Desporto Adaptado no Geral

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
18,134
42,700

Para além da excelente iniciativa que foi estar próximo destes grandes atletas, vou destas esta frase do André:

"Gosto de partilhar estes momentos com eles, dignificar o seu trabalho e estar próximo a perceber quais as necessidades futuras para eles continuarem a brilhar e honrar o nosso palmarés.”

É isto mesmo, André! Um presidente só sabe o que os seus atletas, funcionários, treinadores, colaboradores, etc, necessitam para realizar bons trabalhos se for próximo dos mesmos, se sair quando em vez do seu gabinete e for ao terreno ver com os seus próprios olhos o que é preciso mudar ou reforçar.

Já agora André, mantém e apoia a Joana Teixeira como Responsável desta secção. O seu trabalho tem sido enorme!

Última edição:
  • Like
Reações: TennantWho

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
18,134
42,700
A partir das 19h45, fique a par das novidades do clube no Flash Porto. Às 22h30, não perca o balanço da época do desporto adaptado num Universo Porto Especial que conta com os depoimentos de Fábio Oliveira, capitão do goalball que garante que o clube “está ao nível dos melhores do mundo e tem condições que mais nenhum no país pode proporcionar”, de Diogo Castro, do boccia, e de Joana Teixeira, responsável da secção.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,929
629
“Estar entre os melhores do mundo é incrível”

Carla Oliveira arranca a prestação nos Jogos Paralímpicos esta quinta-feira

A partir desta quinta-feira e até 8 de setembro, será em Paris que Carla Oliveira vai continuar a dignificar o FC Porto e o país. A atleta de boccia vai representar Portugal na classe BC4 nos Jogos Paralímpicos.

Após um ciclo de “preparação mais emocional e psicológica” por ter sido mãe, Carla Oliveira chega a França no quarto lugar do ranking individual de 2024 e com uma medalha de bronze (2021) e outra de ouro (2023) em Campeonatos da Europa. Aos 35 anos e nos “terceiros Jogos”, a atleta de Lourosa já não espera “surpresas” e tem “maturidade para usufruir” de uma “experiência incrível” em que pode estar “entre os melhores do mundo.

O resultado de Tóquio - ficou pela fase de grupos – é para melhorar e o céu é o limite no que toca a projeções num torneio especial em que será acompanhada “pelo maior sonho”: “O objetivo mínimo é passar a fase de grupos e o máximo... temos de sonhar sempre. Saber que ela vai estar comigo e sendo ela o meu maior sonho, tem tudo para correr bem”.

A embaixadora azul e branca está inserida no grupo D e vai defrontar a brasileira Laíssa Teixeira (29/08, 11h50), a alemã Anita Raguwaran (29/08, 18h20) e a húngara Alexandra Szabo (30/08, 16h00) na primeira fase. A transmissão dos Jogos Paralímpicos em Portugal está a cargo da RTP.

A experiência só não vence a ansiedade
“Sendo que são os meus terceiros jogos, estou extremamente ansiosa. Há coisas que não mudam numa grande competição. Não deixa de ser uma enorme responsabilidade representar Portugal na maior prova do planeta e estou muito expectante em relação ao que vamos fazer lá. Queremos dar o nosso melhor e conseguir os objetivos a que nos propomos. [A vantagem de já ter estados em três Jogos Paralímpicos] passa muito por saber o que vou encontrar lá. Não estou tanto na expectativa da surpresa, mas daquilo que é a competição e do que me vai dar. A experiência vai dar-me outra maturidade para usufruir.”

Motivação redobrada após um ciclo de preparação único
“Fiz uma preparação mais emocional e psicológica, até porque fui mãe neste ciclo de preparação, que foi mais curto por causa da pandemia, o que exigiu uma preparação diferente. Sabendo que estive um ano fora da competição internacional, condicionou um bocadinho, apesar de ter conseguido a qualificação. O querer muito estar lá deu-me muita força e a minha filha também teve um contributo muito importante para que isso pudesse acontecer. Ela tem-me acompanhado em todas as competições nacionais e internacionais em que compito e na primeira após o regresso fui campeã da Europa, saber que ela vai estar comigo e sendo ela o meu maior sonho vai correr tudo bem.”

