não seja tão colocada em causa.

Repito: somos o clube mais titulado nos escalões jovens e não foi por isso que deixamos de produzir tanto talento desde os anos 80.
 

nsf

Tribuna
7 Julho 2017
3,966
2,262
Conquistas
4
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
O Helder Nunes quando foi contratado para o Porto jogou ainda nos nossos juniores... o mesmo aconteceu com o Alvarinho. Quem não se lembra do Gilberto Duarte a jogar pelos juniores do FCP! :)
 

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
23,004
14,979
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
nsf disse:
O Helder Nunes quando foi contratado para o Porto jogou ainda nos nossos juniores... o mesmo aconteceu com o Alvarinho. Quem não se lembra do Gilberto Duarte a jogar pelos juniores do FCP! :)
São casos diferentes.

O Gilberto foi contratado como júnior.

Os dois do Hoquei foram contratados como seniores (no caso do Alvarinho, regresso), e fizeram uma perna nos juniores devido à idade. Já não me recordo, mas provavelmente em fases finais.
 

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
13,607
3,357
Vila do Conde, 1974
Sim, mas eu não concordo que se abdiquem dos títulos desta forma.
Como adepto do FC Porto sempre me habituei a ver o clube a lutar pelos campeonatos todos, mesmo na formação. E a verdade é que tirando o basquetebol temos apresentado resultados deprimentes nesta vertente.
 

nsf

Tribuna
7 Julho 2017
3,966
2,262
Conquistas
4
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • José Maria Pedroto
  • Alfredo Quintana
É isso mesmo a nossa imagem de marcar é entrar para ganhar e não andar a fazer de conta que infelizmente é o que acontece eu quase todas as modalidades na formação.

Devemos usar sempre os melhores para ganhar!

Mas também temos um problema grave os nossos treinadores também não são grande coisa... basta olhar para os do futebol! Discurso de derrota sem garra..... eu no meu tempo os treinadores eram todos professores e não ex- jogadores que coitados só estão ali pela cunha (futebol)!
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
lucho disse:
Sim, mas eu não concordo que se abdiquem dos títulos desta forma.
Como adepto do FC Porto sempre me habituei a ver o clube a lutar pelos campeonatos todos, mesmo na formação.

E de que é que isso nos valeu (ou de que é que isso valeu aos próprios jogadores)? Quantos jogadores da formação o Porto tem metido nas equipas seniores do clube? E se não chegam à equipa sénior, quantos tem sequer chegado a outros clubes da 1ª divisão? E à selecção? De que é que tem adiantado reter jogadores num escalão para lutar por títulos sabendo que não é a melhor opção para o desenvolvimento dos jogadores?

O Porto ganhou o campeonato de sub 17 no ano passado em que metade da equipa era de 1º ano. Faz mesmo sentido manter estes jogadores no mesmo escalão mais um ano, a bater em mortos, a prejudicar a evolução deles só para se dizer que se ganhou mais um campeonato?

O Porto tem é de se preocupar em ganhar campeonatos no escalão sénior. E a formação tem é de trabalhar para conseguir meter jogadores na equipa principal.
 

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
13,607
3,357
Vila do Conde, 1974
Celta7 disse:
E de que é que isso nos valeu (ou de que é que isso valeu aos próprios jogadores)? Quantos jogadores da formação o Porto tem metido nas equipas seniores do clube? E se não chegam à equipa sénior, quantos tem sequer chegado a outros clubes da 1ª divisão? E à selecção? De que é que tem adiantado reter jogadores num escalão para lutar por títulos sabendo que não é a melhor opção para o desenvolvimento dos jogadores?

O Porto ganhou o campeonato de sub 17 no ano passado em que metade da equipa era de 1º ano. Faz mesmo sentido manter estes jogadores no mesmo escalão mais um ano, a bater em mortos, a prejudicar a evolução deles só para se dizer que se ganhou mais um campeonato?

O Porto tem é de se preocupar em ganhar campeonatos no escalão sénior. E a formação tem é de trabalhar para conseguir meter jogadores na equipa principal.
__


Não vejo aproveitamento diferente dos miúdos entre os 3 grandes e pelo que percebo os outros 2 metem a carne toda no assador pelos títulos nas fases finais, até o hugo santos jogava... ou seja nós achamos que estamos "à frente" no sentido de colocar os miúdos em escalões acima, perdemos os títulos e os nossos miúdos efectivamente estarão a ter um benefício relativamente aos outros grandes? A resposta parece-me ser não.
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,698
1,057
lucho disse:
__


Não vejo aproveitamento diferente dos miúdos entre os 3 grandes e pelo que percebo os outros 2 metem a carne toda no assador pelos títulos nas fases finais, até o hugo santos jogava... ou seja nós achamos que estamos "à frente" no sentido de colocar os miúdos em escalões acima, perdemos os títulos e os nossos miúdos efectivamente estarão a ter um benefício relativamente aos outros grandes? A resposta parece-me ser não.

Eu não sei o que os outros clubes grandes fazem. Nem é isso que deve interessar a um coordenador de formação. A pergunta que um coordenador deve fazer é se um Castaño evoluiu mais a treinar e a jogar contra jogadores mais velhos do que evoluiria se continuasse a treinar \ jogar com jogadores de 15 e 16 anos. E a resposta é obvia, não só evoluiu muito mais como está bem mais perto de chegar à equipa A. E isto vale para todos os outros que tiveram subida de escalão.

O Porto tem a capacidade para formar (e também para ir buscar a outros clubes) os melhores jogadores de cada escalão. Mantê-los num escalão em que treinam com jogadores piores do que eles e que jogam contra jogadores ainda piores só provoca a estagnação da evolução deles.
 

lucho

Tribuna Presidencial
11 Abril 2008
13,607
3,357
Vila do Conde, 1974
Mas concordando com grande parte do que dizes, entendo que nos jogos decisivos dos títulos, de acesso às fases finais, deveriam ter jogado nas equipas "originais". E a minha ideia seria conciliável com a tua. Para mim ou o clube geriu mal, ou de facto n dá valor nenhum a estes títulos. Pode ser isso, de facto.
 

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
35,434
15,549
Valongo campeão no iniciados. A par com o Física, foram as 2 equipas mais fortes nesta fase final.
Daqui a pouco jogamos o último jogo da época, frente ao Física.