Despedidas do mundo dos vivos

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
25,733
16,592
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Foi uma figura controversa que conhecí relativamente bem, teve trajetos políticos diversificados ao longo da vida, começou no na altura mítico Comércio do Funchal, esteve no Expresso muitos anos e acabou no Sol.
Como lí hoje uma crónica de Daniel Oliveira não é altura de discutirmos as suas ideias, que variaram ao longo da vida, mas de nos curvarmos perante um homem que marcou dezenas de décadas de jornalismo.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,710
11,617
Foi uma figura controversa que conhecí relativamente bem, teve trajetos políticos diversificados ao longo da vida, começou no na altura mítico Comércio do Funchal, esteve no Expresso muitos anos e acabou no Sol.
Como lí hoje uma crónica de Daniel Oliveira não é altura de discutirmos as suas ideias, que variaram ao longo da vida, mas de nos curvarmos perante um homem que marcou dezenas de décadas de jornalismo.
Nem mais..

Um gigantesco jornalista

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
9,715
13,005
Esmoriz
Conservador mas um tipo que tinha fama de respeitar a opinião de toda a gente e de ouvir os seus camaradas de profissão mesmo que tivessem opiniões completamente distintas. E isso nos tempos que correm já não é pouco.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
25,733
16,592
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Conservador mas um tipo que tinha fama de respeitar a opinião de toda a gente e de ouvir os seus camaradas de profissão mesmo que tivessem opiniões completamente distintas. E isso nos tempos que correm já não é pouco.
Mas já foi revolucionário de esquerda nos tempos do Comércio do Funchal? Sabias disto? Não é o único claro tens aqui um que também foi eu. Não seguí o Saraiva na mudança dele que foi gradual até estabilizar num conservadorismo conhecido, ele era filho de um conhecido antifascista António José Saraiva e sobrinho de um salazarista Hermano Saraiva mas curiosamente os dois irmãos nunca deixaram de falar apesar de estarem em campos políticos distintos, mas também não sou o que era. Mas a década de 60 e 70 era muito diferente de hoje e os desafios completamente diversos de hoje em dia.

• Like
Reações: Moreira

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
78,432
137,219
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Mas a década de 60 e 70 era muito diferente de hoje e os desafios completamente diversos de hoje em dia.
É mais ou menos a ideia que tenhosobre uma grande parte das pessoas que eram entre jovens a jovens adultos nessas décadas.
Até pelo ambiente em que se vivia, os tais desafios como afirmas, depois houve uma tendência a com o tempo a se moderarem ideologicamente falando. Uns muito, outros um pouco, uns atravessando o campo outros ficando no seu campo.
Os tempos também passaram a requerer outras coisas.

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
11,179
2,893
Porto
Antes de mais as minhas sentidas condolências.

Muita força e coragem para enfrentares o vazio que fica, a dor que nos assola, os pensamentos que nos controlam... um dia de cada vez. As lembranças ficam para sempre.

Abraço apertado.

"Curiosamente" a minha Mãe faleceu no mesmo dia às 15h15, com 78 anos, após uma luta de 5 anos e 5 meses e foi sepultada no dia em que morreu PdC.

Estive para falar sobre isto a semana passada, mas a disposição e humor não deram para o fazer. Mas acho que tinha o dever de informar a todos vós que me deram carinho, apoio e um ombro amigo nestas horas difíceis, contribuindo para de alguma forma lidar com a situação.

Deixo aqui esta partilha/desabafo.

As suas ultimas 3 semanas de vida foram muito duras.

Já me tinha "despedido" dela faz algum tempo. Interiorizado, esperado, e admito até desejado nas últimas duas semanas, acima de tudo para que não sofresse mais. A última semana então foi duríssima sempre que a ia ver até aquele culminar no último dia.

Fui sozinho, já tarde, ouvi o sofrimento cada vez maior dela, estive com ela 1 hora (só acalmou quando cheguei perto dela), a dizer o quanto todos a amavam, que foi uma Grande Mãe, Amiga, Confidente... a última coisa que lhe disse foi "Até amanhã, querida. Gosto muito de ti!".

Era uma coisa nossa nestes 5 anos e 5 meses quando a deitava. Eu dizia isso e ela respondia "Eu também!" e eu "Também gostas de ti?"... e riamos os dois e depois dava-lhe um beijinho na testa, dizia-lhe até amanhã e ela respondia sempre obrigado.