Os objetivos
“Para chegarmos ao topo, temos de fazer as coisas bem ao longo do trajeto, por isso cada jogo e cada bola são importantes. Vou focar-me muito em dar bem todos esses passos. O objetivo mínimo é passar a fase de grupos e o máximo… temos de sonhar sempre.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,929
629
“O maior sonho seria chegar ao pódio”

David Araújo estreia-se nos Jogos Paralímpicos esta quinta-feira

O campeão nacional de boccia na classe BC2 começa hoje a escrever a sua história nos Jogos Paralímpicos. Aos 17 anos, David Araújo vai representar Portugal na competição individual e de pares.

O talento portista sente-se “muito feliz” e tem “uma expectativa muito boa” sobre o que poderá encontrar em Paris. Disposto a seguir “o exemplo” da colega de equipa, o jovem que ocupa o 11.º posto do ranking mundial ficou a conhecer “há um mês”, no World Cup que juntou na Póvoa “os melhores”, as “probabilidades” de ir longe na competição.

Depois do quarto lugar no Europeu de 2021 e o bronze no de 2023, o portuense quer “respeitar o processo” de crescimento”, “replicar” o que faz diariamente “nos treinos” e chegar “ao pódio”. Se não for possível, o mínimo previsto é a passagem “aos play-offs”.

O brasileiro Iuri Silva (29/08, 10h40), o francês Aurélien Fabre (30/08, 11h50) e o argentino Luís Cristaldo (30/08, 18h20) acompanham o Dragão no grupo F. A transmissão dos Jogos Paralímpicos em Portugal está a cargo da RTP.

A estreia em Jogos Paralímpicos
“É a maior competição, aquela a que todos os atletas desejam chegar e estou muito feliz por poder representar Portugal. É a minha estreia nos Jogos Paralímpicos, houve uma preparação que envolveu várias competições internacionais e estou com uma expectativa muito boa para os Jogos. Sendo uma estreia, vai ser muito bom para mim.”

A vantagem de treinar com uma campeã europeia
“A Carla é muito experiente a nível tático e de performance, é um exemplo para mim e é muito bom treinar com ela, tem-me ajudado imenso nos treinos. Ela contribui para eu poder evoluir mais todos os dias.”

Ciente do que poderá esperar em Paris
“Tivemos um World Cup na Póvoa há um mês e estavam cá os melhores. Aí pude perceber como serão os Jogos. O contexto é diferente, é uma prova muito mais importante, mas deu para perceber o nível e onde me situo. No fundo, fiquei a conhecer as minhas probabilidades.”

Os objetivos
“O meu objetivo é principalmente respeitar o meu processo, replicar o que faço nos treinos. Tenho o objetivo mínimo de chegar aos play-offs, ou seja, passar a fase de grupos. Acho que é plenamente possível e até tenho trabalhado para mais, mas o maior sonho seria chegar ao pódio.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,929
629
Jogos Paralímpicos: David Araújo e Carla Oliveira vencem na estreia

Portistas estão a representar Portugal em Paris

David Araújo e Carla Oliveira saíram vitoriosos das estreias nos Jogos Paralímpicos, que estão a decorrer em Paris até 8 de setembro.

Na classe BC2, David Araújo derrotou o brasileiro Iuri Silva por 8-0, ao passo que Carla Oliveira, em BC4, levou a melhor sobre a canarinha Laíssa Teixeira (4-2).

No segundo jogo da fase de grupos, a atleta azul e branca perdeu frente à alemã Anita Raguwaran (2-7), mas continua na luta pelo apuramento para os quartos de final.

Nesta sexta-feira, David Araújo é o primeiro a entrar em ação para defrontar o francês Aurélien Fabre (11h50) e fecha a fase grupos diante do argentino Luis Cristaldo (18h20). Carla Oliveira mede forças com a húngara Alexandra Szabo a partir das 16h00.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,929
629
Carla Oliveira nos “quartos” dos Paralímpicos

David Araújo vai disputar o play-off para aceder à mesma fase da competição

Depois da estreia triunfante, eis a confirmação: David Araújo e Carla Oliveira, atletas de boccia do FC Porto, venceram os respetivos grupos e vão disputar eliminatórias dos Jogos Paralímpicos.

O portista de 17 anos não começou o dia da melhor forma, com uma derrota por 4-2 frente ao francês Aurélien Fabre, mas um triunfo na última jornada garantiu-lhe uma vaga nos play-offs de acesso aos quartos de final. A continuidade em prova está dependente de uma vitória frente ao tailandês Watcharaphon Vongsa (sábado, 9h30).

