Nem são comparáveis.
Um veio como um role player, o outro entrada imediata perspectivada no 11 e revenda a médio prazo.
Antes de mais, há que ter noção que os valores dos jogadores são meramente especulativos.
Não é pelo Carmo ter custado 10x mais que o Fábio que tem de ser 10x melhor.
E a beleza do futebol também se prende nestes casos onde os role players se sobrepõem aos "all-stars".
Obviamente que um jogador que custa 20M exige-se mais do que um que custou 2M.
Não tanto pela qualidade do jogador em si mas pelo dinheiro investido.
Se o negócio Fábio corresse mal seriam "apenas" 2M perdidos. Com o Carmo são 20.
O medo inerente acaba por colocar uma pressão adicional em todos os intervenientes.
Mas o meu ponto centra-se essencialmente na comparação dos trajectos de ambos os jogadores.
O ano passado também dávamos, de certa forma, o Fábio por perdido. Não se conseguia afirmar sempre que era chamado ao onze.
No entanto, a nova época trouxe um novo Fábio e hoje nem faz sentido por em causa a sua titularidade.
Ora, todos concordamos que o Carmo foi um dos melhores centrais do Tugão ao serviço do Braga. Indiferentemente dos valores envolvidos, era unânime que tínhamos contratado um excelente central. E, pessoalmente, continuo a achar.
Se o Carmo conseguir-se afirmar na próxima época (nesta já acho complicado até porque a dupla actual parece-me a melhor) e fazer um trajecto idêntico ao do Fábio Cardoso, é menino para valorizar ao ponto de aparecerem propostas entre os 30/40M por ele. E se assim for, acho que podemos afirmar que foi uma aposta ganha.