Infelizmente deixou de o fazer nas últimas 3 semanas, ainda antes de ser internada. Foi aí que me comecei a tentar preparar, e ao meu pai, mas é algo para que nunca estamos verdadeiramente preparados. Ainda mais pena tive de não lhe poder dar um beijinho naquela despedida (razões clínicas), mas é a vida...

E termino por hoje com isto, o que queria dizer-lhe no cemitério, mas as palavras não saíram, o nó na garganta não se desfez... por muito que tentasse.

"Mãe, a nossa dor é um pequeno preço a pagar pela tua paz.

Já não estás onde estavas, mas estás em todo o lado onde eu estou. Agora e sempre.

OBRIGADO POR TUDO E UM BEIJINHO MINHA QUERIDA"

Um abraço a todos, em especial para ti @karalinda .

PS: Só vos peço que hoje, não amanhã, digam aos vossos que os amam e lhes dêem um beijinho e/ou um abraço. Um gesto tão simples, mas que fala volumes e dá amor, alegria e conforto a todos.
Bom dia :

"Para os dias bons Gratidão
Para os difíceis Fé
Para os dias de saudade, Tempo.
Para todos os dias, Coragem" .

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
3,014
7,262
Não tinha grande simpatia por ele, como político, mas merece o respeito (ele e a família) que a maior parte de vós merece no momento da morte.

• Like
Reações: MiguelDeco

bluemonday

Bancada central
4 Maio 2024
2,368
3,503
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
O Miguel Macedo foi um bom ministro. Ele e o Rui Pereira estão provavelmente no top de melhores ministros da Administração Interna desde o 25 de abril. Como pessoa, sempre o vi como alguém extremamente educado, respeitador e sapiente. Nos últimos tempos, gostava muito de o ouvir no programa Princípio da Incerteza, da CNN (com o Pacheco Pereira e a Alexandra Leitão). Que descanse em paz.

• Like
Reações: wolfheart

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,241
8,826
O Miguel Macedo foi um bom ministro. Ele e o Rui Pereira estão provavelmente no top de melhores ministros da Administração Interna desde o 25 de abril. Como pessoa, sempre o vi como alguém extremamente educado, respeitador e sapiente. Nos últimos tempos, gostava muito de o ouvir no programa Princípio da Incerteza, da CNN (com o Pacheco Pereira e a Alexandra Leitão). Que descanse em paz.
O Rui Pereira o quê?!?!

• Love
Reações: grandeporto

bluemonday

Bancada central
4 Maio 2024
2,368
3,503
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • José Maria Pedroto
O Rui Pereira o quê?!?!
Parece-me claro, principalmente quando outros ministros são: Eduardo Cabrita; Francisca Van Dunem; António Costa; Fernando Gomes; Dias Loureiro; Jorge Coelho; Ângelo Correia; e a atual, Margarida Blasco.

O Rui Pereira foi um ministro decente. O governo Sócrates (correção, os governos) foram uma boa merda, mas alguns ministros eram decentes - Mariano Gago (dos melhores ministros desde o 25 de abril), Ana Jorge, Correia de Campos, etc.

• Like
Reações: wolfheart

SafariNasCuecas

Tribuna Presidencial
9 Setembro 2022
7,660
9,452
Posso estar a fazer confusão mas nao foi um desses dois (Miguel ou Rui) que teve que bazar do cargo porque foi arguido naquela historia dos "vistos gold" ?

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
21,368
28,660
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Ataque cardíaco é fdd, de um momento para o outro acabou

Mas prefiro morrer assim do que de cancro
Isso é verdade.
Quando chegar a minha hora, e Deus queira que ainda falte muito, também prefiro que seja assim de repente.
Doença prolongada é foda.

• Like
Reações: MiguelDeco

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
16,759
7,051
46
Lisboa
Isso é verdade.
Quando chegar a minha hora, e Deus queira que ainda falte muito, também prefiro que seja assim de repente.
Doença prolongada é foda.
Isto pode parecer um bocado sombrio, mas o ideal é seres tu a escolher a hora e a forma de ir. Tipo: pessoal isto foi divertido mas já passa da minha hora, agora vou tomar os meus 10 fentanyls.
Isto não tem nada a ver com pensamento suicida, tem só a ver com a dignidade de não termos que nos arrastar por aqui até definharmos, nem de termos que esperar por uma casualidade patologica qualquer. Para além de permitir bazar sem dor nem sofrimento.

PS: de qualquer maneira ainda espero andar por cá algumas décadas.