A disputar os terceiros Jogos, a experiente atleta da classe BC4 derrotou a húngara Alexandra Szabo por 5-0 e carimbou a passagem aos quartos de final. Com os olhos postos nas “meias”, vai medir forças com a chinesa Ximei Lin às 19h45.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,929
629
David Araújo e Carla Oliveira eliminados nos Paralímpicos

O campeão nacional de BC2 vai ainda participar na prova de equipas

David Araújo e Carla Oliveira perderam nas respetivas categorias da vertente individual e foram eliminados dos Jogos Paralímpicos.

Nos play-offs de acesso aos quartos de final de BC2, o jovem de 17 anos não conseguiu ultrapassar o tailandês Watcharaphon Vongsa (6-1). Nos quartos de final de BC4, Carla Oliveira foi derrotada pela chinesa Ximei Lin (5-2).

O número 11 do ranking mundial de BC2 vai ainda disputar a prova de equipas juntamente com André Ramos e Cristina Gonçalves.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,929
629
Sonho paralímpico terminou em Paris

David Araújo despediu-se dos Jogos esta terça-feira

O último representante do FC Porto nos Jogos de Paris 2024 encerrou a participação nos Paralímpicos esta terça-feira. Depois de perder na vertente individual frente ao número um do ranking mundial, David Araújo lutou até à última bola pelo apuramento rumo às rondas a eliminar, mas acabou afastado da competição coletiva após um desaire frente à Grã-Bretanha, por 4-5, na fase de grupos do torneio de boccia.

Horas antes, a equipa nacional BC1/BC2 formada pelo portista de 17 anos, por André Ramos e Cristina Gonçalves tinha sofrido uma derrota diante da China, por 8-3, que comprometeu as aspirações lusas.

Carla Oliveira, a segunda embaixadora azul e branca na capital francesa, aterrou durante a tarde no Aeroporto de Lisboa e na bagagem trouxe um diploma paralímpico alcançado após terminar a prova individual de boccia no sexto lugar.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,929
629
Mais uma Taça de Portugal para o Museu

Lucas Vasconcelos e João Oliveira conquistaram a prova rainha de ténis de mesa adaptado

Os portistas Lucas Vasconcelos e João Oliveira foram os grandes vencedores da Taça de Portugal de ténis de mesa adaptado.

Na grande final da competição organizada pela Associação Nacional Desporto Desenvolvimento Intelectual, a dupla do FC Porto impôs-se ao CAID por 3-2 e trouxe o troféu para as vitrines da Invicta.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,929
629
Sofia Nabais, treinadora do ténis de mesa adaptado

“Quero agradecer ao senhor presidente pela oportunidade de estar aqui. Esta taça foi conquistada depois de três anos de trabalho, é muito importante para nós e fruto de um trabalho incrível de a uma equipa técnica fantástica e de um departamento médico que tem trabalhado muito para isto. Agradeço a todos do fundo do coração e digo que vamos à procura de mais.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,929
629
Goalball faz o Tri na Supertaça

Portistas bateram o Sporting (12-11) e repetiram os feitos de 2022 e 2023

Tal como em 2022 e em 2023, a equipa de goalball do FC Porto arrancou a temporada com a conquista da Supertaça, cuja final four se disputou este sábado no Pavilhão Gimnodesportivo do Complexo Desportivo e de Lazer do Centro de Estágios de Melgaço.

Na meia-final, os campeões nacionais, que haviam conquistado o título de forma invicta, superiorizaram-se ao Clube Atlético e Cultural por 12-10. No duelo decisivo, impuseram-se frente ao Sporting por 12-11.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,929
629
FC Porto implementa o futsal para surdos no Desporto Adaptado

Parceria com a Escola Eugénio de Andrade deu origem a mais uma modalidade no clube

O Desporto Adaptado do FC Porto pode orgulhar-se de ter mais uma modalidade: o futsal para surdos. O Bar Aberto Coca-Cola, no Estádio do Dragão, serviu de palco à assinatura de um protocolo entre o clube e a Escola Eugénio de Andrade, “uma escola de referência para alunos surdos”, como sublinhou Joana Teixeira, a responsável pelo Desporto Adaptado do clube, que enaltece o facto de abranger “uma área de deficiência à qual não estávamos a dar uma resposta específica”.

O objetivo passa por aumentar para dois o número de treinos semanais e por criar as bases para uma equipa de futsal para surdos do FC Porto, que a médio/longo prazo entrará em competição. O treinador será João Antunes, jogador da seleção nacional de surdos e um ex-aluno da Escola Eugénio de Andrade, cujo diretor é Emídio Isaías: “Para nós, é um privilégio assinarmos este protocolo”. Manuel Bastos, o representante da Coca-Cola, parceira do FC Porto no Desporto Adaptado, não tem dúvidas de que esta é “a prova de que conseguimos incluir todos”.

