O Marchesín só com mais 5cm de amplitude é que consegue desviar aquela bola... mas provavelmente se tivesse esses centimetros a mais, também não conseguiria reagir como reagiu. Simplesmente impediu a bola de entrar como pôde, como dava.
O lance hoje do Diogo está a ser falado como se fosse uma bola fácil. O Diogo percebe o remate e coloca-se onde tem de se colocar, os apoios estão feitos... tudo o resto acontece num segundo.
Se a fosse buscar seria a defesa da jornada. Entrou é um frango? Eu não percebo muito.
Para quem percebe pouco como dizes, percebes alguma coisa.
História engraçada mas já "fiz" um guarda-redes para um jogo de um torneio de Associações em 2 semanas.
O tipo era um dos jogadores de campo, um trinco caceteiro e abnegado, que arriscava pouco passar o meio campo.
O guarda-redes da Associação..era eu mas tivemos uma razia de pessoal que por motivos uns de saúde (dois com gripes fortes) e outros por questões profissionais não podiam estar. Um deles era o outro guarda-redes
Eu sempre dei uns toques e era hábil e veloz por isso lá fui jogar na frente.
Mas tinha de fabricar um guarda-redes. O Velhote da Associação que nos estava a treinar disse que jogador podia "dispensar" por achar que era sobretudo um moço que entrava para defender e dar aquela raça.
Fiz treinos com ele e com o outro rapaz que não podia jogar, sempre depois do trabalho claro. Até na praia de Matosinhos onde tem duas balizas de fut. praia ao sábado de tarde, e era inverno fizemos treinos (extra) fora daquilo que a assoc. poda (que era no campo sintético do Viso).
2 semanas a ensinar o tipo, ele nos primeiros dias era um maluco, dizia que era impossível ocupar a baliza e chegar do ponto A ao B, porque me queria mandar-se de ponto parado no meio para remates, foi aliás a parte mais difícil porque ele tinha boa noção do jogo com as mãos, a agarrar, a blocar, como colocar as mãos à bola em X situação, colocava era algumas vezes mal o corpo para se proteger, mas "footwork" na baliza era bola.
Para ele não ter medo da baliza coloquei-o a treinar...na linha de grande área, a percorrer com passos laterais e corrida lateral. Sempre que a bola passava a linha sem ele lá chegar, começava tudo de novo, numa contagem primeiro até 5, depois 10 seguidas sem passar a linha.
Fez um bom jogo, sofreu 2 golos sem hipótese ou erro e ganhamos 4-2.
Levou um amarelo parvo por jogar a bola com a mão fora da área, mas foi numa posição lateral, dei-lhe na cabeça e disse "se fosse frontal, e num lance perigoso tinhas ido para a rua.
Ganhou gosto pela coisa e de um trinco patudo passamos a ter um guarda-redes jeitoso. Até porque o outro rapaz foi pai e tal e o tempo ainda escasseou mais.
Mas foi interessante esta experiência, com meios muito rudimentares e sem que eu seja formador de guarda-redes, apenas ex da posição e a um nível de Sunday League..