Descanse em paz, Papa Francisco
Excelente comentário.O Papa que trouxe a Igreja para o século XXI. Espero que as sementes de humildade, empatia, compaixão, amor, paz e altruísmo que plantou por lá consigam gerar sucessores de igual ou semelhante carácter durante muitos anos.
Sempre fui católico só no papel, passando toda a minha vida entre o agnosticismo e o deísmo. O Papa Francisco permitiu que me aproximasse mais um bocadinho do Cristianismo, numa jornada que não acabou e que ainda não tem uma conclusão definitiva.
Mesmo não sendo católico (na prática), tive o prazer de acompanhar a sua intervenção na JMJ e constatar a diferença relativamente ao seu predecessor, que era sem dúvida um dos maiores filósofos do século XX, mas que não possuía aquelas virtudes que considero fulcrais numa figura da Igreja.
O Papa Francisco lutou muito contra o ultraconservadorismo que assombra o mundo hodiernamente, e conseguiu mesmo afastar essas forças mal-intencionadas dos círculos de poder. A sua ação contra a hierarquia MAGA da Igreja nos EUA, contra o Opus Dei, contra padres pedófilos poderosos e outros tantos exemplos não será nunca esquecida.
Foram 12 anos. Recordo-me ainda hoje da primeira que apareceu, marcando logo uma distinção com um sorriso simples e humilde. Que Descanse em Paz e que Deus o tenha.
Tudo ditoO Papa que trouxe a Igreja para o século XXI. Espero que as sementes de humildade, empatia, compaixão, amor, paz e altruísmo que plantou por lá consigam gerar sucessores de igual ou semelhante carácter durante muitos anos.
Sempre fui católico só no papel, passando toda a minha vida entre o agnosticismo e o deísmo. O Papa Francisco permitiu que me aproximasse mais um bocadinho do Cristianismo, numa jornada que não acabou e que ainda não tem uma conclusão definitiva.
Mesmo não sendo católico (na prática), tive o prazer de acompanhar a sua intervenção na JMJ e constatar a diferença relativamente ao seu predecessor, que era sem dúvida um dos maiores filósofos do século XX, mas que não possuía aquelas virtudes que considero fulcrais numa figura da Igreja.
O Papa Francisco lutou muito contra o ultraconservadorismo que assombra o mundo hodiernamente, e conseguiu mesmo afastar essas forças mal-intencionadas dos círculos de poder. A sua ação contra a hierarquia MAGA da Igreja nos EUA, contra o Opus Dei, contra padres pedófilos poderosos e outros tantos exemplos não será nunca esquecida.
Foram 12 anos. Recordo-me ainda hoje da primeira que apareceu, marcando logo uma distinção com um sorriso simples e humilde. Que Descanse em Paz e que Deus o tenha.
Que falta de noção e de respeito!Foi por causa do ovo da Páscoa?
é preciso ver que ele respondeu a um que escreveu morreu o papá (sim com acento) Francisco, foi aonde tudo começou.Que falta de noção e de respeito!
Talvez não tenha sido oportuna mas convido-te a interpretar devidamente.Que falta de noção e de respeito!
Certo, não tinha visto, estamos esclarecidosTalvez não tenha sido oportuna mas convido-te a interpretar devidamente.
A "piada" vem do seguimento da ridícula questão que se levantou noutro tópico.
Mea culpa
Não sabia que o Cardeal Tolentino de Mendonça estava nesta lista, apesar de ser uma figura relevante na Igreja e no Vaticano.Morreu um grande homem. Depois do Bento, foi uma lufada de ar fresco. Mais próximo do povo. Um de nós. Ficou até ao último segundo, com responsabilidade e espírito de missão. Um exemplo e uma inspiração, por ter a coragem de defender aquilo em que acredita.
Espero que a Igreja Católica mantenha o espírito reformista de abertura e modernização.
![]()
Quem pode suceder ao Papa Francisco?
Com a morte do Papa Francisco, chega o momento de escolher o seu sucessor e já são conhecidos alguns nomes que podem vir a ocupar o lugar mais importante da Igreja Católica.sicnoticias.pt
Que escolham mas é o D. José Tolentino de Mendonça, que não deve haver nenhum melhor entre os 135 cardeais eleitores.Que descanse em paz.
Foi o Papa que mais tentou aproximar a igreja ao cidadão comum, às pessoas mais humildes.
Espero, mesmo não sendo um crente dos mais devotos/fervorosos, que o seu sucessor não volte a ser daquela ala mais conservadora que quer recuar no tempo, que parece ter em alguns cardeais do outro lado do Atlântico, os seus defensores.
Também era o que faltava ter um Papa yankee, espero que os cardeais tenham juízo na hora de escolher.