Joana Teixeira (responsável pelo Desporto Adaptado do FC Porto)
“Foi muito giro arrancar com este projeto, pois trouxe até nós uma área de deficiência à qual não estávamos a dar uma resposta específica. Esta resposta é um passo por parte do clube e foi um projeto que funcionou muito bem na parceria com esta escola. Quisemos reforçar essa parceria para este ano. Esta escola é uma escola de referência para alunos surdos, o que nos permite ter o público-alvo reunido no mesmo espaço e dar resposta a crianças que residem fora do Porto. Permite-nos dar uma resposta para lá da região do Porto, por isso acredito que esta parceria faz todo o sentido. Os passos vão sendo dados no Desporto Adaptado do clube para continuarmos a crescer e a melhorar a nossa resposta e a nossa oferta na prática desportiva à comunidade. Com o apoio que temos da Direção, o objetivo é mesmo esse, continuarmos a crescer e a darmos melhores respostas à comunidade e aos nossos adeptos.”

Manuel Bastos (representante da Coca-Cola)
“Isto tem muito a ver com a estratégia da empresa a nível social e todo o respeito pela inclusão e pela diversidade que nós temos. O Desporto Adaptado e a ambição que estes atletas têm é o que nos move e o que nos faz trabalhar com o FC Porto neste crescimento do Desporto Adaptado no clube. Queremos dar as melhores condições que pudermos a estes atletas. Já estamos há três anos a trabalhar com o FC Porto e o Desporto Adaptado e temos vindo a crescer e a ver troféus e troféus a aparecerem. É também isso que nos move a darmos todo o apoio necessário para que estes atletas sejam felizes. A sustentabilidade económica da empresa tem que existir, mas nunca pode ser separado da sustentabilidade ambiental e social. Nesta parte, o nosso papel é muito importante junto das comunidades. Estes são atletas com uma energia brutal, uma vontade de vencer muito grande e que nos continuam a desafiar todos os dias para continuarmos a ganhar. A implementação do futsal para surdos é a prova de que conseguimos incluir todos, é mais uma modalidade que o FC Porto acaba por absorver. Inclusão para todos é a nossa forma de estar e a do FC Porto.”

Emídio Isaías (diretor da Escola Eugénio de Andrade)
“Enquanto diretor, também tenho de agradecer ao FC Porto esta oportunidade de permitir que jovens surdos possam ter acesso a um desporto de forma regular e de poderem derrubar mais uma barreira, porque são muitas as barreiras que têm de ultrapassar na vida. O FC Porto abriu-nos as portas desta forma e deu-nos a possibilidade de podermos contribuir para que eles venham a ser cidadãos com a amplitude que desejamos. Para nós, é um privilégio assinarmos este protocolo. O nome do FC Porto, por si só, já diz muito, mas eles ficaram felizes por saberem que vão ter um jovem treinador que também tem surdez e que é um exemplo para eles, pois conseguiu atingir um determinado patamar. Ficaram entusiasmadíssimos, mas já tinham ficado quando vieram com as famílias ao Dragão assistir ao FC Porto-Arouca. É mais um mundo que se abre para eles e reforço o meu agradecimento ao FC Porto por esta oportunidade.”

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,929
629
FC Porto lança o Boccia Sénior

Esta modalidade é destinada a todos os sócios com mais de 65 anos

Há mais uma modalidade no universo FC Porto: o Boccia Sénior, destinado a todos os sócios com mais de 65 anos, que passam a ter possibilidade de representar o clube. O nascimento da modalidade foi apadrinhado por dois atletas paralímpicos azuis e brancos, Carla Oliveira e David Araújo, que se juntaram a Teresa Figueiras, vogal da Direção do clube e madrinha do projeto, e a Joana Teixeira, a responsável pelo Desporto Adaptado. As inscrições para a equipa já estão abertas aos sócios, existem 24 vagas e os treinos arrancam em novembro tendo em vista o início da competição na temporada 2025/26.

Os interessados devem enviar um e-mail para boccia.senior@fcporto.pt a solicitar a inscrição, indicando o respetivo número de sócio com as quotas regularizadas, anexando um atestado de aptidão física acompanhado de um relatório clínico com o resumo da patologia base (patologia crónicas/ativas), juntamente com a medicação, e um eletrocardiograma. A mensalidade custa 12,50 euros e serão selecionados os primeiros 24 inscritos.

