Despedidas do mundo dos vivos

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
9,264
14,498
Que descanse em paz.

Foi o Papa que mais tentou aproximar a igreja ao cidadão comum, às pessoas mais humildes.

Espero, mesmo não sendo um crente dos mais devotos/fervorosos, que o seu sucessor não volte a ser daquela ala mais conservadora que quer recuar no tempo, que parece ter em alguns cardeais do outro lado do Atlântico, os seus defensores.

Também era o que faltava ter um Papa yankee, espero que os cardeais tenham juízo na hora de escolher.

Teófilo Cubillas

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
5,791
4,272
Morreu um grande homem. Depois do Bento, foi uma lufada de ar fresco. Mais próximo do povo. Um de nós. Ficou até ao último segundo, com responsabilidade e espírito de missão. Um exemplo e uma inspiração, por ter a coragem de defender aquilo em que acredita.

Espero que a Igreja Católica mantenha o espírito reformista de abertura e modernização.

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
3,212
7,576
Foi o quinto papa desde que nasci, mas dos dois primeiros não me lembro.
João Paulo II foi um farsola com carisma. A pedofilia na Igreja Católica estava no auge no seu tempo e ele encobriu tudo até ao fim. Como prémio, foi canonizado.
Bento XVI, o cardeal Ratzinger, era um intelectual. Não era tão dado às massas. Produziu encíclicas importantes, como a da Água, em que se manifestava frontalmente contra a privatização de um recurso que pertence a todos e não só a alguns. Tentou lutar contra a pedofilia no seio da Igreja. Quando viu que era impotente para consegui-lo, resignou.
Francisco foi um grande Papa. Sou ateu (preguiçoso portanto), mas ao ver mulheres e homens de barba rija a chorar com as suas homilias, chegou a dar-me pena de não ser crente. Eu próprio me emocionei, hoje, ao ver algumas reportagens sobre o seu pontificado.
Porque, apesar de ser ateu, sinto-me mais cristão (a nível de valores) do que muitos cristãos.
A defesa dos mais pobres, acima de tudo. A tentativa de modernização da Igreja. A luta contra a pedofilia com acções concretas e não só discursos. A abertura da Igreja a "todos, todos, todos".
Ou muito me engano ou, depois dele, a Igreja Católica vai regredir. Depende do sucessor.

Jaburú

Arquibancada
21 Março 2025
133
218
Morreu um grande homem. Depois do Bento, foi uma lufada de ar fresco. Mais próximo do povo. Um de nós. Ficou até ao último segundo, com responsabilidade e espírito de missão. Um exemplo e uma inspiração, por ter a coragem de defender aquilo em que acredita.

Espero que a Igreja Católica mantenha o espírito reformista de abertura e modernização.
Não sabia que o Cardeal Tolentino de Mendonça estava nesta lista, apesar de ser uma figura relevante na Igreja e no Vaticano.

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,364
10,128
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Bergoglio foi uma figura ímpar entre os seus pares e uma das maiores vozes do nossos tempos. Chegou ao centro do poder eclesiástico vindo das margens, abriu a Igreja, aproximou-a do que é terreno, humanizou-a e levou-a de regresso à periferia. Apontou o dedo aos vícios do Vaticano, combateu o clericalismo, rejeitou simbolicamente adereços de luxo e de distinção. Foi peregrino em todos os continentes e esteve onde nenhum outro Papa havia estado: Mongólia, Sudão do Sul, Emirados Árabes Unidos, Timor Leste, Myanmar... Deslocou-se a países em guerra, esteve presente entre comunidades católicas minoritárias, encontrou-se com líderes judaicos e muçulmanos, apelou ao ecumenismo e ao diálogo inter-religioso.

Procurou enfrentar os piores escândalos e as manchas mais tenebrosas da Igreja. Pediu perdão às vítimas de abuso sexual, dando a cara e reunindo-se presencialmente com algumas. Trouxe a Igreja para o século XXI e abriu as suas portas aos divorciados, valorizou o papel da mulher nas estruturas religiosas e resgatou os homossexuais da irremediável condenação canónica. Não terá ido tão longe como muitos desejavam e algumas das suas posições terão desiludido. Apesar disso, movendo-se entre tensões e movimentos de oposição interna, indicou a uma organização profundamente conservadora rumos de progresso e de renovação.

Foi incómodo até ao fim. Atacou a ganância, as disfunções e perversidades do sistema económico. Repreendeu o mundo da finança. Face ao ódio e ao medo crescentes, defendeu o acolhimento de imigrantes e procurou restituir-lhes a sua humanidade. Lampedusa foi o seu primeiro destino de viagem, tendo deixado uma coroa de flores no Mediterrâneo. Deslocou-se regularmente a prisões, onde lavou e beijou os pés de muitos reclusos. Não teve medo de usar palavras severas quando achou necessário: afirmou que o que se passa em Gaza não é uma guerra mais sim terrorismo. A sua mensagem de amor e de perdão devia fazer corar de vergonha muitos dos que se arrogam defensores dos valores cristãos. Hoje morreu e é bom. Amanhã, parte dos que o evocam e elogiam tornarão a voltar as costas ao seu exemplo.

Não me aproximou da fé, mas deu-me alguma esperança nos seres humanos. Se houver um Deus, que o acolha com alegria.

Última edição:

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
26,031
16,983
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Não vai voltar a haver um Papa Francisco por muito que alguns tentem seguir o seu legado.
Era um homem diferente e puro mas sentia-se imperfeito como qualquer outro, falava do seu passado sem problemas, do que gostava fazer antes de ser Papa e recordo até que tinha saudades de sair à noite para ir comer uma pizza e não o poder fazer agora.Relembro também aquele seu passeio sozinho fora da Igreja pela noite durante a pandemia. Estou convicto que aceitou a missão de ser Papa mas preferiria nunca o ter sido, amava a liberdade de poder fazer o que queria.
Foi talvez o Papa que interpretou melhor o que Jesus Cristo dizia e os apóstolos relataram posteriormente, tolerante com os diferentes, não discriminava ninguém, mas intolerante com as injustiças tendo-lhe isso criado muitos inimigos alguns deles a chorararem hoje lágrimas de crocodilo pela sua morte.
Para ele uma pessoa ser católico, ortodoxo, protestante, judeu, islâmico, hindu, outras confissões religiosas ou mesmo não tendo religião (ateus e agnósticos) era tudo gente que ele respeitava e falava. Tinha dúvidas e notou-se isso em muitas intervençoes o que só demonstrava o seu grande caráter.

Panda Azul e Branco

Bancada lateral
14 Janeiro 2025
633
1,151
Que descanse em paz.

Foi o Papa que mais tentou aproximar a igreja ao cidadão comum, às pessoas mais humildes.

Espero, mesmo não sendo um crente dos mais devotos/fervorosos, que o seu sucessor não volte a ser daquela ala mais conservadora que quer recuar no tempo, que parece ter em alguns cardeais do outro lado do Atlântico, os seus defensores.

Também era o que faltava ter um Papa yankee, espero que os cardeais tenham juízo na hora de escolher.
Que escolham mas é o D. José Tolentino de Mendonça, que não deve haver nenhum melhor entre os 135 cardeais eleitores.
Ia honrar Portugal e o Papado.
Os Yankees mandam pouco ou nada na religião católica, felizmente.

• Like
Reações: Dragão_1977