Despedidas do mundo dos vivos

Y_Chippo

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2012
7,003
10,633
Conquistas
6
  • Lucho González
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jardel
Fica aqui a minha humilde homenagem ao enorme David Lynch.
Pessoas como ele, no fundo, nunca morrerão.
Via o mundo de uma forma tao diferente, tao própria, tao dele, que sabemos ser certo que nunca mais haverá ninguém semelhante.
É "1 de 1", um original, único.

Ficava aqui a noite toda a falar da obra dele, mas deixo apenas aqui uma nota para o Twin Peaks. Tocou-me muito fundo.
A todos os níveis, é arte.

Meu Grande Amor FCP

Arquibancada
8 Julho 2024
397
453
Já não é de agora, só que hoje em dia há muito mais facilidade de acesso a notícias. Antigamente morriam tantas ou mais pessoas nos hospitais por falta de cuidados, só que ninguém noticiava ou falava sobre isso.
Se te lembrares e tiveres idade para isso, deves te lembrar a quantidade de pessoas que diziam que morreu de um mal, não era um mal, era cancro mas não se tinha essa informação.
Sim, é verdade.
Mas suicídios 😔 😔

Meu Grande Amor FCP

Arquibancada
8 Julho 2024
397
453
Não sei. A minha mulher ouviu dizer que afinal parecia que não havia suspeitas de crime, mas não sabia de mais nada.
Vi agora que terá sido suicídio.
Rapaz novo, a acabar a licenciatura e com boas perspectivas de emprego como professor, já a trabalhar com alunos, já na equipa técnica dos sub-15 do Rio Ave...
Compreendo o miúdo.
Poucos entenderão, mas a realidade de cada um de nós vai muito além daquilo que transparece para os outros...
De resto, há os mais corajosos e os menos corajosos (perguntem-me agora quem são os corajosos - os que se matam ou os outros).
E há os que se matam porque nada têm que os prendam e os que não se matam porque têm filh@s. E há os que não se matam porque, para além de terem filh@s, são cobardes. Ou corajosos.
Nem sei que responder :cry:
Nunca pensei por esses prismas, mas também nunca condenei ninguém por esses actos, mas Deixa-me sempre triste...

Essa parte que dizes que o compreendes...
Está tudo bem contigo?

Mike_Walsh

Tribuna
4 Janeiro 2024
2,716
6,462
Nem sei que responder :cry:
Nunca pensei por esses prismas, mas também nunca condenei ninguém por esses actos, mas Deixa-me sempre triste...

Essa parte que dizes que o compreendes...
Está tudo bem contigo?
Não. Mas já esteve pior.
Compreendo o miúdo porque foram coisas que já me passaram pela cabeça e que não ficaram assim tão longe de ser concretizadas.
Só que, ao contrário dele, tenho filhas por criar e sou um cobarde.
Obrigado por perguntares.

Meu Grande Amor FCP

Arquibancada
8 Julho 2024
397
453
Não. Mas já esteve pior.
Compreendo o miúdo porque foram coisas que já me passaram pela cabeça e que não ficaram assim tão longe de ser concretizadas.
Não digas isso...
Sei que não nos conhecemos mas sempre que precisares de conversar enva mensagem.
As vezes é mais fácil desabafar com quem não temos aproximação.

cybersoze35

Tribuna
12 Junho 2017
3,585
5,690
Conquistas
2
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Vítor Hugo
Não sei. A minha mulher ouviu dizer que afinal parecia que não havia suspeitas de crime, mas não sabia de mais nada.
Vi agora que terá sido suicídio.
Rapaz novo, a acabar a licenciatura e com boas perspectivas de emprego como professor, já a trabalhar com alunos, já na equipa técnica dos sub-15 do Rio Ave...
Compreendo o miúdo.
Poucos entenderão, mas a realidade de cada um de nós vai muito além daquilo que transparece para os outros...
De resto, há os mais corajosos e os menos corajosos (perguntem-me agora quem são os corajosos - os que se matam ou os outros).
E há os que se matam porque nada têm que os prendam e os que não se matam porque têm filh@s. E há os que não se matam porque, para além de terem filh@s, são cobardes. Ou corajosos.
Já trabalhei numa instituiçao de solidariedade social dedicada à luta contra o suicidio, mas nao ha aqui corajosos ou cobardes, ha pessoas com problemas, e a nossa funçao lá sempre foi ajudar essas pessoas, tentando q pensassem com mais claridade, pois mtas das vezes é o desespero e o nao ver saidas, e isso acaba a piorar qdo se tem cada vez menos claridade de pensamento. Inclusive nao julgavamos ng e nao tendo a certeza posso ter acompanhado pessoas q se suicidaram, mas era a nossa funçao, estar ali, ser a "luz" q nao tinham na vida deles. Espero ter ajudado mta gente, nao sei se o fiz pq quase nunca há feedback desta funçao, mas fiz o q pude. Qdo, e se precisares, estou a uma msg direta de distancia. Tudo de bom para ti e para todos os q possam estar ou ter estado em situaçao semelhante. 💙

Chino

Lugar Anual
23 Julho 2022
8,024
16,803
Conquistas
1
  • Bobby Robson
Não. Mas já esteve pior.
Aguentares a vida pelas tuas filhas é na verdade o caminho mais corajoso porque é o mais difícil e altruísta.

Mas também não ponho a questão do suicídio nessa dualidade. É um caminho que tem ramificações mais profundas e complexas para ser simplesmente reduzido a um ato de cobardia/coragem.

Posto isto, espero que ganhes todos os dias a batalha contra os teus fantasmas porque isto é uma guerra que leva anos e no fundo acho que nunca a vencemos, aprendemos é a conviver com ela. Continuar a enfrentá-la diariamente e prometer dar-lhe sempre luta será sempre, a meu ver, o maior sinal de coragem que um homem pode dar.

Edgar Siska

Vítor Bruno existe porque você o criou!
9 Julho 2016
76,103
132,435
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Já trabalhei numa instituiçao de solidariedade social dedicada à luta contra o suicidio, mas nao ha aqui corajosos ou cobardes, ha pessoas com problemas, e a nossa funçao lá sempre foi ajudar essas pessoas, tentando q pensassem com mais claridade, pois mtas das vezes é o desespero e o nao ver saidas, e isso acaba a piorar qdo se tem cada vez menos claridade de pensamento. Inclusive nao julgavamos ng e nao tendo a certeza posso ter acompanhado pessoas q se suicidaram, mas era a nossa funçao, estar ali, ser a "luz" q nao tinham na vida deles. Espero ter ajudado mta gente, nao sei se o fiz pq quase nunca há feedback desta funçao, mas fiz o q pude. Qdo, e se precisares, estou a uma msg direta de distancia. Tudo de bom para ti e para todos os q possam estar ou ter estado em situaçao semelhante. 💙
Não é fácil mesmo com todo o amor e carinho conseguir fazer brilhar uma luz numa pessoa que está nesse caminho, o lado escuro é difícil de afastar, acabam todos a sofrer, é preciso muita resiliência, ser bastante altruísta, e mesmo assim levar com estilhaços bem dolorosos.
Vivido é muito complexo.