Teresa Figueiras
“O Boccia Sénior no FC Porto é um projeto que já estava na calha e que vai de encontro a um dos nossos maiores desígnios, que é a aproximação do clube ao associado e que cada associado possa ser nosso atleta. Com esta modalidade, podem praticar uma atividade física de excelência, o que é sempre bom para a saúde, e podem representar o clube. Esperamos poder vir a competir ao nível dos melhores no futuro. A modalidade terá todo o acompanhamento necessário para os atletas de competição. A expetativa é elevada no sentido em que temos demonstrado uma grande vontade em nos aproximarmos dos sócios. O clube é dos associados e os associados têm que estar cá dentro. Estamos a falar de uma faixa etária em que as pessoas têm mais tempo para viver o clube, por isso dá-nos a expetativa de termos muita gente interessada em praticar Boccia Sénior connosco. Como sempre, vamos entrar para ganhar.”

Carla Oliveira
“Já pratico boccia desde 2010, quase há 15 anos, e mudou radicalmente a forma como vejo o desporto. Até aí tinha uma relação agridoce com o desporto. Não me via com um papel ativo no desporto, mas depois percebi o que isto exigia de nós. Devo muito ao FC Porto por todas as oportunidades que me deu e sou muito feliz por representar o clube do meu coração. Esta modalidade é uma mais-valia, pois também existe muita competição no Boccia Sénior. Pode ser um fator de aproximação dos sócios ao clube e é também um traço da identidade do clube. O boccia é uma modalidade de precisão e exige muita estratégia, mas também muito treino. É uma modalidade gira e desafiante.”

David Araújo
“Pratico boccia há 10 anos, comecei muito novo, com apenas sete anos. Não foi logo uma paixão grande, mas foi evoluindo com o passar do tempo. Desde que entrei no FC Porto, em 2019, comecei a praticar mais a sério, por assim dizer. O boccia é quase a minha vida por completo neste momento, pois venho sempre treinar depois das aulas. O boccia é um desporto muito preciso e de muita concentração, é preciso trabalhar muito. É preciso ter calma e pensar bem nas jogadas que se vai fazer, algo que também levamos para a vida. A criação do Boccia Sénior é muito boa para o clube e vamos trazer mais medalhas para o FC Porto.”

• Like
Reações: diogo_82

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,929
629
Época de boccia arrancou no Seixal

Jovens atletas do FC Porto em destaque no Torneio de Novos Talentos

O Pavilhão da Torre da Marinha, no Seixal, acolheu o Torneio de Novos Talentos de Boccia, que marcou o início da temporada desportiva da modalidade. A competição realizada durante o fim de semana reuniu jovens atletas das categorias sub-13 e sub-21 e promoveu, além das partidas formais, uma prova de “skills” para demonstrar habilidades técnicas.

O FC Porto fez-se representar por uma equipa de oito atletas com idades entre os 9 e os 17 anos que competiram em ambas as vertentes. No escalão sub-13, Dinis Monteiro (BC1) destacou-se ao conquistar o primeiro lugar no torneio individual para as classes BC1-2-3 e 4. Já Samuel Borges, na categoria BC2, obteve a medalha de prata.

Outros resultados de relevo incluem a prata de Leonor Lopes (BC2) na vertente individual e em sub-21. No mesmo escalão, Leonor Oliveira (BC2) e Lara Castro (BC3) ficaram próximas do pódio.

Em prova estiveram ainda Francisco Nogueira, Igor Andrade e Raquel Cruz, que se estreou neste tipo de competições. Todos os jovens atletas portistas deram mostras de progresso e evolução técnica, deixando boas perspetivas para o futuro da equipa.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
23,929
629
Dragão Arena recebe a 2.ª jornada da Liga de Goalball

A entrada é livre para quem quiser assistir aos quatro jogos agendados para o dia 30 de novembro

No dia 30 de novembro, um sábado, o Dragão Arena vai receber a 2.ª jornada da Liga de Goalball, o que acontece pela primeira vez na história do recinto.

A entrada é livre e a agenda do dia contempla quatro jogos: Castêlo da Maia-Sporting (11h30), FC Porto-CAC (12h40), ACAPO Lisboa-Castêlo da Maia (15h00) e Sporting-FC Porto (16h10).