Li agora por acaso a última entrevista que Silvino deu há dois anos;
destaco esta parte;
"-Claro que sim. Eu, por exemplo, fui o guarda-redes na final que, em 1988, o Benfica disputou contra o PSV e que perdemos nos penáltis. Ninguém pode imaginar aquilo que eu passei, ao longo dos anos, a pensar nesse PSV-Benfica. Estava nas minhas mãos que pudéssemos conquistar o título, mas não consegui defender nenhum e a minha dor é a de não ter podido dar aos adeptos a alegria que mereciam. Depois de tanto tempo tenho tentado falar do que sucedeu em termos de jogo e de treino, mas, por mais esforço que faça, tudo isso me vem à lembrança. Por tudo isso, posso imaginar o que o Diogo Costa tenha sofrido depois do jogo com o Arsenal.
-Tem um sentimento de culpa?
-Não, isso não. Ao fim e ao cabo jogámos 120 minutos sem sofrer nenhum golo. No primeiro penálti, marcado pelo Ronald Koeman, não consegui lá chegar; no segundo, apontado pelo Kieft, ainda cheguei a tocar na bola e os outros foram umas bojardas impossíveis de defender. Defendi muitos penáltis na minha carreira. O último deles dias antes da final, num jogo contra o Guimarães. Mas nesse jogo, que era tão importante, não foi possível, com a agravante de que o Veloso tenha falhado. Ele que, no treino que fizemos antes, tinha sido o único a acertar em todos."
Ainda bem que durante os anos que falava com o Silvino quase todas as noites, entre 2001 e 2004, não me recordava disto, não porque se recordasse lhe fosse falar disso, era doloroso e mais doloroso ter que lhe dizer (nunca diria) que vibrei em casa como um louco com o falhanço do Veloso - recordo o Veloso porque foi o infeliz que falhou mas eu lembrava-me lá que Silvino era o guarda-redes ou outros jogadores eu apenas tinha na mente que era o Benfica naquela final e sendo eles eu vibrava sempre com derrotas deles para mais numa final da champions - coisa normal, pelo menos para mim, sendo o nosso rival.
Uma coisa que ele disse na entrevista e que recordei das muitas conversas que tivemos é que o clube dele como adepto sempre foi o Vitória FC Setúbal isso recordo de ele dizer. Sobre esta final creio que nunca falamos.